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Questões de Concursos ASCAR EMATER RS

Resolva questões de ASCAR EMATER RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q327358 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Segundo Mendonça, o papel do patronato na formação de um ensino agrícola estatal permeou, dentre outros objetivos, a construção de uma educação ao “trabalhador rural”, moldada conforme o interesse da classe dominante. Segundo a autora, no início da primeira metade do século XX, a concepção de ensino agrícola elementar e médio no Brasil tinha como propósito:

I. Alicerçar as bases de um sistema socialista no Brasil.

II. Produzir uma identidade inferior ao trabalhador rural.

III. Estruturar ações de marketing rural.

Quais estão corretas?

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52Q426340 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

A vedação para cobrança de tributos, em relação a fatos geradores ocorridos antes da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado, está prevista constitucionalmente. No caso de cobrança de tributo que afronta esta norma, estará se infringindo o Princípio da
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53Q820890 | Legislação Federal, Lei 11947 2009, Nutricionista, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que estabelece as Novas Diretrizes do Programa Nacional da Alimentação Escolar, estende a alimentação escolar para qual população de escolares?
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54Q600381 | Agricultura e Agropecuária, Administrador, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Assinale a única alternativa INCORRETA quanto aos mecanismos de distanciamento do modo camponês de fazer agricultura com relação aos mercados.
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55Q820084 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Administrador, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Segundo o Art. 9, da Lei nº 8.429/92 (Lei da improbidade administrativa), constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades governamentais e, notadamente, EXCETO:
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56Q426413 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Advogado, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Considerando as normas da Constituição Federal a respeito da eficácia e dos efeitos das decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações declaratórias de constitucionalidade, analise as assertivas que seguem.

I. Produzirão eficácia erga omnes – contra todos – e efeito vinculante em relação a todos os órgãos do Poder Judiciário, inclusive ao Supremo Tribunal Federal.

II. Produzirão eficácia erga omnes – contra todos – e efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário.

III. Produzirão eficácia erga omnes – contra todos – e efeito vinculante em relação à administração pública direta e indireta.

Quais estão corretas?

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57Q438602 | Direito Constitucional, Competência Legislativa Concorrente, Advogado, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Nos termos da Constituição Federal, são competências legislativas concorrentes da União, dos Estados e Distrito Federal as matérias abaixo relacionadas, EXCETO:
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58Q599383 | Agricultura e Agropecuária, Administrador, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à perspectiva do desenvolvimento como liberdade.
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59Q749400 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

A conversão de uma unidade de produção agrícola de um sistema com manejo convencional de produção para um sistema com manejo do agroecossistema, fundamentado em princípios ecológicos, resulta em um conjunto de mudanças na ecologia do sistema. O processo de conversão pode ser complexo, exigindo mudanças nas práticas e na gestão da unidade de produção agrícola. Analise as assertivas a seguir sobre os princípios que podem orientar esse processo de transformação.

I. Manejar pragas, doenças e ervas adventícias ao invés de controlá-las.

II. Usar fontes renováveis de energia.

III. Adotar sistema de manejo de nutrientes baseado na reciclagem, com crescente dependência em relação a processos naturais, como a fixação biológica de nitrogênio e as relações com micorrizas.

IV. Considerar a produtividade agrícola como o principal indicador do bom funcionamento do sistema.

Quais estão corretas?

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60Q750459 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

A prática de controle da erosão hídrica do solo, denominada culturas em faixas, consiste na disposição das culturas em faixas de largura variável, de tal forma que a cada ano se alternem plantas que oferecem pouca proteção ao solo com outras de crescimento mais denso. Analise as assertivas abaixo em relação aos princípios nos quais se baseia o efeito do uso da cultura em faixas.

I. O parcelamento de lançantes.

II. A disposição em contorno.

III. As diferenças em densidade das culturas empregadas.

Quais estão corretas?

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61Q326068 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 40 e 41 referem-se à obra: Fonseca, Maria T. L. da. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985.

