Questões de Concursos: Vestuário

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21 Q878113 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Ao modelar corretamente as peças com cavas e decotes, a régua que melhor auxilia na confecção é o/a:

22 Q918433 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A modelagem pode ser entendida como um fator de competitividade entre os produtos do vestuário, visto que ela exerce grande influência sobre o consumidor.
Sobre o processo de modelagem, NÃO é correto afirmar que

23 Q683505 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

No design de moda, os princípios são parte importante do conjunto de ferramentas estéticas e o meio pelo qual os estilistas podem sutilmente ajustar o foco e os efeitos de um modelo.
JONES, S. J. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac Naify, 2005 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentossobre os princípios do design, avalie as afirmações a seguir.
I. O ritmo é caracterizado pela repetição em padrão, elaborado com regularidade na estrutura de um look ou quando aplicado a uma estampa.
II. A harmonia, disposição formal de elementos no todo ou entre partes de um todo, gera a sensação de unidade e continuidade, por meio de combinações de elementos com características próximas.
III. A gradação segue padrão homogêneo, composta por elementos dispostos sempre na mesma proporção, sem divisão nem sequência, podendo ser observados em detalhes, aviamentos, estampas e bordados.
IV. A radiação, uso de linhas que partem de um ponto em comum para direções diferentes, pode ser encontrada, no vestuário, em drapeados e franzidos.

É correto apenas o que se afirma em

24 Q878130 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Diversas situações vão exigir um acabamento limpo e até invisível. Dessa forma, o tipo de linha indicado para a bainha invisível é a:

25 Q945177 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A pesquisa é considerada parte essencial do processo criativo quando o assunto é moda, pois ela acaba por influenciar diretamente no desenvolvimento de novos produtos. O processo de pesquisa na moda é voltado para a definição de tema de coleção e tendências, pois é a partir de uma pesquisa ampla e detalhada que o estilista pode começar a interpretar uma série de silhuetas, texturas, cores, estampas e adornos, que terão o seu lugar no processo de criação. A definição do tema pode levar semanas ou meses, até que todo o conteúdo da pesquisa seja organizado e processado, para que, então, o observador, nesse caso, o designer, tenha um insight sobre o pensamento, as aspirações, os interesses e a visão artística/conceitual do conteúdo pesquisado.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design; tradução Edson Fumankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando as informações sobre pesquisas de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O designer deve estar em busca constante de novas ideias, reinventando-se por meio da pesquisa, pois ela o auxilia na escolha do tema da coleção, que irá influenciar diretamente o processo criativo.
II. A definição do tema da coleção envolve pesquisas que apresentem elementos e estimulem a criatividade, como palavras e imagens, que podem ser geradas por meio do processo de brainstorming, etapa inicial da pesquisa.
III. A definição de um tema pode ser feita com base na vivência do designer, que deve ser um observador a ponto de explorar e descobrir o que está à sua volta, deixando-se influenciar por referências históricas, culturais e artísticas.

É correto o que se afirma em

26 Q878116 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para facilitar a costura de tecidos mais grossos, como lona, lonita e brim, a tensão usada para a confecção do trabalho deve ser:

27 Q878119 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Quando se quer um acabamento profissional e um arremate firme na composição da peça, a máquina indicada é a:

28 Q878129 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Algumas técnicas são antigas, mas não deixam de ter sua utilização na costura. Uma delas é o ato de cerzir, que se refere a:

29 Q878132 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Ainda na temática de técnicas de acabamento, uma delas é comum e de grande utilidade. Trata-se do ato de chulear, que consiste em:

30 Q878134 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na utilização de maquinário de costura, para diminuir os efeitos danosos no profissional, é necessário/a:
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