Questões de Concursos: ENADE

Prepare-se para a prova com questões de ENADE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q212261 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

Uma paciente com 64 anos de idade sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) há 6 meses. Atualmente, apresenta sequelas motoras no hemicorpo esquerdo, sem alterações na fala ou na cognição. Na avaliação de tônus, de acordo com a Escala de Ashworth, constatou-se espasticidade grau 2 em músculos flexores de membro superior e em músculos extensores do membro inferior do hemicorpo esquerdo. Consegue permanecer em pé somente com apoio e não realiza marcha. Recebe atendimento fisioterapêutico ambulatorial há 5 meses, e iniciou atendimento em Fisioterapia aquática.

Considerando o caso apresentado e as disposições gerais para o planejamento de tratamentos que utilizem os recursos terapêuticos aquáticos, avalie as seguintes afirmações.

I. Para a paciente será mais fácil realizar exercícios em águas rasas do que em águas mais profundas, pois o suporte da flutuação diminui à medida que uma porção maior do corpo está imersa.

II. A água adequadamente aquecida será benéfica para o atendimento da paciente, devido aos efeitos da temperatura sobre a espasticidade verificada na avaliação.

III. Atividades com extremidades distais estáveis, como o repouso da mão sobre uma prancha, facilitarão a realização de movimentos daquele segmento do corpo.

É correto o que se afirma em

32 Q182781 | Enfermagem, Enfermagem, ENADE, INEP

O risco de quedas de pessoas idosas em ambiente hospitalar está associado a fatores de risco vinculados tanto ao indivíduo quanto ao ambiente físico. Um enfermeiro do setor de internação, ao admitir um paciente do sexo masculino, de 85 anos, internado para tratamento de diabetes mellitus, em uso de agentes antidiabéticos, diuréticos, antipsicóticos e antidepressivos tricíclicos, relatou diminuição da acuidade visual, incontinência urinária e inatividade física. Ao exame físico, observou desequilíbrio postural, manchas arroxeadas nos braços e na região do tórax, além de condições higiênicas precárias. Como o perfil do paciente se enquadrava em idosos com risco de queda, o enfermeiro utilizou o protocolo de avaliação de risco padronizado pela instituição.

Nessa situação, os fatores de risco apresentados pelo paciente são caracterizados apenas como

33 Q175396 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

A preservação dos tecidos bucais, a estabilidade, a retenção, o suporte e a estética são objetivos fundamentais a serem alcançados durante o ato de moldar o paciente desdentado total. Além disso, as moldagens devem proporcionar a confecção de bases de próteses totais que respeitem os limites de tolerância fisiológica dos tecidos de suporte.

REIS et al. Moldagem em prótese total: uma revisão de literatura.
RFO, v. 12, n. 1, p. 70-74, jan./abr. 2007.

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Durante a moldagem funcional, a pressão exercida nos tecidos pode ser controlada pela presença de alívio e(ou) perfurações nas moldeiras, bem como pela viscosidade, fluidez e escoamento do material de moldagem.

PORQUE II. Para moldagem de borda em prótese total, são indicados os materiais de consistência leve ou regular, para que seja possível essa área ser moldada com alguma pressão; para a área de suporte, devem ser utilizados materiais de consistência pesada, a fim de que essa região seja moldada de forma compressiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

34 Q212524 | Fisioterapia, Terapia manual, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

Uma paciente de 68 anos de idade apresenta linfedema de membro superior direito, após mastectomia radical, e linfadenectomia axilar direita.

Considerando a drenagem linfática terapêutica, avalie as seguintes afirmações.

I. A drenagem linfática tem aplicação terapêutica sobre a remoção de líquidos e proteínas dos espaços intersticiais, a qual só é possível através da membrana capilar linfática, que é mais permeável que a membrana capilar sanguínea.

II. A drenagem linfática deve ser realizada em pacientes que desenvolvem linfedema do membro superior após remoção dos linfonodos axilares, a fim de evacuar vias linfáticas, com objetivo de receber um maior volume de líquido da região edemaciada.

