Questões de Concursos: CETAM Prepare-se para a prova com questões de CETAM de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. CETAM Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q23678 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCEm uma década, o número de dias que são múltiplos de 7 é igual a a) 521. b) 520. c) 600. d) 480. e) 602. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 12 Q23685 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCA educação profissional e tecnológica I. integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. II. deve ser interligada às seguintes modalidades de ensino: educação de jovens e adultos; educação voltada às novas tecnologias; educação ambiental e educação para o cooperativismo. III. abrangerá os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; de educação profissional técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. Está correto o que consta APENAS em a) I. b) I e III. c) II. d) I e II. e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 13 Q23674 | Direito Constitucional, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCDe acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (CF/88), o dever do Estado para com a educação será efetivado mediante a garantia, dentre outras, de a) educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. b) educação infantil às crianças até 6 (seis) anos completos de idade; ensino fundamental e ensino médio obrigatório. c) educação infantil às crianças até 4 (quatro) anos de idade; ensino fundamental (ciclos I e II); ensino médio e educação profissional optativa. d) educação básica obrigatória e gratuita − no ensino regular e no ensino supletivo, àqueles que não estudaram na idade certa; educação técnica voltada ao ensino fundamental e médio; educação tecnológica e educação superior. e) atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica: educação infantil; ensino fundamental; ensino médio e ensino profissionalizante dos 06 (seis) aos 18 (dezoito) anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 14 Q23672 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCTexto associado.Considere o texto abaixo para responder à questão. Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta (geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo. (HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)... onde as pessoas vivem como seres encantados. No contexto, o elemento sublinhado acima pode ser substituído por a) na qual. b) nos quais. c) os quais. d) da qual e) a qual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 15 Q23673 | Direito Constitucional, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCQuando os professores, alunos e pais participam da elaboração do Projeto Político Pedagógico e juntos decidem a organização curricular do ensino da escola, está se respeitando o seguinte princípio da Constituição Federal: a) universalização do acesso escolar. b) organização curricular de acordo com a realidade dos alunos. c) gestão democrática do ensino público. d) igualdade de condições dos alunos na escola, por meio de projeto curricular uniforme. e) valorização dos conhecimentos dos alunos por meio de currículo único da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 16 Q23675 | Direito Constitucional, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCConforme a Constituição da República Federativa do Brasil, o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto − PIB, deve estar previsto no a) Projeto Político Pedagógico Anual das escolas − PPP. b) Projeto de Lei Anual do Orçamento − LOA. c) Regimento Escolar − RE das escolas públicas e privadas. d) Plano Nacional de Educação − PNE, de duração decenal. e) Plano Plurianual da Educação Básica − PPE. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 17 Q23691 | Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCConsidere uma rede cabeada com hospedeiros interconectados por um comutador Ethernet cabeado. Se substituíssemos a Ethernet cabeada por uma rede 802.11 sem fio, uma placa NIC sem fio substituiria as placas da Ethernet cabeada nos hospedeiros e I substituiria o comutador Ethernet. Na camada de rede ou acima dela, praticamente nenhuma mudança seria necessária, porém, na camada de II, existiriam diferenças importantes entre redes sem fio e com fio. As lacunas I e II são preenchidas, respectivamente, com a) um Access Point e transporte. b) uma Bridge e sessão. c) um Access Point e aplicação. d) um Switch e enlace. e) um Access Point e enlace. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 18 Q23671 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCTexto associado.Considere o texto abaixo para responder à questão. Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta (geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo. (HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)Considerando-se o contexto, a cidade de que se fala NÃO pode ser descrita como um lugar a) quimérico. b) utópico. c) exuberante. d) mítico. e) beligerante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 19 Q23686 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCConforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o conjunto das etapas que compõem a organização da oferta da Educação Profissional pela instituição de Educação Profissional e Tecnológica, no âmbito de um determinado eixo tecnológico, possibilitando contínuo e articulado aproveitamento de estudos e de experiências profissionais devidamente certificadas por instituições educacionais legalizadas, expressa a) um itinerário formativo. b) uma área de aprofundamento. c) um programa de ensino da educação profissional. d) um estudo das novas tecnologias exigidas pelo mundo do trabalho. e) um planejamento do projeto político-pedagógico das escolas técnicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 20 Q23688 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCA estruturação dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, orientada pela concepção de eixo tecnológico, implica em considerar a) a perspectiva prática com prevalência na educação propedêutica, contemplando os diversos campos de conhecimento teórico. b) as bases morais e éticas de cada povo e suas respostas face à globalização. c) os diversos métodos de treinamento utilizados pelas escolas de educação profissional no ensino fundamental. d) o núcleo filosófico comum correspondente ao eixo tecnológico de formação em que se situa o curso. e) a atualização permanente dos cursos e currículos, estruturados em ampla base de dados, pesquisas e outras fontes de informação pertinentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q23678 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCEm uma década, o número de dias que são múltiplos de 7 é igual a a) 521. b) 520. c) 600. d) 480. e) 602. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
