Questões de Concursos: DFtrans DF

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21 Q330264 | Segurança e Transporte, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Diferentemente do que acontece na maioria das grandes metrópoles mundiais, a base do transporte público na cidade de São Paulo é o ônibus. A frota do sistema de transporte urbano sobre pneus conta atualmente com cerca de 11 mil ônibus e é responsável pelo deslocamento de 3,9 milhões de passageiros/dia. A cidade de São Paulo é servida por cerca de 1.200 linhas regulares, que se distribuem ao longo de quase quatro mil quilômetros de ruas e avenidas — de um total de 13,5 mil quilômetros de rede viária urbana — e que utilizam uma frota na qual estão incluídos desde microônibus para vinte passageiros até os grandes biarticulados que transportam mais de duzentas pessoas ao mesmo tempo. Em comparação com os cerca de quatro milhões de embarques por dia, do sistema de ônibus, o metrô, com suas três linhas e cerca de 50 quilômetros de rede, não atinge nem a metade desse número. As crescentes dificuldades de circulação dos ônibus vêm sendo, porém, responsáveis pela gradativa e constante queda de qualidade do serviço prestado pelo sistema. Isso se reflete em dilatação do tempo de viagem, ociosidade ou superlotação da frota — conforme o local e horário — tempos de espera excessivos, desconforto e insegurança. Como não poderia deixar de ser, isso tudo resulta na perda de passageiros e de receita.

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir, referentes à programação de serviços de transporte coletivo.

Os corredores de ônibus são aqueles cujo sistema de linhas está estruturado segundo o esquema tronco-alimentador.

22 Q330727 | Segurança e Transporte, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

O plano diretor é um instrumento do Estatuto da Cidade indispensável para o exercício de uma política urbana sustentável. Em Florianópolis, capital que ocupa a segunda posição no ranque das cidades brasileiras com maior índice de qualidade de vida, os instrumentos participativos servem como diretrizes na gestão administrativa. Um plano diretor tem como principal objetivo prever o crescimento para curto, médio e longo prazos. O planejamento busca antecipar e projetar a ocupação organizada do solo dos 10, 20 e 50 anos seguintes. Dessa forma, são definidos regras e padrões para sua ocupação, com definição de áreas específicas para residências e para atividades que atendam às vocações do município - comércio, serviços, turismo, lazer e indústrias de tecnologia não-poluentes. No exemplo de Florianópolis, cuja administração municipal foi considerada, por duas vezes, a melhor, entre as capitais brasileiras, o plano diretor é dividido em várias regiões, permitindo um planejamento minucioso de cada área, atendendo às necessidades especificas dos moradores. A partir do texto acima e considerando a política de desenvolvimento urbano e o Estatuto da Cidade, julgue os itens a seguir.

De acordo com o Estatuto da Cidade, o estudo de impacto de vizinhança de um projeto de transporte pode dispensar a elaboração do estudo prévio de impacto ambiental.

23 Q465531 | Direito Previdenciário, Dependentes, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Maria vivia em regime de união estável com João, tendo sido incluída como dependente de seu companheiro perante a previdência social. Em virtude de problemas pessoais, Maria e João decidiram extinguir a união estável e propuseram ação de dissolução e reconhecimento de união estável, com partilha de bens e pedido de alimentos. Nessa situação, tendo sido estabelecida judicialmente a obrigação de João prestar alimentos à sua companheira, Maria não perderá a qualidade de dependente de João para fins da previdência social.

24 Q352829 | Contabilidade Geral, Analise das Demonstrações Contábeis Análise de Balanço, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

A respeito da utilização de índices para a análise econômico-financeira, julgue os itens subseqüentes.

Ao utilizar o índice de solvência, não se considera o volume de recursos disponível no patrimônio líquido da empresa. Desse modo, a análise restringe-se a recursos econômicos e obrigações de curto e longo prazo.

