Questões de Concursos: Recursos Humanos

Prepare-se para a prova com questões de Recursos Humanos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q40307 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, com relação a recrutamento e seleção.

42 Q39273 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TST, FCC

Considere as seguintes assertivas referentes à cultura organizacional:

I. Negociar e fixar junto aos grupos componentes da estrutura organizacional os valores e crenças compartilhados que deverão sustentar o programa de cultura da organização.
II. Desenvolver as lideranças como referenciais de fixação dos elementos culturais e multiplicadores internos.
III. Acompanhar e avaliar, quando possível, o processo através de instrumentos de pesquisa de clima e de cultura organizacional, recebendo o feedback e os subsídios necessários para a introdução de eventuais ajustes.
IV. Identificar os elementos que compõem o conjunto cultural da organização, de forma a cruzar o real e o desejado.
V. Analisar e diagnosticar o perfil cultural da empresa.

São elementos essenciais para a gestão de cultura em uma organização pública:

43 Q30010 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, Consurge MG, GESTÃO CONCURSO

“Além das aptidões e qualidades necessárias ao desempenho de qualquer função, na organização, existem outras exigências de habilidades e valores essenciais à superação da própria complexidade e da correria decorrentes da função exercida, muitas das quais não resultam de estudos formais”. (O’DONNELL, 2006).

Considerando esse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as habilidades aos respectivos valores.

COLUNA I
1. Absorção da cultura da organização
2. Consciência Global
3. Entendimento prático dos regulamentos e procedimentos
4. Habilidade interpessoal
5. Pensamento crítico
6. Prática da ética

COLUNA II
( ) Honestidade
( ) Respeito, confiança, tolerância
( ) Vontade de aprender
( ) Objetividade, proatividade
( ) Abertura, perspicácia
( ) Obediência, disciplina, responsabilidade

Assinale a sequência CORRETA.

44 Q62109 | Recursos Humanos, Técnico Jurídico, PGDF, IADES

Fela Moscovici (1994) distingue os conceitos de grupo e equipe. Segundo a autora, a equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcança-los de forma compartilhada. Em uma equipe de elevado desempenho observa-se

45 Q39196 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Uma  das  teorias  sobre  motivação  é  a  Teoria  de  Maslow,  também  denominada  Teoria  das  Necessidades.  Das  alternativas  a  seguir,  assinale  a  que  diz  respeito  a  uma  necessidade de autorrealização.

46 Q39073 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar em Administração, IFB

A maior parte dos conflitos organizacionais é provocada por conflitos pessoais. Para Chiavenato (2009, p. 361-362), a noção de conflito diz que:

I) Conflito e cooperação estão inseparavelmente ligados na prática, tanto que a resolução do conflito é muito mais entendida como uma fase de esquema conflito - cooperação do que como uma resolução final do conflito.
II) Os conflitos são atritos decorrentes das interações entre diferentes indivíduos ou diferentes grupos, em que a discussão e a competição constituem as forças intrínsecas ao processo.
III) O pensamento administrativo não se preocupa muito com os problemas de sanar conflitos, visto que é mais importante para os propósitos da Administração que as pessoas cooperem no ambiente organizacional. Convém que a Administração não ocupe tempo, em demasia, tentando resolver os problemas pessoais dos funcionários.
IV) A existência de conflitos é sempre desgastante porque envolve desacordo, desaprovação, desentendimentos, discordâncias, incongruências que, no geral, não trazem nada de positivo para a organização e para as pessoas que nela trabalham.
V) O conflito não é nem causal, nem acidental; mas é inerente à vida organizacional ou, em outros termos, é inerente ao uso do poder.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

47 Q32314 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRQ PE, IDHTEC

Estão entre os principais enfoques da teoria do comportamento organizacional:

I. Estilos de administração.
II. Analise intra-organizacional e análise ambiental.
III. Teoria das decisões.
IV. Abordagem de sistema aberto.
V. Integração dos objetivos organizacionais e individuais.Estão CORRETAS:

48 Q29519 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista de Gestão de Recursos Humanos, CODEMIG, FGV

Uma empresa tradicional do ramo alimentício revisou sua estratégia, tendo definido, como principais eixos estratégicos, o crescimento no mercado e o ganho de competitividade. O presidente da empresa considera que o novo direcionamento exigirá uma verdadeira transformação na cultura da empresa, que deve ser apoiada por uma revisão dos princípios orientadores da ação da área de RH. Especialmente atento à questão da remuneração, o presidente quer que esse sistema, na empresa, recompense de forma clara o desempenho individual destacado e fomente a retenção dos melhores talentos a longo prazo. Para isso, pediu ao diretor de RH que proponha um sistema de remuneração estratégica adequado.

Para tal, o diretor poderia propor, entre outras iniciativas: 

49 Q29318 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administrador, CODEBA, FGV

Com relação ao ambiente de trabalho e à produção, Herzberg constatou a existência de dois fatores que atuam de forma particular sobre a motivação do ser humano nas empresas.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Os fatores higiênicos são capazes de desmotivar o trabalhador.
II. Os fatores higiênicos, uma vez resolvidos, promovem a motivação do trabalhador.
III. Os fatores satisfacientes permitem remover a insatisfação do trabalhador.

Assinale:

50 Q19598 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, AMAZUL, CETRO

A direção constitui a terceira função administrativa e vem logo depois do planejamento e da organização. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Sobre a direção, é correto afirmar que
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.