III. A captação, manobra realizada com o objetivo de estimular a reabsorção do líquido acumulado no interstício, deve ser realizada em sentido centrífugo, visto que o direcionamento do fluxo linfático ocorre após a liberação das vias linfáticas.

IV. Na insuficiência do sistema linfático, a drenagem linfática pode ser realizada com uma pressão de moderada a forte, para que as proteínas dos espaços intersticiais sejam removidas pela drenagem venosa.

V. Após a dissecção de um grupo de linfonodos, o sistema linfático pode compensar o fluxo linfático com a formação de anastomoses linfolinfáticas e linfovenosas, proporcionando uma alternativa para a drenagem linfática.

É correto apenas o que se afirma em

35 Q521549 | Administração Geral, ENADE, INEP

A urbanização no Brasil registrou marco histórico na década de 1970, quando o número de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o número daquelas que viviam no campo. No início deste século, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira já era urbana.

A urbanização no Brasil registrou marco histórico na década de 1970

Considerando essas informações, estabeleça a relação entre as charges:

36 Q183804 | Enfermagem, Enfermagem, ENADE, INEP

Uma paciente de 19 anos de idade, primípara, história de 1 abortamento, IG (idade gestacional) de 38 semanas, acompanhada de seu marido, foi admitida no centro de parto normal pela enfermeira obstetra de plantão. A parturiente referiu contrações uterinas de intensidades variáveis e perda de líquido de cor clara. Na admissão, a enfermeira iniciou a anamnese com a avaliação do cartão pré-natal, prosseguindo com o exame físico-obstétrico, que revelou: apresentação cefálica com dorso à esquerda, dinâmica uterina 3/45"/10?, BCF (batimentos cardiofetais) de 148 bpm; ao toque vaginal: dilatação cervical de 6 cm, no plano zero de De Lee e bolsa íntegra. De posse dos achados clínicos, a enfermeira pôde concluir que a parturiente se encontrava em fase ativa do trabalho de parto de baixo risco e orientou o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, de acordo com o período clínico do parto.

Nessa situação, avalie as seguintes intervenções relativas à situação descrita acima.

I. Realizar a amniotomia e registrar no partograma o acompanhamento do trabalho de parto.

II. Deambular livremente com a ajuda do acompanhante, em espaço reservado, para ativar o trabalho de parto e auxiliar a descida e rotação do feto.

III. Massagear a região cervical e lombar para ativar o córtex primitivo, liberando ocitocina e endorfina e relaxando a musculatura tensionada.

IV. Oferecer a bola suíça para que a parturiente possa realizar movimentos de contração perineal embaixo do chuveiro, para aumentar as contrações uterinas.

São corretas apenas as intervenções apresentadas em

37 Q175929 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Uma paciente com 40 anos de idade e portadora de diabetes mellitus frequenta o grupo de diabéticos na Unidade Básica de Saúde, perto de sua residência. A enfermeira da Equipe de Saúde da Família (ESF) observa que a paciente apresenta dificuldade no controle da glicemia e a encaminha para avaliação médica, que confirma o quadro. Buscando evolução do tratamento, o médico reitera o controle de dieta, uso diário de insulina, desenvolvimento de atividades físicas e solicita avaliação odontológica, pois observou halitose e gengiva sangrante na paciente. O diagnóstico bucal do cirurgião-dentista da ESF foi de doença periodontal avançada.

Considerando o caso relatado, avalie as afirmações a seguir. I. O tratamento odontológico deve ser realizado sob antibioticoterapia profilática e anestesia local com adrenalina, droga de escolha para a hemostasia.

II. A paciente deve ser instruída a fazer sua dosagem de insulina e a se alimentar

normalmente antes do atendimento.

