Questões de Concursos Públicos: DPE SP Encontre aqui questões DPE SP de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. DPE SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q34079 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior Uma proposta metodológica tem como objetivo a) prescrever um conjunto de técnicas de aprendizagem a serem aplicadas de maneira sistemática para se atingir os resultados esperados nesse processo. b) determinar os caminhos a serem percorridos na aprendizagem de competências e habilidades voltadas à eficiência de um trabalho. c) a constituição de um espaço de interação e reflexão na elaboração e aprofundamento de conhecimentos, em um permanente movimento que se volta a práticas educativas. d) estabelecer um conjunto de abordagens para um ensino que especifique, com precisão, os produtos esperados. e) definir, no início do processo de aprendizagem, os conteúdos curriculares que deverão ser desenvolvidos para se alcançar um determinado resultado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q34081 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos. II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto. III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar. IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas. V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um. Está correto o que se afirma APENAS em a) I, II e V. b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) I, III e V. e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q373561 | Português, Redação Oficial, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC, Ensino Médio Os fechos "Sendo o que se apresenta para o momento" e "Com as expressões de nossa elevada consideração" são hoje considerados a) modelos de cortesia e distinção. b) próprios da correspondência oficial. c) obsoletos e inadequados. d) prerrogativa das altas patentes militares. e) restritos ao mundo corporativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q34084 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos. Depoimentos como este confirmam a) o combate ao preconceito e à discriminação racial existente na sociedade. b) a valorização que se tem em relação à diversidade cultural presente na escola. c) a incorporação do multiculturalismo nas práticas educativas dos professores. d) o complexo, variado e conflituoso cenário cultural em que a escola está imersa. e) a sala de aula como um espaço rico pelo convívio de várias culturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q34080 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los. Igualmente importante é que o planejamento do trabalho do professor possa considerar a) a graduação do ensino, de maneira que se parta do conhecimento fácil para o difícil, e do próximo para o distante. b) as habilidades e competências de cada um dos alunos para que o ensino escolar os prepare para ter sucesso no mercado de trabalho. c) os conhecimentos úteis a um ensino eficiente que interesse aos alunos, visando à sua preparação para a vida adulta. d) o exercício dos sentidos para se obter a necessária memorização funcional dos conteúdos. e) os interesses e as vivências dos alunos para que eles próprios se conheçam e se reconheçam, construindo sua identidade individual e de grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q187521 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC, Ensino Médio Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho. (Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250)A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de a) Trabalho Abstrato. b) Trabalho Complexo. c) Mais-Valia Absoluta. d) Mais-Valia Relativa. e) Acumulação Primitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q192265 | Informática, Memória, Agente de Defensoria Administrador de Banco de Dados, DPE SP, FCC, Ensino Médio Na arquitetura de von Neumann, a unidade básica de transferência da memória ou para a memória denomina-se a) byte. b) endereço. c) instrução. d) palavra. e) dado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q174793 | Direito Penal, Teoria Geral do Delito, Defensor Público, DPE SP, FCC, Ensino Médio “(...) instrumento de legitimação da gestão policial e judiciária da pobreza que incomoda - a que se vê, a que causa incidentes e desordens no espaço público, alimentando, por con- seguinte, uma difusa sensação de insegurança, ou simplesmente de incômodo tenaz e de inconveniência -, propagou-se através do globo a uma velocidade alucinante. E com ela a retórica militar da “guerra” ao crime e da “reconquista” do espaço público, que assimila os delinquentes (reais ou imaginários), sem-teto, mendigos e outros marginais a invasores estrangeiros - o que facilita o amálgama com a imigração, sempre rendoso eleitoralmente.” (WACQUANT, Loïc. As Prisões da Miséria.) A escola/doutrina descrita pelo autor é : a) funcionalismo penal. b) abolicionismo penal. c) “tolerância zero”. d) Escola de Chicago. e) associação diferencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q186263 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Agente de Defensoria Analista de Sistemas, DPE SP, FCC, Ensino Médio Na engenharia de software, um processo iterativo denominado sprint, que segue o ciclo PDCA para entregar, num período de 30 dias aproximadamente, um incremento do software pronto, caracteriza a metodologia ágil a) SCRUM. b) DSDM. c) Crystal. d) FDD. e) XP. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q325545 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC, Ensino Médio Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos. Depoimentos como este confirmam a) o combate ao preconceito e à discriminação racial existente na sociedade. b) a valorização que se tem em relação à diversidade cultural presente na escola. c) a incorporação do multiculturalismo nas práticas educativas dos professores. d) o complexo, variado e conflituoso cenário cultural em que a escola está imersa. e) a sala de aula como um espaço rico pelo convívio de várias culturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro ← AnteriorPróximo →🖨️ Imprimir questões