A extensão rural teve o início de suas práticas nos Estados Unidos da América do Norte, após a Guerra da Secessão, período em que houve a transição da agricultura escravagista para a mercantil e capitalista. Os produtores passaram a se organizar em associações agrícolas para discutir seus problemas de comercialização na procura de soluções para o aumento de sua produtividade. Essa política de intercâmbio possibilitou o surgimento de:

I. Feiras e concursos para expor os resultados conseguidos através da troca de experiências.

II. Pesquisas agrícolas organizadas pelos trabalhadores do campo.

III. Conselhos da Agricultura, que atuavam em conjunto com as universidades e colleges.

Quais estão corretas?

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62Q557499 | Informática, Word, Administrador, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Com relação do Microsoft Word 2007, se você executar os seguintes comandos de teclado Ctrl+T e Ctrl+N, respectivamente, o que acontecerá?
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63Q751915 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As condições ideais para o cultivo da batata inglesa são as seguintes:

I. Acidez do solo moderada, com pH entre 5,0 e 6,0.

II. Solos argilosos com drenagem lenta.

III. Diferença de temperaturas diurna e noturna em torno de dez graus Celsius.

Quais estão corretas?

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64Q326301 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 35 e 36 referem-se à obra de LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002.

Quando se fala na escola rural, devese pensar no homem rural, no seu contexto, na sua dimensão como cidadão e na sua ligação com o processo produtivo. Nesse processo, é importante questionar sua ligação direta com a qualificação profissional e o seu grau de comprometimento e interferência na formação sociopolítica dos rurícolas e a forma como tem acompanhado as transformações ocorridas no campo.

Com base nas ideias de Leite, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas, considerando as variáveis, que ainda são uma constante na educação do campo.

( ) Elevado índice de analfabetismo, sobretudo nas faixas etárias acima de 25 anos.

( ) Adequada remuneração e qualificação dos professores.

( ) Decrescente processo de municipalização da rede de ensino fundamental que afeta a quase totalidade das matrículas nas séries iniciais das escolas rurais.

( ) Elevado índice de exclusão e repetência de alunos e má distribuição das escolas rurais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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65Q320494 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

“Quando se chegou à escola rural isolada, foi preciso que se deixasse de lado os tradicionais conceitos que se tinha sobre a instituição escolar. Não havia construção que lembrasse uma escola, nem várias salas de aulas, nem diversas professoras, nem mesmo uma diretora. A começar pelo aspecto físico precário das instalações, a escola isolada parecia o reino do informalismo e da improvisação”. Esse depoimento vem corroborar com as ideias de Therrien e Damasceno sobre as políticas públicas para a educação rural, quando afirmam:

I. A educação rural, enquanto não for atendida no contexto das reivindicações políticas, econômicas, tecnológicas e sociais do trabalhador do campo, deverá permanecer à margem dos reais empreendimentos do Estado.

II. A multiplicação de programas educacionais e a fragmentação das ações e dos financiamentos têm como efeitos e êxitos principais a legitimação das estruturas de poder do Estado democrático e de direito.

III. Embora exista uma organização das comunidades rurais para a construção e manutenção dessas escolas, elas só se efetivam realmente com a chegada do professor naquela localidade. Portanto, é decisiva para a existência das escolas isoladas rurais a presença não só desses professores, mas também de alunos dispostos a frequentar as aulas.

Quais estão corretas?

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66Q386864 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Algumas aves representantes da ordem Psitaciforme têm causado sérios prejuízos aos fruticultores rurais, principalmente por alimentarem-se de variados tipos de frutos, os quais são importantes para a manutenção das condições financeiras desses agricultores. Essas aves vivem em grandes bandos construindo ninhos coletivos com a participação de todos os integrantes do grupo, resultando em uma superpopulação, inclusive invadindo a área urbana e sendo conhecidos, popularmente, por
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67Q407756 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa correta em relação ao desfazimento dos atos administrativos pela própria Administração.
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68Q422050 | Direito Civil, Bens, Advogado, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Nos termos do Código Civil, consideram-se bens móveis para efeitos legais:
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69Q461052 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Advogado, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

O cidadão que se opõe à execução de ato legal, mediante ameaça a funcionário competente para executá-lo, comete o crime de
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70Q328040 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. Dentre as questões abaixo, assinale a única que NÃO contribui para responder alguns dos desafios teóricos e práticos da Educação do Campo.
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