III. A paciente deve ser agendada pela manhã, quando sua glicose está baixa e a atividade insulínica é alta.

IV. O controle da doença periodontal avançada da paciente irá contribuir no controle sistêmico da diabetes mellitus.

V. O quadro de diabetes mellitus da paciente mantém estáveis os níveis de crescimento, proliferação e síntese da matriz pelos fibroblastos do ligamento periodontal e gengiva.

É correto apenas o que se afirma em

38 Q171046 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O conceito de habitus, desenvolvido por Pierre Bourdieu, constituiu-se como a chave-mestra de sua sociologia. De modo geral, o habitus refere-se a um sistema de disposições duráveis adquiridos pelo indivíduo no curso de seu processo de socialização. Apresenta-se como um produto das condições sociais passadas e como princípio gerador das práticas e das representações, permitindo ao indivíduo construir as estratégias antecipadoras. Segundo Bourdieu, essa noção contribui para a superação da oposição entre os pontos de vista objetivista e subjetivista, entre as forças exteriores da estrutura social e as forças interiores resultantes das decisões livres dos indivíduos.

FERREOL, G. Dictionnaire de Sociologie. Paris: Armand Colin, 1991. (com adaptações)

Considerando o texto acima, analise as afirmações a seguir. I. O termo habitus, adotado para marcar a diferença com conceitos correntes, tais como hábito, costume, praxe e tradição, faz a mediação entre a função e a ordem.

II. A instituição escolar tem por função produzir indivíduos dotados de sistema de esquemas inconscientes que constituem sua cultura, ou melhor, o seu habitus, com potencial para transformar a sua herança coletiva em inconsciente individual e comum.

III. Nas sociedades onde inexiste a escola, a função de inculcação do habitus é garantida pelas formas primitivas de classificação (bem/mal, bonito/feio, bom/mau), constituídas pelos mitos e pelos ritos.

IV. O habitus, como capacidade de engendrar as novas práticas, funciona como uma gramática geradora da conduta, ou seja, como um sistema de esquemas interiorizados que permitem engendrar todos os pensamentos, as percepções e as ações características de uma cultura.

V. O habitus é totalmente dependente, pois reside entre o inconsciente-condicionado e o intencional calculado.

É correto apenas o que se afirma em

39 Q170661 | Sistemas de Informação, Ciência da Computação, ENADE, INEP

No desenvolvimento de um software que analisa bases de DNA, representadas pelas letras A, C, G, T, utilizou-se as estruturas de dados: pilha e fi la. Considere que, se uma sequência representa uma pilha, o topo é o elemento mais à esquerda; e se uma sequência representa uma fila, a sua frente é o elemento mais à esquerda.

Analise o seguinte cenário: "a sequência inicial ficou armazenada na primeira estrutura de dados na seguinte ordem: (A,G,T,C,A,G,T,T). Cada elemento foi retirado da primeira estrutura de dados e inserido na segunda estrutura de dados, e a sequência fi cou armazenada na seguinte ordem: (T,T,G,A,C,T,G,A). Finalmente, cada elemento foi retirado da segunda estrutura de dados e inserido na terceira estrutura de dados e a sequência ficou armazenada na seguinte ordem: (T,T,G,A,C,T,G,A)".

Qual a única sequência de estruturas de dados apresentadas a seguir pode ter sido usada no cenário descrito acima?

40 Q211871 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaudiólogo desde os 6 meses com estimulação específica e individualizada. Ele apresenta perda auditiva neurossensorial moderada à esquerda e perda auditiva neurossensorial profunda à direita. Possui dificuldade em acompanhar e fixar a visão, dificuldade de ordem neurológica, apresentando melhor percepção no olho esquerdo (visão periférica). Por orientação do fonoaudiólogo, o paciente frequenta um espaço com Atendimento Educacional Especializado (AEE) há 8 meses.

Considerando os avanços conquistados pelos fonoaudiólogos junto ao contexto educacional e o papel do educador no processo do desenvolvimento global desse paciente, o fonoaudiólogo deve

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.