Questões de Concursos: Vestuário

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31 Q918422 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Os modelistas são intérpretes de uma linguagem muito especial, baseada em desenho e anotações do estilista. A função do modelista consiste em produzir moldes que, após o tecido ter sido cortado, reproduzam fielmente o modelo e as medidas desejadas pela empresa ou cliente (Araújo, 1996).

Para o desenvolvimento dos moldes, a sequência correta é:

32 Q918429 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

São consideradas fibras têxteis naturais:

33 Q945181 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A modelagem plana computadorizada é uma ferramenta tecnológica que permite desenvolver moldes bidimensionais por meio de sistemas computadorizados e automatizados que otimizam a produção. Esse tipo de processo auxilia na flexibilidade do desenvolvimento de produtos, pois propõe soluções mais ágeis. Em compatibilidade com o sistema, o software de modelagem 3D tem sido um aliado no desenvolvimento de prototipagem das peças de vestuário, eliminando a necessidade de protótipos intermediários.
GUERREIRO, J. A. Novas tecnologias aplicadas à moda: design, produção, marketing e comunicação. Fortaleza: Editora Senac Ceará, 2015 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A construção de protótipos de roupas em softwares 3D de vestuário proporciona precisão e rapidez na modelagem e no drapejamento, permitindo a criação de várias camadas de roupas.
II. A utilização de softwares 3D de vestuário permite fazer a modelagem de roupas da mesma forma como se modela em um plano 2D, havendo restrição à simulação de tecidos.
III. A modelagem computadorizada 3D proporciona ao projetista noção mais clara do corpo humano em relação às representações bidimensionais estáticas.
IV. O uso de protótipos de roupas em softwares 3D oferece flexibilidade da manipulação direta do protótipo virtual, resultando em representação mais próxima a objetos do mundo real.

É correto apenas o que se afirma em

34 Q945183 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

As características dos tecidos que serão escolhidos para a construção de uma peça deverão ser levadas em consideração durante todo o processo, de confecção da criação à execução final. No momento de montar o plano de corte a ser posto sobre o enfesto, a relação entre o tecido e o fio de cada um dos moldes é fundamental para o bom caimento da peça depois de pronta.
ARAUJO, M. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A linha do fio indicado no molde é responsável pela posição emque essemolde será posto sobre o tecido. II. A posição da linha do fio é marcada em relação a ourela do tecido e corre paralela a ela. III. O fio enviesado forma-se na diagonal da trama com o urdume e melhora o aproveitamento de tecido. IV. A direção do fio longitudinal tem mais estabilidade dimensional do que a direção transversal.
É correto apenas o que se afirma em

35 Q945189 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O produto de moda é um artefato de grande influência no cotidiano das pessoas e, portanto, o mercado da moda necessita, cada vez mais, de profissionais que desenvolvam produtos com aspectos relacionados à ergonomia. Há, atualmente, grande preocupação em criar e desenvolver produtos de moda viáveis, ou seja, que estejam de acordo com a metodologia projetual que atenda às necessidades de diferentes usuários, como, por exemplo, proporcionar facilidade de manejo no que diz respeito aos dispositivos de abertura/ fechamento, bom caimento e mobilidade, o que resulta na elaboração de um vestuário inclusivo.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O design inclusivo deve estar focado no desenvolvimento de alternativas que atendam às limitações do usuário, a fim de permitir a realização das atividades diárias.
II. O design centrado no usuário está embasado na observação de suas necessidades e preferências, tendo como foco a atenção ao usuário e pautando o desenvolvimento do produto em características específicas.
III. O design inclusivo abrange o desenvolvimento de produtos facilitadores para cada necessidade, além de englobar aspectos estéticos, a fim de se criar um produto atrativo ao usuário.

É correto o que se afirma em

36 Q878118 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na costura de vestuário de festa, o acabamento precisa ser muito bem realizado e limpo, tendo como finalidade um acabamento impecável. Dessa forma, o zíper a ser utilizado deve ser o:

37 Q945192 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O conceito de sustentabilidade está pautado no relatório “Nosso futuro comum”, criado pela comissão mundial de meio ambiente em 1937. Nele, se afirma que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer que as futuras gerações atendam às suas”. Essa premissa está inclusa na Lei de Educação Ambiental n. 9795/99 e também no artigo 225 da Constituição Federal.
Nesse contexto, algumas empresas e a sociedade em geral vêm desenvolvendo ações baseadas no tripé social, ambiental e econômico que define a sustentabilidade. Um exemplo dessas ações é o cultivo do algodão orgânico com certificações ambientais, visto que é desprovido de agrotóxicos de alto impacto utilizados no cultivo convencional desse produto.

