Questões de Concursos: Relações Internacionais

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21 Q943709 | Relações Internacionais, Brasil e relações com organismos intercontinentais e globais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a questões relacionadas a ela, avalie as seguintes asserções:

A criação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa foi uma das primeiras iniciativas para a formação da CPLP.

PORQUE

A cooperação entre os Estados-membros da CPLP não é limitada à dimensão política, alcança outras esferas, como saúde, ciência e tecnologia, cultura e desporto.

22 Q943717 | Relações Internacionais, Segurança, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A China iniciou, sob a presidência do premier Xi Jinping, movimento de ampliação de sua influência global, forjando parcerias e expandindo seus interesses políticos. Avalie as asserções, a seguir.

I. Diante da nova relevância política da China no cenário global, o país tem reconsiderado sua tradicional oposição à reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por meio do apoio à fórmula que contempla o acréscimo de seis novos membros permanentes com direito de veto.
PORQUE
II. O crescente prestígio político da China pode ser mensurado pelo novo modelo de relação entre potências, sugerido pelos chineses aos EUA em 2013 e adotado no final de 2014, durante o encontro dos presidentes Barack Obama e Xi Jinping, em Washington.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

23 Q945023 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

Na região amazônica de enorme proporção territorial e de baixa intensidade demográfica, onde a ausência do Estado chega a ser uma regra, identifica-se a ação de grupos que se aproveitam da densa floresta para acobertar inúmeras atividades ilícitas, utilizando-se de rotas aéreas, terrestres e fluviais clandestinas para transportar todo tipo de drogas, contrabando, armas e munições. Além desses delitos, ainda ocorrem na região os crimes ambientais, a biopirataria, a extração ilegal de madeiras, entre outras ameaças. O caráter transnacional desses delitos representa uma ameaça real à soberania dos Estados.
ISHIDA, E. Política de Segurança integrada na Amazônia, utopia ou realidade? In: AMAYO ZEVALLOS, E. (org.). A Amazônia e o Pacífico Sul-Americano e sua Importância para o Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, UNESP, 2009 (adaptado).

Considerando os desafios para a segurança nacional dos países que têm fronteiras com a Região Amazônica, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Os desafios de segurança na Região Amazônica estão associados às atividades ilícitas, especificamente nas fronteiras Peru-Brasil e Colômbia-Brasil, o que resulta na relação entre o caráter transnacional dessas duas fronteiras e na consequente ameaça à soberania dos países envolvidos.
PORQUE
II. O problema de soberania vivido por esses países decorre do fortalecimento dos crimes transnacionais e da intensa mobilidade humana transfronteiriça no espaço amazônico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

24 Q682023 | Relações Internacionais, Segurança, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

No dia 2 de abril de 2013, a Assembleia-Geral das Nações Unidas, reunindo 193 Estados-membros, aprovou resolução que abre o Tratado sobre o Comércio de Armas para assinaturas, tendo sido o texto adotado com 154 votos a favor, inclusive o do Brasil, 23 abstenções e 3 votos contra, incluindo os do Irã, Coréia do Norte e Síria. Esse tratado visa a proibir os Estados de transferir armas convencionais para países nos quais seriam usadas para cometer ou facilitar genocídio, crimes contra a humanidade ou crimes de guerra. Na ocasião, a Representante Permanente do Brasil nas Nações Unidas realizou o seguinte pronunciamento:
"O Brasil votou a favor da resolução A/67/L.58 que solicita ao Secretário-geral a abertura do texto do Tratado sobre o Comércio de Armas, em sua versão de 28 de março, para assinaturas. [...] Participamos ativamente do processo de negociação do Tratado desde seus primeiros momentos. Apoiamos a adoção de um instrumento internacional legalmente vinculante que regulamente as transferências internacionais de armas convencionais, como forma de reduzir a possibilidade de que essas armas sejam desviadas para o mercado ilícito, contribuindo para conflitos internos e alimentando a violência armada. Reafirmamos nosso apoio ao texto final discutido pela Conferência na semana passada, ainda que alguns aspectos, em nossa opinião, pudessem ter contribuído para um Tratado ainda mais forte: a inclusão sem ambiguidades das munições no escopo do Tratado; a proibição clara de transferências de armas para atores não estatais não autorizados; e o requerimento de certificados de uso/usuário final para todas as transferências de armas convencionais".
Texto extraído do site do Ministério das Relações Exteriores. Disponível em http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/explicacao-do-voto-brasileiro-na-resolucao-que-aprovou-a-abertura-para-assinaturas-do-tratado-sobre-o-comercio-de-armas. Acesso em 04.04.2013.
Tendo em vista o processo de internalização dos tratados no Brasil, é correto afirmar que:

25 Q945019 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

A consciência nacional levou tempo para perceber a gravidade da questão suscitada pela delimitação das fronteiras. Elas devem ser fixadas pela via do entendimento, das negociações e dos tratados, do uti possidetis, sem pretensões territoriais, por mínimas que sejam, sem cessão, por outro lado, de um palmo de território a que o país tem direito.
CERVO, A. L. O parlamento brasileiro e as relações exteriores (1826-1889). Brasília: Editora UnB, 1981 (adaptado).

