Questões de Concursos: DPE RS

Prepare-se para a prova com questões de DPE RS de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q475650 | Farmácia, Reações Adversas, Analista, DPE RS, FCC

Um indivíduo apresentou perda de consciência e hipotensão arterial com necessidade de reposição volêmica, após duas horas da doação de sangue em um hospital público. O quadro pode ter correlação com a doação?

52 Q267119 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Enfermagem, DPE RS, FCC

O familiar responsável por um paciente com quadro de confusão mental deve ser orientado para

53 Q244961 | Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Técnico de Apoio Especializado, DPE RS, FCC

Considerando acidentes com animais peçonhentos ou venenosos, uma das condutas preconizadas, de acordo com o tipo de acidente, é:

54 Q267144 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 9, Analista Enfermagem, DPE RS, FCC

Durante a avaliação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA existente na empresa, foram identificadas necessidades de complementações no mesmo, pois conforme a NR 9, o PPRA

55 Q33899 | Raciocínio Lógico, Técnico de Apoio Especializado, DPE RS, FCC

Para produzir 60% de uma encomenda, os oito funcionários de uma empresa gastaram um total de 63 horas. Como dois ficaram doentes, os outros seis funcionários terão de produzir sozinhos os 40% restantes da encomenda. Considerando que todos eles trabalham no mesmo ritmo e executam as mesmas tarefas, pode-se estimar que o restante da encomenda será produzido em

57 Q33895 | Português, Técnico de Apoio Especializado, DPE RS, FCC

Texto associado.
Calendário maia que inspirou crença no fim do mundo está em Dresden

        A prova de que o mundo não vai acabar fica bem atrás de uma pesada porta de metal dourada, pintada com hieróglifos. A porta leva do Museu do Livro diretamente à sala do tesouro da Biblioteca Estatal e Universitária de Dresden. As paredes são pintadas de preto, uma luz pálida dificulta a visão e um mistério parece pairar no ar.
        A sala guarda escritos seculares como, por exemplo, um cone de argila da Suméria de quase 4 mil anos, um livro de orações hebraico e uma Missa em si menor, de Johann Sebastian Bach. No meio do recinto, repousa o maior tesouro, dentro de uma caixa de vidro: o mundialmente famoso calendário maia, composto de uma tira de papel amate de 3,5 metros, dobrada em 39 folhas.
        É uma boa notícia que haja um calendário como o da biblioteca de Dresden, porque a maioria dos documentos da cultura maia foi destruída. “Quando os europeus conquistaram o México, os deuses maias eram tão estranhos para eles que o bispo Diego de Landa ordenou que todos os 5 mil livros maias fossem queimados”, conta Thomas Bürger, diretor da biblioteca.
        O calendário é originário do início do século 16, tendo sido produzido pouco antes da conquista espanhola, embora os pesquisadores não tenham uma datação mais precisa e não saibam a forma como o documento chegou da América Latina para a Europa. Relatos dão conta de que o bibliotecário e capelão da corte Christian Götze o descobriu em 1739, durante uma viagem de compras a Viena, de onde o levou para a Biblioteca Real, em Dresden.
        Somente cem anos depois, descobriu-se que o documento é um manuscrito maia. O então diretor da biblioteca, Ernst Wilhelm Förstemann, conseguiu decifrar grande parte da escrita histórica, marcando o dia 21 de dezembro de 2012 como uma data importante. Nesse dia, começa um novo ciclo de 400 anos, o 14º baktun. O tão falado apocalipse é, portanto, apenas uma das possíveis interpretações dessa data.

(Adaptado de Claudia Euen. CartaCapital, 20 de dezembro de 2012, http://www.cartacapital.com.br/sociedade/calendario- maia-que-inspirou-crenca-no-fim-do-mundo-esta-em-dresden/)
O segmento cujo sentido está adequadamente expresso em outras palavras é:

58 Q246180 | Português, Técnico de Apoio Especializado, DPE RS, FCC

Texto associado.

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância”.

            (Mário Quintana. Caderno H. Disponível em: http://www.re- leituras.com/mquintana_cadernoh.asp)

Considerando-se o contexto, o termo dispersão pode adquirir o sentido de

59 Q33921 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Rio Grande do Sul, Técnico de Apoio Especializado, DPE RS, FCC

De acordo com a Lei Complementar nº 10.098/94, a extinção do cargo público acarreta a

60 Q638628 | Informática, Introdução, Técnico, DPE RS, FCC

Um dos aspectos mais importantes dos sistemas operacionais é a capacidade de realizar multiprogramação. Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.