11 Q34079 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior Uma proposta metodológica tem como objetivo a) prescrever um conjunto de técnicas de aprendizagem a serem aplicadas de maneira sistemática para se atingir os resultados esperados nesse processo. b) determinar os caminhos a serem percorridos na aprendizagem de competências e habilidades voltadas à eficiência de um trabalho. c) a constituição de um espaço de interação e reflexão na elaboração e aprofundamento de conhecimentos, em um permanente movimento que se volta a práticas educativas. d) estabelecer um conjunto de abordagens para um ensino que especifique, com precisão, os produtos esperados. e) definir, no início do processo de aprendizagem, os conteúdos curriculares que deverão ser desenvolvidos para se alcançar um determinado resultado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q34081 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos. II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto. III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar. IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas. V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um. Está correto o que se afirma APENAS em a) I, II e V. b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) I, III e V. e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q373561 | Português, Redação Oficial, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC, Ensino Médio Os fechos "Sendo o que se apresenta para o momento" e "Com as expressões de nossa elevada consideração" são hoje considerados a) modelos de cortesia e distinção. b) próprios da correspondência oficial. c) obsoletos e inadequados. d) prerrogativa das altas patentes militares. e) restritos ao mundo corporativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q34084 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos. Depoimentos como este confirmam a) o combate ao preconceito e à discriminação racial existente na sociedade. b) a valorização que se tem em relação à diversidade cultural presente na escola. c) a incorporação do multiculturalismo nas práticas educativas dos professores. d) o complexo, variado e conflituoso cenário cultural em que a escola está imersa. e) a sala de aula como um espaço rico pelo convívio de várias culturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q34080 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los. Igualmente importante é que o planejamento do trabalho do professor possa considerar a) a graduação do ensino, de maneira que se parta do conhecimento fácil para o difícil, e do próximo para o distante. b) as habilidades e competências de cada um dos alunos para que o ensino escolar os prepare para ter sucesso no mercado de trabalho. c) os conhecimentos úteis a um ensino eficiente que interesse aos alunos, visando à sua preparação para a vida adulta. d) o exercício dos sentidos para se obter a necessária memorização funcional dos conteúdos. e) os interesses e as vivências dos alunos para que eles próprios se conheçam e se reconheçam, construindo sua identidade individual e de grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q187521 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC, Ensino Médio Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho. (Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250)A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de a) Trabalho Abstrato. b) Trabalho Complexo. c) Mais-Valia Absoluta. d) Mais-Valia Relativa. e) Acumulação Primitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q192265 | Informática, Memória, Agente de Defensoria Administrador de Banco de Dados, DPE SP, FCC, Ensino Médio Na arquitetura de von Neumann, a unidade básica de transferência da memória ou para a memória denomina-se a) byte. b) endereço. c) instrução. d) palavra. e) dado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q174793 | Direito Penal, Teoria Geral do Delito, Defensor Público, DPE SP, FCC, Ensino Médio “(...) instrumento de legitimação da gestão policial e judiciária da pobreza que incomoda - a que se vê, a que causa incidentes e desordens no espaço público, alimentando, por con- seguinte, uma difusa sensação de insegurança, ou simplesmente de incômodo tenaz e de inconveniência -, propagou-se através do globo a uma velocidade alucinante. E com ela a retórica militar da “guerra” ao crime e da “reconquista” do espaço público, que assimila os delinquentes (reais ou imaginários), sem-teto, mendigos e outros marginais a invasores estrangeiros - o que facilita o amálgama com a imigração, sempre rendoso eleitoralmente.” (WACQUANT, Loïc. As Prisões da Miséria.) A escola/doutrina descrita pelo autor é : a) funcionalismo penal. b) abolicionismo penal. c) “tolerância zero”. d) Escola de Chicago. e) associação diferencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q186263 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Agente de Defensoria Analista de Sistemas, DPE SP, FCC, Ensino Médio Na engenharia de software, um processo iterativo denominado sprint, que segue o ciclo PDCA para entregar, num período de 30 dias aproximadamente, um incremento do software pronto, caracteriza a metodologia ágil a) SCRUM. b) DSDM. c) Crystal. d) FDD. e) XP. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q325545 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC, Ensino Médio Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos. Depoimentos como este confirmam a) o combate ao preconceito e à discriminação racial existente na sociedade. b) a valorização que se tem em relação à diversidade cultural presente na escola. c) a incorporação do multiculturalismo nas práticas educativas dos professores. d) o complexo, variado e conflituoso cenário cultural em que a escola está imersa. e) a sala de aula como um espaço rico pelo convívio de várias culturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro