Questões de Concursos: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

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11 Q814528 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

A sociedade moderna coloca a organização do trabalho como sendo um dos seus pressupostos básicos para a ação educativa. Assim, o trabalho como princípio educativo, desde a década de 1980, vem aparecendo como um importante norteador das ações educativas de uma escola. A própria LDB situa, em seu art. 3, a vinculação que deve existir entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Nessa perspectiva, a importância do trabalho como princípio educativo se deve porque ele

12 Q320601 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

As transformações em curso na sociedade brasileira, decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos, bem como a internacionalização da economia trouxeram novos desafios para a educação. Nesse contexto, as novas formas de organização e gestão do trabalho exigem uma pedagogia

13 Q814227 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

De acordo com a LDB, existem três finalidades para a educação brasileira, a saber:

14 Q816166 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

Segundo a LDBEN-9394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendida as seguintes condições, EXCETO:

15 Q604403 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

O AACR2 estabelece as regras gerais para uso de uma pontuação na descrição de um item. Conforme este código, o sinal ponto-e-vírgula (;) pode ser utilizado

16 Q601617 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

De acordo com a NBR 6022, de maio de 2003, da ABNT, que trata da apresentação de artigo em publicação periódica científica impressa, o resumo em língua estrangeira é considerado um elemento

17 Q604173 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

Na construção de um tesauro, é fundamental o emprego de relações conceituais. Nesse contexto, se dois conceitos diferentes possuem características idênticas e um deles possui uma característica a mais do que o outro, pode-se afirmar que entre eles se estabelece uma relação

18 Q616299 | Informática, Tipos, Tecnólogo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

Para se evitar vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers e pragas virtuais é recomendável que se mantenha o sistema operacional sempre atualizado. Para automatizar esse processo, para usuários do Windows XP em computadores ligados à Internet, basta:

19 Q813604 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

Além do financiamento, previsto na Carta Magna Brasileira para a educação e assumido pela legislação educacional, existem acordos internacionais que permitem aos vários países a aplicação de recursos. Para a educação profissional, foi definido, na década de noventa, um programa de financiamento que atende a vários segmentos da sociedade brasileira (público, comunitário e privado), desde que se cumpram os requisitos legais estabelecidos e se encaminhe proposta ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O Programa básico de financiamento da educação profissional é conhecido como:

20 Q815010 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

Observadas todas as normas de credenciamento e autorização existentes no país, os cursos de educação profissional de nível tecnológico e de pós-graduação constituem etapas da educação superior brasileira, tendo os seus egressos:

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