Questões de Concursos: CNEN

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61 Q26010 | Informática, Arquitetura de Software, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

No Guia de Gestão de Processos do Governo, relacionado ao GesPública e ao e-Ping, publicado em maio de 2011, são apresentados a documentação de orientação metodológica de suporte à gestão de processos e o foco na contratação de serviços de modelagem de processos.

Com relação ao e-Ping, as áreas cobertas estão segmentadas em:

62 Q25914 | Recursos Humanos, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

A gestão de pessoas na administração pública possui algumas peculiaridades que decorrem dos princípios da legalidade,  impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

Quanto ao tema proposto, assinale a afirmativa correta. 

63 Q25997 | Governança de TI, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

Enquanto o Cobit foca nos processos de TI, a ITIL (Information Technology Infraestructure Library) é um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento dos serviços de TI. A versão 3 é formada por 5 livros.

Assinale a alternativa que apresenta os processos do livro Estratégia de Serviços da ITIL.

64 Q25956 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

O Decreto Federal nº 1.171/94 elenca deveres éticos do servidor público. Nos termos da norma, são deveres éticos do  servidor, EXCETO:

65 Q25988 | Direito Administrativo, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

A doutrina explica que “Ato Administrativo é toda declaração unilateral de vontade do Estado, no exercício de prerrogativas públicas, manifestada mediante comandos complementares da lei, expedidos a título de lhe dar cumprimento e sujeitos a controle pelo Poder Judiciário, ficando,assim, excluídos, os atos abstratos e os convencionais".

             (Fernanda Marinela. Direito Administrativo. 5. ed. Niterói: Editora Impetus, 2011. p. 253.)

Sobre o tema, analise.

I. São elementos do ato administrativo: sujeito competente, forma, motivo, objeto e finalidade.
II. No direito administrativo, o silêncio é considerado como consentimento tácito.
III. O mérito administrativo, ou seja, a discricionariedade, pode estar no sujeito, na forma e na finalidade.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

66 Q26200 | Direito Administrativo, Enfermeiro, CNEN, IDECAN

“Determinado agente de uma pessoa jurídica de direito público, nessa qualidade, causa danos a terceiros.”

A pessoa jurídica poderá ser demandada a partir da aplicaçãoda teoria do(a)

67 Q25905 | Informática, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

Considere as afirmativas sobre a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão). 

I.“A ferramenta Pincel é utilizada para aplicar efeito em um texto como se tivesse sido marcado com um marca texto.” 
II. “Não é possível adicionar uma tabela de grande utilização na Galeria de Tabelas Rápidas.” 

Assinale a alternativa correta.

68 Q25942 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

A Lei nº 8.112/90 estabelece os direitos dos servidores públicos federais. Alguns desses direitos podem ser exercidos  por  servidores  ainda  em  estágio  probatório. 

Assinale  a  licença  ou  afastamento  que  pode  ser  concedido  antes  da  estabilidade funcional. 

69 Q26201 | Direito Administrativo, Enfermeiro, CNEN, IDECAN

Acerca do processo administrativo, assinale a afirmativa INCORRETA.

70 Q25966 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

Texto associado.
Texto I
Visão comunicativa


      Até pouco tempo atrás, a qualificação de empresários, headhunters, executivos e CEOs e dos mais variados profissionais se fundava no domínio de outro idioma - o inglês em particular. Num mundo globalizado, saber outra língua é signo e condição competitiva.
      Décadas recentes demonstraram, no entanto, que já é digna de atenção a maneira como nossos recursos humanos buscam reciclar o próprio português. Aumenta a necessidade de usar o idioma de forma refinada, como ferramenta nos negócios, ou pelo menos de modo a não pôr a perder um negócio.
      O mercado brasileiro avança em seus próprios terrenos, não só os globalizados. Vivemos hoje num país em que mais de 800 milhões de mensagens eletrônicas diárias são trocadas, muitas das quais enviadas para tratar de questões empresariais. Há mais relatórios, encontros entre empresários, almoços de negócios, apresentações em reuniões de trabalho. Cresce o número de situações em que as pessoas ficam mais expostas por meio da escrita e da retórica oral, expondo a fragilidade de uma má formação em seu próprio idioma. Não por acaso, cresce também a procura  por aulas de língua portuguesa, destinadas a executivos, gerentes e os mais diversos tipos de profissionais.
     A velocidade da mensagem eletrônica não perdoa desatenção. Texto de correio eletrônico, de redes sociais com fins corporativos e de intranets deve ser simples, mas exige releitura e cuidado para acertar o tom da mensagem. Se por um lado a popularização da tecnologia nos ambientes de trabalho fez com que as pessoas passassem a ter contato diário com a língua escrita, por outro a enorme quantidade de mensagens trocadas nem sempre deixa claro onde está o valor da informação realmente importante. As mensagens eletrônicas do mundo empresarial dão ainda muita margem a mal-entendidos, com textos truncados, obscuros ou em desacordo com normas triviais da língua e da comunicação corporativa.
      Quem se comunica bem no mundo profissional não é quem repete modelinhos e regras, ideias e frases feitas aprendidas em cursos prêt-à-porter de comunicação empresarial. Saber interagir num ambiente minado como o das organizações ajuda a carreira, mas para ter real efeito significa dar voz ao outro, falar não para ouvir o que já sabia, mas descobrir o que não se percebia por pura falta de diálogo.

(Luiz Costa Pereira Junior. Língua Portuguesa. Ed. Segmento. Janeiro de 2014.)
De acordo com as ideias expressas no texto, é correto afirmar que
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