Questões de Concursos: Sistemas de Informação

Prepare-se para a prova com questões de Sistemas de Informação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q116576 | Sistemas de Informação , Qualidade de Software, Analista de Sistemas, ENADE, INEP

As revisões técnicas formais são um meio efetivo de melhorar a qualidade do software. Com relação a esse tipo de revisão, analise as seguintes asserções.
Nas revisões, os produtos de trabalho de um indivíduo ou equipe são revisados por técnicos ou gerentes

PORQUE
as revisões fornecem informações sobre defeitos, aumentando e permitindo o controle da qualidade do produto final.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
 

32 Q116029 | Sistemas de Informação , Sistemas de Informação, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Aplicações, CEAGESP, VUNESP

Uma determinada empresa de venda de software precisa gerenciar o suporte oferecido aos seus clientes, classificando a abordagem comercial para a venda de outros produtos relativos ao cliente. A categoria de software que gerencia os dados de cliente pós-venda e oferece subsídios para o gerenciamento de suporte denomina-se:

33 Q117658 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, ENADE, INEP

O paradigma de programação orientado a objetos tem sido largamente utilizado no desenvolvimento de sistemas.

Considerando o conceito de herança, avalie as afirma- ções abaixo.

I. Herança é uma propriedade que facilita a implementação de reuso.
II. Quando uma subclasse é criada, essa herda todas as características da superclasse, não podendo possuir propriedades e métodos próprios.
III. Herança múltipla é uma propriedade na qual uma superclasse possui diversas subclasses.
IV. Extensão é uma das formas de se implementar herança.
É correto apenas o que se afirma em


34 Q115741 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, ENADE, INEP

Os mapas de navegação enfocam como as pessoas se movimentam por um site ou aplicação. Cada página do site ou local da aplicação é representado com uma caixa ou cabeçalho e todas as páginas que puderem ser acessadas a partir dela devem usá-la como referência. Uma técnica bastante utilizada é colocar todos os fluxos possíveis no mapa de navegação, já que isso destacará seções onde há necessidade de uma revisão no projeto da interface.
BENYON, D. Interação humano-computador. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Com relação ao tema, analise as asserções a seguir. Os mapas de navegação são redesenhados muitas vezes no decorrer do ciclo de vida do projeto

PORQUE
a interface deve ser projetada para atender pessoas (capacidades e limitações motoras, neurológicas, cognitivas, etc.), atividades que as pessoas querem realizar (questões temporais, com ou sem cooperação, se são críticas em termos de segurança ,etc.), contextos nos quais a interação acontece (ambiente físico, contexto social ou organizacional ,etc.), e ater-se às tecnologias empregadas (hardware, plataformas, normas, linguagens de programação, políticas de acesso em ambientes de trabalho e residencial, etc.). As combinações desses elementos são muito diferentes, por exemplo, em um quiosque público, em um sistema de agenda compartilhada, em uma cabine de avião ou em um telefone celular. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

35 Q116346 | Sistemas de Informação , Gestão de Processos, Analista de Sistemas, ENADE, INEP

Os processos de negócio aumentam o entendimento do o que precisa ser feito e do "como precisa ser feito " dentro de uma organização.
(BALDAM, R. 2009, ed.2 , p. 25)
Sabendo disso, a fase da gestão de processos de negócio que evita a estagnação dos processos organizacionais é


36 Q169959 | Sistemas de Informação, Ciência da Computação, ENADE, INEP

O conceito de Tipo de Dados Abstrato (TDA) é popular em linguagens de programação. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A especifi cação de um TDA é composta das operações aplicáveis a ele, da sua representação interna, e das implementações das operações.

II. Dois mecanismos utilizáveis na implementação de um TDA em programas orientados a objetos são a composição e a herança.

III. Se S é um subtipo de outro T, então entidades do tipo S em um programa podem ser substituídas por entidades do tipo T, sem alterar a corretude desse programa.

IV. O encapsulamento em linguagens de programação orientadas a objetos é um efeito positivo do uso de TDA.

É correto apenas o que se afi rma em

37 Q121348 | Sistemas de Informação , Programação Web, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Uma empresa está analisando que software pode ser utilizado para gestão (dinâmica) de conteúdo Web, direcionado para Intranet e com foco na publicação descentralizada dos colaboradores. É viável utilizar, para esse fim, o

38 Q235164 | Sistemas de Informação, Profissional Júnior Análise de Infraestrutura, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Os Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) e os de Suporte Executivo (SSE) têm características que os tornam mais adequados para algumas aplicações em detrimento de outras. Resumidamente, os

39 Q170942 | Sistemas de Informação, Ciência da Computação, ENADE, INEP

Considerando o conceito de sistema, trazido pela Teoria Geral de Sistemas, um projeto de desenvolvimento de software poderia ser considerado como um sistema aberto.

Nessa perspectiva, solicitações de mudanças originadas de um stakeholder externo e que afetam o projeto podem ser consideradas como

40 Q118454 | Sistemas de Informação , Gerência de Configuração, Analista de Sistemas, ENADE, INEP

No que diz respeito aos baselines (linhas base) da gerência de configuração, avalie as seguintes afirmações.

I. As baselines representam conjuntos de itens de configuração formalmente aprovados que servem de base para as etapas seguintes de desenvolvimento.
II. As baselines são definidas e podem ocorrer ao final de cada uma das fases do processo de desenvolvimento de software, ou de algum outro modo definido pela gerência.
III. Um item de configuração de software "baselined " pode ser alterado a qualquer momento durante o desenvolvimento de software independentemente de um procedimento formal.
IV. Ao término de uma etapa do desenvolvimento, e após sua aceitação formal, a baseline na qual a etapa se baseou pode ser descartada pois já se encontra representada nos artefatos gerados.
V. Uma das funções da tarefa "Identificação da Configuração ", envolve a definição de uma nomenclatura que possibilite a identificação inequívoca dos itens de configuração, baselines e releases.

É correto apenas o que se afirma em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.