12 Q23685 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCA educação profissional e tecnológica I. integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. II. deve ser interligada às seguintes modalidades de ensino: educação de jovens e adultos; educação voltada às novas tecnologias; educação ambiental e educação para o cooperativismo. III. abrangerá os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; de educação profissional técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. Está correto o que consta APENAS em a) I. b) I e III. c) II. d) I e II. e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
13 Q23674 | Direito Constitucional, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCDe acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (CF/88), o dever do Estado para com a educação será efetivado mediante a garantia, dentre outras, de a) educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. b) educação infantil às crianças até 6 (seis) anos completos de idade; ensino fundamental e ensino médio obrigatório. c) educação infantil às crianças até 4 (quatro) anos de idade; ensino fundamental (ciclos I e II); ensino médio e educação profissional optativa. d) educação básica obrigatória e gratuita − no ensino regular e no ensino supletivo, àqueles que não estudaram na idade certa; educação técnica voltada ao ensino fundamental e médio; educação tecnológica e educação superior. e) atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica: educação infantil; ensino fundamental; ensino médio e ensino profissionalizante dos 06 (seis) aos 18 (dezoito) anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
14 Q23672 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCTexto associado.Considere o texto abaixo para responder à questão. Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta (geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo. (HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)... onde as pessoas vivem como seres encantados. No contexto, o elemento sublinhado acima pode ser substituído por a) na qual. b) nos quais. c) os quais. d) da qual e) a qual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
15 Q23673 | Direito Constitucional, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCQuando os professores, alunos e pais participam da elaboração do Projeto Político Pedagógico e juntos decidem a organização curricular do ensino da escola, está se respeitando o seguinte princípio da Constituição Federal: a) universalização do acesso escolar. b) organização curricular de acordo com a realidade dos alunos. c) gestão democrática do ensino público. d) igualdade de condições dos alunos na escola, por meio de projeto curricular uniforme. e) valorização dos conhecimentos dos alunos por meio de currículo único da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
16 Q23675 | Direito Constitucional, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCConforme a Constituição da República Federativa do Brasil, o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto − PIB, deve estar previsto no a) Projeto Político Pedagógico Anual das escolas − PPP. b) Projeto de Lei Anual do Orçamento − LOA. c) Regimento Escolar − RE das escolas públicas e privadas. d) Plano Nacional de Educação − PNE, de duração decenal. e) Plano Plurianual da Educação Básica − PPE. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
17 Q23691 | Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCConsidere uma rede cabeada com hospedeiros interconectados por um comutador Ethernet cabeado. Se substituíssemos a Ethernet cabeada por uma rede 802.11 sem fio, uma placa NIC sem fio substituiria as placas da Ethernet cabeada nos hospedeiros e I substituiria o comutador Ethernet. Na camada de rede ou acima dela, praticamente nenhuma mudança seria necessária, porém, na camada de II, existiriam diferenças importantes entre redes sem fio e com fio. As lacunas I e II são preenchidas, respectivamente, com a) um Access Point e transporte. b) uma Bridge e sessão. c) um Access Point e aplicação. d) um Switch e enlace. e) um Access Point e enlace. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
18 Q23671 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCTexto associado.Considere o texto abaixo para responder à questão. Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta (geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo. (HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)Considerando-se o contexto, a cidade de que se fala NÃO pode ser descrita como um lugar a) quimérico. b) utópico. c) exuberante. d) mítico. e) beligerante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
19 Q23686 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCConforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o conjunto das etapas que compõem a organização da oferta da Educação Profissional pela instituição de Educação Profissional e Tecnológica, no âmbito de um determinado eixo tecnológico, possibilitando contínuo e articulado aproveitamento de estudos e de experiências profissionais devidamente certificadas por instituições educacionais legalizadas, expressa a) um itinerário formativo. b) uma área de aprofundamento. c) um programa de ensino da educação profissional. d) um estudo das novas tecnologias exigidas pelo mundo do trabalho. e) um planejamento do projeto político-pedagógico das escolas técnicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
20 Q23688 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCCA estruturação dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, orientada pela concepção de eixo tecnológico, implica em considerar a) a perspectiva prática com prevalência na educação propedêutica, contemplando os diversos campos de conhecimento teórico. b) as bases morais e éticas de cada povo e suas respostas face à globalização. c) os diversos métodos de treinamento utilizados pelas escolas de educação profissional no ensino fundamental. d) o núcleo filosófico comum correspondente ao eixo tecnológico de formação em que se situa o curso. e) a atualização permanente dos cursos e currículos, estruturados em ampla base de dados, pesquisas e outras fontes de informação pertinentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro