Questões de Concursos: Câmara de São Caetano do Sul SP

Prepare-se para a prova com questões de Câmara de São Caetano do Sul SP de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q27906 | Português, Agente Operacional, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Há erro de colocação pronominal na alternativa:

13 Q27908 | Português, Agente Operacional, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Marque a opção em que todos os verbos estão no pretérito perfeito do indicativo.

14 Q27928 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Texto associado.
A CURIOSIDADE BOA 

Sim, somos curiosos. Se considerarmos que ser curioso é querer saber, conhecer, desbravar, ir além, somos definitivamente uma espécie dotada de grande curiosidade, e talvez essa seja uma vantagem competitiva que estimula nossa evolução. 
Não dá para se habitar um espaço que não se conhece. Qualquer animal ao chegar a um novo lugar trata imediatamente de explorá-lo até entender como pode viver nele, onde estão as melhores fontes de alimento, quais os possíveis perigos, como encontrar abrigo se for necessário. Essa busca de entendimento do ambiente, bem como a necessidade de conhecer novos espaços, pode ser definida como curiosidade, uma qualidade natural e inata, que provoca a exploração, a inspeção e leva à descoberta e à ampliação do conhecimento. 
A curiosidade, então, é uma propriedade dos seres vivos, especialmente dos mamíferos, dotados de um córtex mais desenvolvido, portanto mais apto à busca da adaptação ao ambiente. Pois esse instinto animal também existe no homem, e nele ganha outra proporção, bem aplicada. Nos humanos, a curiosidade vai além da necessidade de sobrevivência, passa pela busca do aprimoramento da qualidade de viver e chega à fantástica capacidade de criar novas possibilidades. Sem a curiosidade e a transgressão não seríamos criativos, não teríamos inventado nem uma roda, quanto mais um smartphone ou um robô espacial. 
É claro que há diferentes, digamos assim, tipos de curiosidade. Uma coisa é querer entender a essência da matéria e descobrir o átomo, outra é não sossegar até descobrir com quem a colega de escritório está saindo às escondidas e espalhar uma fofoca braba por toda a empresa. Apesar disso, a essência é a mesma: a necessidade humana de transformar o desconhecido em conhecido, deslindando os mistérios, esclarecendo as incógnitas, desnudando as verdades. 

Eugenio Mussak – Revista Vida Simples – Edição 123 – outubro 2012.
Assinale a alternativa que contém palavras retiradas do texto que não seguem a mesma regra de acentuação.

15 Q27919 | Segurança e Saúde no Trabalho, Agente Operacional, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Pensando na preservação de sua saúde, o funcionário deve executar as atividades rotineiras evitando abusos e riscos desnecessários. Para evitar problemas de saúde ou acidentes, ele deve:

( ) usar equipamento e proteção individual (EPI) recomendado e adequado para cada atividade.
( ) ao usar escada para alcançar lugares altos, certificar-se de que ela está bem apoiada.
( ) utilizar carrinhos para apoio e transporte de carga e descarga de material pesado ou em grande quantidade.
( ) pedir ajuda quando precisar levantar peso.
( ) andar cuidadosamente sobre piso recém lavado e ainda úmido.

As afirmações são (V) verdadeiras ou (F) falsas na sequência:

16 Q27917 | Matemática, Agente Operacional, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Celso vai a pé para o trabalho e gasta o dobro do tempo de quando vai de bicicleta. Outro dia ele estava no trabalho e teve que ir a pé até sua casa para buscar um documento. Para ser mais rápido voltou ao trabalho de bicicleta. Nesse trajeto todo gastou 81 minutos.

Quando terminou o expediente voltou para casa de bicicleta e nesse trajeto gastou:

17 Q27902 | Português, Interpretação de Textos, Agente Operacional, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Texto associado.
SACOLA PLÁSTICA OU DE PAPEL?

Se levarmos em conta que um dos fatores decisivos para reduzir o impacto desses materiais no meio ambiente é a reutilização, então prefira as de plástico. A embalagem é reutilizada por 91% da população para embalar o lixo doméstico, por exemplo. Só aí, já são dois usos. “Sem as sacolinhas, teríamos que comprar os sacos, que também são feitos de plástico e não são reutilizados”, explica Miguel Bahiense (...). Um estudo da Agência Ambiental Britânica sobre o impacto das sacolas comprovou que as de plástico têm melhor desempenho no meio ambiente em oito das nove categorias avaliadas. A pesquisa revelou que a fabricação desse material é a que menos emite gás carbônico, responsável pelas mudanças climáticas. E a fabricação das de papel não está livre de produtos químicos tóxicos. Além disso, têm menos chances de serem reutilizadas. Segundo Valdir Schalch, coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Resíduos Sólidos, o grande vilão para o meio ambiente é o consumo inconsciente e a falta de uma política adequada para o descarte. “O plástico pode ser reciclado e, quando descartado nos aterros, ocupa menos espaço. Seu impacto ambiental é sem dúvida menor que o de outros materiais.”

Luciana Florence – Revista Vida Simples – Edição 123 – outubro 2012.
Assinale a única alternativa que contém palavras retiradas do texto que seguem a mesma regra de acentuação.

18 Q27936 | Português, Agente Administrativo, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

A pontuação está incorreta na alternativa:

19 Q27904 | Português, Agente Operacional, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Assinale o par de palavras que formam o plural como cristão e quarta-feira, respectivamente.

20 Q27935 | Português, Agente Administrativo, Câmara de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

O uso da crase está incorreto na alternativa:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.