Considerando ostextos apresentados e o uso do algodão orgânico na produção têxtil, avalie as afirmações a seguir.
I. A produção certificada da fibra de algodão orgânico é uma das estratégias viáveis para o desenvolvimento sustentável de produtos de menor impacto na cadeia têxtil.
II. O desenvolvimento sustentável baseia-se em uma forma de produção com foco na viabilidade econômica, preservação do meio ambiente, e seus recursos naturais, e no bem-estar social.
III. A produção do algodão convencional contribui para o bem-estar social e, em sua maior parte, provém da agricultura familiar de pequenos produtores.

É correto o que se afirma em

38 Q945193 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O marketing tradicional segmenta o mercado em grupos, com base em seus perfis geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. A segmentação costuma ser seguida pela definição do mercado-alvo, com base na atratividade e na adequação desses segmentos à marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).
Em 2022, uma marca firmou parceria com uma emissora de televisão, estreando uma campanha em um reality show. Logo na primeira semana de exposição no reality, a campanha alcançou quase 100 mil interações em seus canais digitais. Seguindo a estratégia de acompanhar o que acontece no reality, explorar em suas redes sociais e monitorar integralmente as oportunidades, a marca reforça o compromisso de estar onde, quando e como o consumidor quiser, por meio de diferentes canais de venda como site, aplicativo e redes sociais.
Disponível em: https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impacto. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A campanha de marca mencionada no texto é um exemplo de como o marketing digital, devido ao uso de múltiplas plataformas para alcançar o consumidor, inviabiliza a segmentação de mercado, utilizada pelo marketing tradicional.
II. Na mencionada campanha foram utilizadas estratégias de marketing digital explorando-se o reality nas redes sociais como forma de aproximar a marca do seu público, além de conquistar um novo segmento de clientes.
III. As variáveis de segmentação tradicional geográfica e demográfica analisam estilo de vida, aspirações sociais, autoimagem e percepção de valores, permitindo definir-se o perfil do público-alvo por meio das redes digitais.
É correto o que se afirma em

39 Q945178 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Antes de a indústria têxtil ter condições de fornecer tecidos para os fabricantes de roupas, ela precisa desenvolver e produzir tanto as fibras naturais quanto as artificiais. A grande diferença entre a indústria de fibras naturais e a de fibras artificias resulta de métodos operacionais e organizacionais totalmente diferentes, embora o objetivo final de ambos os grupos seja o mesmo: produzir fibras que atendam às necessidades dos consumidores.
FRINGS, G. S. Moda: do conceito ao consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2012 (adaptado).
A partir da leitura do texto, assinale a opção que agrupa somente fibras naturais.

40 Q945194 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O produtor de moda é o profissional responsável pela criação da imagem de moda e do conceito transmitido nessa imagem, dando sentido a uma história encenada, criando um life style, uma crônica ou uma narração da vida por meio da fotografia. É ele quem escolhe e reúne roupas, acessórios, locação e modelos que irão transmitir o conceito da marca ou da coleção. Suas ações são orientadas por um briefing, no qual se abordam todos os detalhes específicos do tema e o que se deseja alcançar com a produção.
Com relação a esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Como há muitas pessoas envolvidas em uma sessão de fotos, é possível que a dispersão ocorra, comprometendo-se o cronograma, o que mostra como o briefing e o roteiro são fundamentais para a otimização e conclusão do trabalho conforme planejado.
II. A comunicação com a equipe é essencial para consolidação das ideias, pois, por meio dela, são recapituladas as referências visuais relativas ao ensaio, casting de modelo, poses e opções de cabelo e maquiagem.
III. Uma sessão de fotos é uma produção complexa que envolve muitas pessoas, adereços e equipamentos, sendo assim, o produtor é fundamental na organização de todos esses elementos, orientando a equipe durante a sessão.

É correto o que se afirma em
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