Considerando o nexo entre fronteiras, soberania e relações internacionais do Brasil, assinale a opção correta.

26 Q945033 | Relações Internacionais, Globalização, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

Com o objetivo de auxiliar mulheres empreendedoras de negócios formais e informais, de diferentes setores econômicos no Brasil, no processo de recuperação de negócios impactados pela pandemia de Covid-19, a ONU Mulheres fez levantamento e cartilha sobre os efeitos da pandemia nos empreendimentos geridos por mulheres. O material pode ser útil para a atuação prática de empresas que desejam apoiar o empreendedorismo de mulheres e apoiar suas colaboradoras na construção de ambientes de trabalho mais equitativos, em especial as mães. Entre outras consequências, a pandemia tirou sete milhões de mulheres do mercado de trabalho, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. O levantamento da ONU Mulheres apontou que, no mercado, a participação de mulheres com filhos e filhas de até dez anos caiu de 58,3%, no segundo trimestre de 2019, para 50,6% no segundo trimestre de 2020.
Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/noticias/onu-mulheres-avalia-desafio-das-maes-empreendedoras-napandemia-covid-19-e-economia-no-pais/. Acesso em: 28 jun. 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os Grupos de Trabalho da Sociedade Civil que lidam diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 da Agenda 2030 da ONU, que trata da igualdade de gênero, enfatizam que os planos emergenciais de combate à pandemia precisam incluir questão de gênero, uma vez que homens e mulheres são afetados de maneira diferenciada.
PORQUE
II. A pandemia de Covid-19 atingiu de forma muito mais direta as mulheres em suas diversas atividades sociais, econômicas e familiares, uma vez que são um grupo mais vulnerável e sensível às mudanças que envolveram o aumento das obrigações domésticas e do cuidado não remunerado durante a pandemia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

27 Q945039 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O regime de não proliferação tornou-se um tema central na agenda de política internacional, em particular, das potências ocidentais e da Rússia, no pós-Guerra Fria. O fim da URSS, o renascimento nuclear, as preocupações sobre a segurança de instalações nucleares em países menos desenvolvidos, a percepção de ameaças terroristas e de uso de armas de destruição em massa, a descoberta de redes clandestinas de comércio e transferência de tecnologia nuclear, a erosão de barreiras técnicas para o desenho de armas nucleares são alguns dos estímulos para esse enfoque.
HERZ, M.; LAGE, V. C. Brics e a questão nuclear: contestações e reafirmações diante dos mecanismos de governança global. São Paulo: Carta Internacional. USP, v. 6, n. 2, 2011 (adaptado).

A respeito do regime de não proliferação e das diferentes dimensões da governança relativa à temática nuclear no pós-Guerra Fria, avalie as afirmações a seguir.
I. A natureza dual da tecnologia nuclear e a preocupação das potências emergentes com a possibilidade de o regime de não proliferação ser utilizado como mecanismo de constrangimento de acesso à tecnologia nuclear são fatores que contribuem para as dificuldades da governança global relativa a esse tema.
II. A partir dos anos 1990, em consonância com a ideia de igualdade entre os Estados e com os termos do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), as potências nucleares passaram a agir progressivamente para abolir seus respectivos arsenais.
III. A Conferência de Desarmamento e a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas tornaram-se os dois principais fóruns para lidar com questões normativas relacionadas à proliferação nuclear, no pós-Guerra Fria.

