Questões de Concursos: DPE RJ

Prepare-se para a prova com questões de DPE RJ de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q264891 | , Técnico Superior Especializado Desenvolvimento de Sistemas, DPE RJ, FGV

João está responsável pela proposta de arquitetura para um sistema. Para descrever as principais partes do sistema que será desenvolvido, ocultando as operações dessas partes e mostrando as interações entre elas por meio das interfaces disponibilizadas e das interfaces necessárias, João deve utilizar o diagrama de :

12 Q262753 | Administração Geral, Balanced Scorecard, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Desde sua introdução, em 1992, com clássico artigo de Robert Kaplan e David Norton publicado pela Harvard Business Review, o Balanced Scorecard vem trazendo mudanças significativas aos processos de planejamento estratégico empresariais que podem ser creditadas principalmente ao fato de o instrumento.

13 Q685620 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

Com relação à Justiça Restaurativa, analise as afirmativas a seguir. 
I. É uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores. 
II. O mediador determina a melhor solução do litígio a partir de prévia escuta das partes envolvidas. 
III. Não pode ser aplicada em crimes mais graves. 
Está correto o que se afirma em:

14 Q262971 | Gestão de Pessoas, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Instrumento que permite à empresa administrar seus recursos humanos nas movimentações horizontais (mérito) e verticais (promoções) e assim reter seus talentos, possibilitando a ascensão do profissional de acordo com suas aptidões e desempenho, e subsidiando o desenvolvimento do plano de carreira. Trata-se de :

15 Q264794 | Administração Pública, Políticas Públicas, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Os modelos de elaboração de Políticas Públicas que aspiram à generalidade desconsideram o fato de que diferentes ambientes sociais, que configuram a situação em que é feita a escolha da política, aparentemente levam os tomadores de decisão a fazer opções significativamente distintas. Deste modo, para que haja adequabilidade de um modelo teórico, deve-se levar em conta que :

16 Q183693 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, DPE RJ, FGV

Uma casa possui uma quantidade linear de parede de 80 m, com pé direito de 3,00 metros. Um engenheiro necessita determinar a quantidade de tijolo 10x18x18 cm que deverá ser comprada para executar essas paredes. A casa tem oito portas de 0,80 x 2,00 m, cinco janelas de 2,00 x 1,00 m e dois basculantes de banheiro de 0,80 x 0,80 m. As juntas verticais e horizontais são uniformes, com 2 cm de espessura. Desconsidere vãos superiores a 1,5 m2 . Considere no cálculo 10% de perdas durante os serviços. A quantidade de tijolos necessários para a obra é

17 Q10247 | Português, Técnico Médio de Defensoria Pública, DPE RJ, FGV

Texto associado.
CIDADE URGENTE

Os problemas da expansão urbana estão na conversa cotidiana dos milhões de brasileiros que vivem em grandes cidades e sabem “onde o sapato aperta”. São reféns do metrô e do ônibus, das enchentes, da violência, da precariedade dos serviços públicos. No vestibular, todo estudante depara com a “questão urbana” e os pesquisadores se debruçam sobre o assunto, que também é parte significativa da pauta dos meios de comunicação.
Não poderia ser diferente: com 85% da população nas cidades (chegará a 90% ao final desta década), quem pode esquecer a relevância do tema?
Parece incrível, mas os grandes operadores do sistema econômico e político tratam os problemas das cidades como grilos que irritam ao estrilar. Passados os incômodos de cada crise, quem ganha dinheiro no caos urbano toca em frente seus negócios e quem ganha votos, sua campanha. Só alguns movimentos populares e organizações civis - Passe Livre, Nossa São Paulo e outros - insistem em plataformas, debates e campanhas para enfrentar os problemas e encontrar soluções sustentáveis.
A criação do Ministério das Cidades, no governo Lula, fazia supor que o Brasil enfrentaria o desafio urbano, integrando as políticas públicas no âmbito municipal, estabelecendo parâmetros de qualidade de vida e promovendo boas práticas. Passados quase 12 anos, o ministério é mais um a ser negociado nos arranjos eleitorais.
A gestão é fragmentada, educação para um lado e saúde para outro, habitação submetida à especulação imobiliária, saneamento à espera de recursos que vão para as grandes obras de fachada, transporte inviabilizado por um século de submissão ao mercado do petróleo. A fragmentação vem do descompasso entre União, Estados e municípios, desunidos por um pacto antifederativo, adversários na disputa pelos tributos que se sobrepõem nas costas dos cidadãos.
(....) Uma nova gestão urbana pode nascer com a participação das organizações civis e movimentos sociais que acumularam experiências e conhecimento dos moradores das periferias e usuários dos serviços públicos. Quem vive e estuda os problemas, ajuda a achar soluções.

Marina Silva, Folha de São Paulo, 7/1/2014.
O segundo período do primeiro parágrafo, em relação ao anterior, tem valor de

18 Q262254 | Administração Pública, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

A tomada de decisão é um processo que engloba a identificação do problema, dos critérios, das técnicas utilizadas para elaborar, analisar e escolher alternativas e, ainda, verificar a eficácia da decisão. A teoria de decisão no ambiente contemporâneo tem se caracterizado pelo aumento da incerteza e pela complexidade das técnicas de decisão. Nesse contexto, o administrador tomador de decisões deve considerar.

19 Q264269 | Contabilidade Geral, Técnico Superior Especializado Ciências Contábeis, DPE RJ, FGV

A respeito da Demonstração do Valor Adicionado, o Pronunciamento Técnico CPC 09 menciona: “para os investidores e outros usuários, essa demonstração proporciona o conhecimento de informações de natureza econômica e social e oferece a possibilidade de melhor avaliação das atividades da entidade dentro da sociedade na qual está inserida”.
O CPC 09 ainda define valor adicionado como “a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade”.

A alternativa que relaciona corretamente apenas componentes da distribuição do valor adicionado é

20 Q682416 | Segurança da Informação, Técnico Superior Especializado Tecnologia da Informação, DPE RJ, FGV

De acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013, uma organização deve programar auditorias internas a fim de verificar a aderência da conformidade do sistema de gestão da segurança da informação aos seus requisitos e à legislação vigente.
Sobre a realização da auditoria interna, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.