Questões de Concursos: AGECOM

Prepare-se para a prova com questões de AGECOM de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

32 Q111526 | Legislação Estadual, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Analise as seguintes proposições e responda ao que se pede:

I. Promover o desenvolvimento econômico e social, erradicando a pobreza e a marginalização e reduzindo as desigualdades regionais e as diferenças de renda.
II. Contribuir para uma sociedade livre, justa, produtiva e solidária.
III. Promover a integração econômica com os estados do centro-oeste e sudeste, especialmente no intercâmbio de tecnologias e troca de experiências.
IV. Promover o bem comum, sem qualquer forma de discriminação quanto à origem, raça, sexo, cor, idade ou crença.
V. Promover ações que fortaleçam o pluralismo político.

Representam os objetivos fundamentais do Estado de Goiás o disposto em:

33 Q112341 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Disposições Constitucionais, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Com base nas teorias sobre a natureza jurídica da relação entre Estado e os agentes, analise as seguintes proposições e responda a alternativa CORRETA:

I. A teoria do mandado, que consigna que a relação entre o Estado e seus agentes públicos teria por base um contrato de mandado, recebe variadas críticas por não conseguir responder, por exemplo, a questão da responsabilização do Estado quando o mandatário exorbita os limites da procuração.
II. A teoria da representação possui como característica a tentativa de equiparação da pessoa jurídica a incapaz, sendo o agente uma espécie de tutor ou curador do Estado.
III. Para a teoria do órgão, presume-se que a pessoa jurídica manifesta sua vontade por meio dos órgãos, que são partes integrantes da própria pessoa jurídica.

34 Q112164 | Direito Constitucional, Finanças públicas e orçamento, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Analise as alternativas e, em seguida, marque a INCORRETA:

35 Q111308 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais , Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Acerca dos conhecimentos sobre o Estado de Goiás, analise as afirmativas abaixo:

I. Declarada patrimônio da humanidade pela ONU, a cidade de Goiás é marcada, dentre outros aspectos, por preservar construções do período colonial brasileiro.
II. A cidade de Goiás é tradicionalmente chamada de Goiás Velho.
III. O cururu é considerado uma manifestação cultural típica do Estado de Goiás.

Podemos afirmar corretamente que:

36 Q111702 | Português, Morfologia, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Agora identifique em qual dos itens abaixo há a alternativa que preenche os espaços vazios 3 (l.20) e 4 (l.22) com a correta colocação pronominal.

37 Q111709 | Direito Constitucional, Supremo Tribunal Federal, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

O Supremo Tribunal Federal:

38 Q113774 | Legislação Estadual, Goiás Constituição Estadual, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Nos termos da Constituição Estadual de Goiás, compete ao Estado, juntamente com a União e Municípios, EXCETO:

39 Q112537 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

É facultado a administração, nos contratos administrativos, proceder com os seguintes atos, EXCETO:

40 Q113595 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Analise as seguintes proposições e responda ao que se pede:

I. O princípio da irretroatividade somente condiciona a atividade jurídica do estado nas hipóteses expressamente previstas pela Constituição, em ordem a inibir a ação do poder público eventualmente configuradora de restrição gravosa ao status libertatis da pessoa, ao status subjectionais do contribuinte em matéria tributária e a segurança jurídica no domínio das relações sociais.
II. Norma do art. 150, VI, a, da Constituição Federal, qual seja a da imunidade recíproca, alcança as empresas públicas prestadoras de serviço público, o mesmo não ocorrendo em relação às empresas públicas que exercem atividade econômica em sentido estrito.
III. A imunidade tributária recíproca é aplicável a impostos, alcançando, também, as taxas e contribuições.
IV. O ITBI incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital.

Está CORRETO o dispostoem:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.