O marketing tradicional segmenta o mercado em grupos, com base em seus perfis geográficos,
demográficos, psicográficos e comportamentais. A segmentação costuma ser seguida pela definição do
mercado-alvo, com base na atratividade e na adequação desses segmentos à marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0 : do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).
Em 2022, uma marca firmou parceria com uma emissora de televisão, estreando uma campanha
em um reality show . Logo na primeira semana de exposição no reality , a campanha alcançou quase
100 mil interações em seus canais digitais. Seguindo a estratégia de acompanhar o que acontece no
reality , explorar em suas redes sociais e monitorar integralmente as oportunidades, a marca reforça
o compromisso de estar onde, quando e como o consumidor quiser, por meio de diferentes canais de
venda como site , aplicativo e redes sociais.
Disponível em: https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impacto. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A campanha de marca mencionada no texto é um exemplo de como o marketing digital, devido ao
uso de múltiplas plataformas para alcançar o consumidor, inviabiliza a segmentação de mercado,
utilizada pelo marketing tradicional.
II. Na mencionada campanha foram utilizadas estratégias de marketing digital explorando-se o reality
nas redes sociais como forma de aproximar a marca do seu público, além de conquistar um novo
segmento de clientes.
III. As variáveis de segmentação tradicional geográfica e demográfica analisam estilo de vida,
aspirações sociais, autoimagem e percepção de valores, permitindo definir-se o perfil do
público-alvo por meio das redes digitais.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.