Texto associado. Texto I
Mundo sustentável Cada um de nós, independentemente do poder aquisitivo, pode fazer a sua parte na construção de uma nova sociedade de consumo, em que a compra de cada produto ou serviço seja precedida de alguns pequenos cuidados. Dar preferência aos fabricantes ou comerciantes comprometidos com energia limpa, redução e reaproveitamento de resíduos, reciclagem de água, responsabilidade social corporativa e outras iniciativas sustentáveis é um bom começo. Assim como checar se o que pretendemos adquirir é realmente necessário e fundamental. O conceito de necessário varia de pessoa para pessoa, é assunto de foro íntimo. Mas podem-se descobrir, nesse exercício, os sintomas de uma doença chamada oneomania, ou consumo compulsivo, que, de acordo com pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, acomete aproximadamente 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres. É gente que usufrui apenas do momento da compra, para muito rapidamente deixar o produto de lado e, não raro, mergulhar num sentimento de culpa. Muitos endividados que tomam empréstimos em bancos ou em agiotas são oneomaníacos.
“os sintomas de uma doença chamada oneomania , ou consumo compulsivo”. Está correta a significação apresentada, no texto, para o vocábulo em destaque, porém há equívoco na indicação do significado da seguinte palavra:
a) plutomania - alienação mental em que o doente se imagina paupérrimo.
b) criptomania - tendência ou necessidade doentia de esconder-se.
c) mitomania – distúrbio que consiste em contar mentiras compulsivamente
d) piromania - desejo mórbido e incontrolável de provocar incêndios