É correto o que se afirma em

28 Q945028 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na Ásia e no Oriente Médio, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

A política externa chinesa tem levado adiante iniciativas regionais nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento e comércio regional, para beneficiar seus interesses geopolíticos. A possibilidade de se criar uma rede de financiamento de iniciativas da região centrada no país é o principal mecanismo. O Banco de Desenvolvimento da Ásia (ADB) e o Fundo de Contingenciamento e Reservas dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) são exemplos de iniciativas que visam ampliar a atuação chinesa ao oferecerem alternativas a mecanismos tradicionais.
LIMA, R. C. O futuro da inserção internacional do Brasil até 2035. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2017 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A iniciativa Belt and Road é um projeto da diplomacia chinesa que promove a cooperação em infraestrutura, integrando regiões da Ásia, Europa e África, com o objetivo de fortalecer a projeção geopolítica e econômica do país.
II. A ascensão da China impõe um desafio à ordem internacional atual, visto que o país manifesta aspirações hegemônicas e propõe a desestruturação da ordem mundial construída sob a liderança dos Estados Unidos da América no pós-Guerra Fria.
III. A aproximação chinesa de países da África e da América Latina, nos foros internacionais, é acompanhada da ampliação das relações comerciais e dos projetos de cooperação ao desenvolvimento firmados com seus parceiros nessas regiões, estendendo sua presença global.
IV. A participação da China na criação do Acordo de Parceria Transpacífico (Transpacific Partnership-TPP) reforça o multilateralismo da política externa chinesa e reflete a estratégia de expandir a cooperação econômica com outros países, para ampliar seu poder no sistema internacional.

É correto apenas o que se afirma em

29 Q943699 | Relações Internacionais, Globalização, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A colonização do Brasil exigiu de Portugal a regulamentação da apropriação de suas extensas terras. Foi com esse objetivo que a Coroa Portuguesa instaurou no Brasil o instituto do sesmarialismo, ordenamento jurídico que permaneceu em vigor durante todo o período colonial, sendo revogado somente no ano de 1822. Segundo a lei do sesmarialismo, as porções de terras deveriam ser doadas gratuitamente, ou seja, sem nenhum tipo de taxa ou imposto, mas sob a condição do sesmeiro tornar a gleba recebida produtiva dentro do prazo máximo de cinco anos, caso contrário as autoridades coloniais deveriam, em nome da Coroa portuguesa, retomar a terra doada sem nenhuma indenização. As Ordenações do Reino orientava também para não se doar porções de terra além da capacidade produtiva do requerente. Entretanto, preocupada em estimular o povoamento da colônia e evitar gastos com a administração colonial, na prática a Coroa portuguesa manteve uma política de liberalidade em relação ao tamanho das glebas doadas e ao cumprimento estrito das normas do sesmarialismo.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prática, a Lei do Sesmarialismo desagradou a elite colonial, pois democratizou o acesso a terra, tornando-a acessível aos homens livres pobres da colônia, que passaram a também receber imensas sesmarias com as mesmas facilidades que essa elite.
II. O resultado da não fiscalização e da não cobrança do cumprimento das normas do sesmarialismo foi a proliferação da propriedade latifundiária pouco ou nada produtiva no território colonial.
III. Tendo em vista o desinteresse da Coroa em fiscalizar e fazer valer a lei do sesmarialismo, as autoridades coloniais desprezavam, na prática, as recomendações legais e faziam doações de imensas sesmarias aos membros da classe dominante colonial.
É correto o que se afirma em:

30 Q945022 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na Europa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O efeito da Guerra Fria foi mais impressionante na política internacional do continente europeu do que em sua política interna. Provocou a criação da Comunidade Europeia, com todos os seus problemas; uma forma de organização sem precedentes, ou seja, um arranjo permanente (ou pelo menos duradouro) para integrar as economias, e, em certa medida, os sistemas legais de vários Estados-nação independentes. A Comunidade Europeia foi formada, inicialmente por seis Estados (França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo), em 1957. Ao final do Breve Século XX, quando o sistema começou a balançar, como todos os outros produtos da Guerra Fria, nela já haviam entrado outros seis (Grã-Bretanha, Irlanda, Espanha, Portugal, Dinamarca e Grécia) e, em teoria, ela se comprometia com a integração política, ainda mais estreita, além da econômica.
HOBSBAWN, E. Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1995 (adaptado).

Considerando as relações entre os países da Europa no período da Guerra Fria, avalie as afirmações a seguir.
I. A integração econômica europeia iniciada no período da Guerra Fria teve distintas fases, começando com acordos técnicos na área de carvão e aço, que foram consolidados gradualmente por meio de diferentes tratados (como Maastricht 1993 e Amsterdã 1999) que culminariam na criação da União Europeia.
II. A entrada de Portugal e Espanha nesse concerto europeu, em 1986, respondeu a um alargamento da União Europeia, que antecedeu o Tratado de Schengen e a adoção do euro como medida fundamental para o enfraquecimento da União Soviética.
III. O acordo de 1957, assinado em Roma, trata do estabelecimento da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que serviu como embrião da posterior criação da União Europeia e da adesão de países europeus à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

É correto o que se afirma em
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