Questões de Concursos: Vestuário

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11 Q878125 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Muitas vezes, é necessário estruturar e compor melhor a peça. Um recurso que pode ser usado é:

12 Q878120 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para aplicação correta e bem estruturada do zíper, um tipo de calcador específico deve ser usado, o qual é o:

13 Q878128 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Ainda em se tratando de roupa de cama, a metragem para fabricação de um lençol de elástico para uma cama de casal corresponde a:

14 Q945184 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Moda refere-se ao gosto ou ao estilo popular atual; o designer de moda expressa o zeitgeist, ou espírito do tempo, em seu trabalho. A moda muda constantemente, e espera-se que o estilista inove a cada estação. Por causa dessa constante pressão pelo novo, é necessário aprofundar cada vez mais as pesquisas de moda e ir além, em busca de nova inspiração e meios de interpretá-la nas coleções.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando asinformações do texto e a relevância da pesquisa para o desenvolvimento de uma coleção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Conforme a metodologia projetual, o designer de moda deve ser um pesquisador que busca conhecer o mundo por várias óticas, um colecionador em busca de novas ideias para o desenvolvimento dos projetos.
PORQUE
II. A função do designer é apresentar novas soluções, considerando fatores socioeconômicos, tecnológicos e culturais no desenvolvimento de produtos que carregam apelos estéticos, simbólicos e ergonômicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

15 Q945185 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O trabalho de marketing de moda necessita de sensibilidade para se compreender o mercado e descobrir tendências, procurando desenvolver coleções que não apenas agradem, mas, sobretudo, também encantem os clientes. Para tanto, a empresa deve saber investir em marca e em preço, quando este for relevante, além de serviços que ajudem o cliente a comprar. Por certo, precisa-se compreender o composto de marketing, e isso passa pela compreensão da força da marca, das embalagens, que circulam como símbolo de posse e de status, e do preço, esse argumento tão decantado pelos lojistas que, nem sempre, significa restrição à compra; muito pelo contrário, pode ser, em muitos casos, a valorização da marca. Outro ponto é o entendimento sobre o composto de promoção, o tripé formado por propaganda, promoção de vendas e venda pessoal. Além disso, é também imprescindível que as empresas da moda invistam tempo e recursos para distribuir seus produtos nos mercados de maior potencial.
COBRA, M. Marketing e moda. São Paulo: Senac, 2007 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O marketing de moda está diretamente relacionado ao investimento em pesquisas de mercado, as quais possibilitam conhecer cada segmento, visando criar um sistema ágil de informações para a tomada de decisão.
II. O visual merchandising de moda é elaborado a partir de um plano que conduza as pessoas pelo ponto de venda, gerando circulação, criando experiências e estabelecendo pontos focais que permitam evidenciar o que se deseja destacar.
III. A distribuição dos negócios de moda implica desenvolver uma rede própria ou de terceiros para colocar seus produtos nos pontos mais atraentes e, ainda, disponibilizar a coleção no mercado, no momento certo e a tempo certo.

É correto o que se afirma em

16 Q878131 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de uma peça de vestuário tem que ser feita a modelagem. Parte essencial para isso é a grade de moldes que consiste na:

17 Q945182 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A modelagem tem função participativa e ativa nos movimentos articulares, pois alguns músculos encolhem 30% da sua medida natural na posição anatômica (ou posição zero). Para atender a uma ordem na execução de um movimento, o cuidado com o cálculo determina a construção da peça, pois ela trabalhará simultaneamente com o corpo.
GRAVE, M. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico. São Paulo: Escrituras Editora, 2010 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os conhecimentos de ergonomia relativos à metodologia projetual são necessários à moda, sendo de ampla aplicação (do vestuário aos acessórios), visando-se à melhor adequação dos produtos aos seus usuários.
PORQUE
II. A ergonomia de concepção e os estudos antropométricos contribuem diretamente no desenvolvimento da modelagem, proporcionando ao produto segurança, conforto, praticidade, usabilidade e funcionalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

18 Q945190 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Na indústria da moda, o desenvolvimento de produtos é um processo crítico e muito desafiador. Isso se deve ao fato de que comumente os produtos são desenvolvidos em coleções em vez de produtos individuais, o que aumenta a necessidade de serem gerenciados simultaneamente. O processo de desenvolvimento de produtos passa por várias etapas: pesquisa, planejamento, criação, prototipagem, produção, dentre outras até a sua disponibilização no mercado.
MERINO, G. S. A. D.; VARNIER, T.; MAKARA, E. Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos—GODP— aplicado à prática projetual no design de moda. ModaPalavra e-periódico, v. 13, n. 28, p. 8-47, 2020 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O setor de criação é responsável pela pesquisa e criação dos esboços, que serão transformados em desenhos técnicos e, posteriormente, passarão para a linha de produção.
II. Nas etapas de pesquisa e planejamento da coleção, buscam-se informações sobre mercado, consumidores e produtos, que servem de apoio para a criação de peças com mais assertividade.
III. Na etapa de prototipagem, verifica-se a materialização dos modelos da coleção, para, então, analisar-se a viabilidade produtiva e comercial do produto.

É correto o que se afirma em

19 Q878127 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para a roupa de cama, as fronhas são parte importante. O tecido mais adequado e a metragem oficial de fronha são respectivamente:

20 Q683504 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Nos anos 1980, as ombreiras invadiram o guardaroupa das mulheres que, nesse momento, buscavam ocupar espaços predominantemente masculinos no mercado de trabalho. As peças que deixavam os ombros marcados eram um recurso estético que servia para reforçar uma postura feminina mais imponente.
Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de grandes ombreiras, no período citado, era recurso utilizado para fazer-se alusão à silhueta masculina. II. A forma de triângulo invertido teve mais destaque nas vestimentas femininas no período mencionado. III. A característica principal do uso de grandes ombreiras era criar uma silhueta ampulheta, com vestimentas desestruturadas.
É correto o que se afirma em
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