A pesquisa é considerada parte essencial do processo criativo quando o assunto é moda, pois ela
acaba por influenciar diretamente no desenvolvimento de novos produtos. O processo de pesquisa
na moda é voltado para a definição de tema de coleção e tendências, pois é a partir de uma
pesquisa ampla e detalhada que o estilista pode começar a interpretar uma série de silhuetas,
texturas, cores, estampas e adornos, que terão o seu lugar no processo de criação. A definição
do tema pode levar semanas ou meses, até que todo o conteúdo da pesquisa seja organizado
e processado, para que, então, o observador, nesse caso, o designer, tenha um insight sobre
o pensamento, as aspirações, os interesses e a visão artística/conceitual do conteúdo pesquisado.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda : pesquisa e design; tradução Edson Fumankiewicz.
Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).
Considerando as informações sobre pesquisas de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O designer deve estar em busca constante de novas ideias, reinventando-se por meio da
pesquisa, pois ela o auxilia na escolha do tema da coleção, que irá influenciar diretamente o
processo criativo.
II. A definição do tema da coleção envolve pesquisas que apresentem elementos e estimulem
a criatividade, como palavras e imagens, que podem ser geradas por meio do processo
de brainstorming, etapa inicial da pesquisa.
III. A definição de um tema pode ser feita com base na vivência do designer, que deve ser um
observador a ponto de explorar e descobrir o que está à sua volta, deixando-se influenciar por
referências históricas, culturais e artísticas.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.