25 Q745322 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Quanto aos planos de crescimento e desenvolvimento econômicos no pós-guerra, julgue os itens de 106 a 112.

O II Plano Nacional de Desenvolvimento (IIPND) que priorizou investimentos no setor agrícola com o objetivo de ampliar as exportações, é considerado o início da revolução agrícola brasileira.

26 Q329861 | Segurança e Transporte, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Diferentemente do que acontece na maioria das grandes metrópoles mundiais, a base do transporte público na cidade de São Paulo é o ônibus. A frota do sistema de transporte urbano sobre pneus conta atualmente com cerca de 11 mil ônibus e é responsável pelo deslocamento de 3,9 milhões de passageiros/dia. A cidade de São Paulo é servida por cerca de 1.200 linhas regulares, que se distribuem ao longo de quase quatro mil quilômetros de ruas e avenidas — de um total de 13,5 mil quilômetros de rede viária urbana — e que utilizam uma frota na qual estão incluídos desde microônibus para vinte passageiros até os grandes biarticulados que transportam mais de duzentas pessoas ao mesmo tempo. Em comparação com os cerca de quatro milhões de embarques por dia, do sistema de ônibus, o metrô, com suas três linhas e cerca de 50 quilômetros de rede, não atinge nem a metade desse número. As crescentes dificuldades de circulação dos ônibus vêm sendo, porém, responsáveis pela gradativa e constante queda de qualidade do serviço prestado pelo sistema. Isso se reflete em dilatação do tempo de viagem, ociosidade ou superlotação da frota — conforme o local e horário — tempos de espera excessivos, desconforto e insegurança. Como não poderia deixar de ser, isso tudo resulta na perda de passageiros e de receita.

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir, referentes à programação de serviços de transporte coletivo.

Segundo a função, as linhas de transporte público podem ser classificadas como convencional, troncal, alimentadora, seletiva e expressa.

27 Q747836 | Economia, Inflação, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Quanto aos planos de crescimento e desenvolvimento econômicos no pós-guerra, julgue os itens de 106 a 112.

Entre as medidas adotadas pelo Plano Cruzado (1986), estava a implantação de uma escala móvel de salários (gatilho) a cada vez que o aumento acumulado no nível de preços ao consumidor atingisse 20%, e essa medida foi a grande responsável pelo fracasso do Plano.

28 Q352423 | Contabilidade Geral, Analise das Demonstrações Contábeis Análise de Balanço, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da influência de tributos no patrimônio e dos indicadores das empresas, julgue os itens a seguir.

Ao apurar o imposto de renda de pessoa jurídica, a empresa pode optar pelo seu pagamento ou por sua apropriação. No caso do pagamento imediato, a redução do índice de liquidez corrente será imediata. Caso a empresa opte pela apropriação, o índice de liquidez corrente será acrescido no momento do registro.

29 Q329533 | Segurança e Transporte, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Um dos principais desafios das cidades, em qualquer lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte. O direito de ir e vir de todos os cidadãos nem sempre é respeitado. A maioria das políticas de desenvolvimento, e os próprios investimentos nacionais e regionais, ainda está voltada à boa circulação dos automóveis particulares e veículos de carga. Somente casos isolados mostram tentativas de priorizar o transporte coletivo no Brasil, buscando democratizar a mobilidade e a acessibilidade urbanas de forma planejada.

Tendo o texto acima como referencia inicial, julgue os próximos itens.

Os ônibus elétricos (trólebus) são movidos a bateria elétrica.

30 Q357452 | Contabilidade Geral, Contabilidade Aplicada à Administração Pública, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Um consumidor pode escolher gastar sua renda m com o bem x1 ou com o bem x2 de tal forma que a sua reta orçamentária seja descrita por p1 x1 + p2 x2 = m, em que P1 e P2 são os respectivos preços. Com relação a essa situação, julgue os itens que se seguem.

Se um imposto específico é lançado igualmente sobre dois bens, a reta orçamentária do consumidor desses bens não se desloca.

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