Questões de Concursos: CETESB SP

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11 Q717624 | Arquitetura, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

No estado de São Paulo, a disponibilidade hídrica superficial distribui-se de maneira bastante desigual entre as diversas UGRHIs (Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos). As UGRHIs classificadas como industrializadas – cinco no total – localizam-se na região sudeste do Estado, onde cerca de 90% do total de habitantes vivem em áreas urbanas. Quanto à disponibilidade hídrica, está correto afirmar que

12 Q719974 | Arquitetura, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

Em uma cidade média formada por “mares de morros”, observa- se um modelo de urbanização de alta densidade que impermeabiliza o solo nos topos dos morros e meias encostas sem controle urbanístico. As áreas baixas e várzeas são objeto de um intenso controle urbanístico e ambiental por se tratar de uma unidade de conservação. Entretanto, não há fiscalização. Essas áreas baixas foram ocupadas informalmente por uma população de baixa renda, que representa 25% da população urbana.

Assinale a alternativa mais adequada para um projeto de reurbanização por parte do Poder Público com menor custo social e econômico, prevendo um longo período de amortecimento dos investimentos.

13 Q716752 | Arquitetura, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

Em um processo de licenciamento, caso o empreendimento se encontre parcialmente ou totalmente inserido em Áreas de Proteção dos Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo, previamente ao protocolo no GRAPROHAB, deverá ser solicitado(a) o (a)

14 Q718445 | Arquitetura, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

O Rodoanel Mario Covas (SP-21) é um empreendimento urbano que tem a função de desviar e distribuir o tráfego de passagem para o entorno da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP. Pela legislação atual, os grandes empreendimentos, como o citado,

15 Q806040 | Legislação e Decretos, Decreto n 7154 2010 Sistematiza e regulamenta a atuação de órgãos públicos federais, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

Assinale a alternativa na qual as unidades de conservação e instituição correspondem, respectivamente, às lacunas do texto.

 “O Decreto N.º 7.154, de 9 de Abril de 2010 estabelece no Art. 4.o que os estudos de viabilidade técnica, social, econômica e ambiental sobre sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica em unidades de conservação, exceto em ( I ), dependem de prévia autorização do ( II ) e estarão sujeitos à fiscalização desse órgão.”

16 Q719164 | Arquitetura, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

O Conselho de Autoridade Portuária – CAP – por meio do Regulamento de Exploração do Porto de Santos, estabelece os princípios gerais e condições de funcionamento e exploração do porto. O regulamento define “cais preferencial” como sendo aquele

17 Q815831 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) compreende uma faixa que se estende das 12 às 200 milhas marítimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir a largura do mar territorial. É correto afirmar que o Brasil tem na ZEE direitos exclusivos de soberania para fins de

18 Q715804 | Arquitetura, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

Permanece, desde a década de 1920, como forte referência para as pesquisas de antropologia urbana, a chamada

19 Q718196 | Arquitetura, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

O IBGE utiliza escalas adequadas, segundo a natureza da representação, para a classificação de Cartas e Mapas. Assinale a alternativa que, segundo os critérios do IBGE, apresenta, respectivamente, as escalas adequadas para as cartas: (I) Cadastral; (II) Topográfica e (III) Geográfica.

20 Q719032 | Arquitetura, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

Assinale a alternativa na qual as instituições correspondem corretamente às lacunas do texto:

 “Em 1989, visando unificar a política ambiental, foi fundado o ( I ), culminando na extinção do(da) ( II ) e do(da) ( III ). O(A) ( I ) consolida, também, os(as) ( IV ) (do Desenvolvimento da Pesca) e ( V ) (do Desenvolvimento da Borracha), herdando as funções e a infraestrutura de ambos. Em 2007, criou-se o(a) ( VI ), que passa a ser o único órgão federal responsável pela gestão das áreas protegidas”.

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