Questões de Concursos: Escola Superior de Ciências da Saúde DF

Prepare-se para a prova com questões de Escola Superior de Ciências da Saúde DF de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q478490 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

O custo da saúde sempre se remete a algum pagador: o poder público, a operadora de plano de saúde, o segurado, o cidadão com a respectiva carga de impostos e, muitas vezes, algumas pessoas que acabam pagando o tributo da má assistência. Desse modo, gerir custos de matérias e medicamentos é, antes de tudo, uma obrigação e uma finalidade do profissional de saúde e do gestor hospitalar. Acerca da gestão farmacêutica, julgue os itens a seguir. Os custos indiretos são aqueles considerados comuns a diversos procedimentos ou serviços, podendo ser vinculados diretamente a um serviço ou um procedimento, e tendem a apresentar maior complexidade de cálculo, impondo uma série de processamentos paralelos.

12 Q800828 | Fisioterapia, Órtese e Prótese, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Com o aumento na expectativa de vida da população brasileira, surgiram novos problemas de saúde. Um deles é a artrose, que pode acometer diferentes articulações, sendo a implantação de uma prótese a solução para o alívio da dor e para a melhora funcional nos casos avançados da doença.

Com base nos conhecimentos a respeito da assistência a esse tipo de paciente, julgue os itens a seguir.

No pós-operatório imediato, os casos de prótese total de joelho e de quadril não permitem descarga de peso por quatro semanas.

13 Q798979 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Um paciente do gênero masculino de 46 anos de idade, empresário e praticante de corrida (maratonista), foi encaminhado para tratamento fisioterapêutico após diagnóstico de bursite trocantérica à direita, confirmado pelo médico responsável por meio do exame clínico e de ressonância nuclear magnética. Esse paciente já havia sido atendido anteriormente por outro serviço de fisioterapia, no qual foram realizadas 10 sessões com condutas analgésicas e anti-inflamatórias com remissão do quadro álgico; porém, ao retornar à atividade de corrida, houve recidiva do sintoma de dor no quadril. Ao exame clínico fisioterapêutico, foi constatado Trendelemburg positivo à direita e, na história pregressa coletada durante anamnese, foi relatada cirurgia prévia de reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto do terço central do tendão patelar do joelho ipsilateral, há 10 anos, e o paciente relatava joelho estável e sem sintomas de dor.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico de bursite trocantérica poderia ser duvidoso nesse paciente, pois, por ser maratonista e gerar sobrecarga de treino, poderia desenvolver uma dor muscular tardia em razão do acúmulo de metabólicos como o ácido lático.

14 Q801795 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Um paciente de 70 anos de idade foi encaminhado a um otorrinolaringologista com pedido médico de solicitação de investigação audiológica completa, para esclarecimento de hipótese diagnóstica de schwannoma à direita.

No que concerne ao caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Por ser um procedimento invasivo, devido à colocação de sonda em contato com cerúmen, para a realização da captação das emissões otoacústicas, são necessários o uso de luvas e a esterilização das olivas.

15 Q797242 | Fisioterapia, Órtese e Prótese, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Com o aumento na expectativa de vida da população brasileira, surgiram novos problemas de saúde. Um deles é a artrose, que pode acometer diferentes articulações, sendo a implantação de uma prótese a solução para o alívio da dor e para a melhora funcional nos casos avançados da doença.

Com base nos conhecimentos a respeito da assistência a esse tipo de paciente, julgue os itens a seguir.

Pacientes submetidos à prótese glenoumeral devem iniciar a mobilização precocemente para evitar complicações, como a síndrome da dor complexa regional e (ou) a capsulite adesiva.

17 Q479417 | Farmácia, Farmacoepidemiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Com o surgimento do perfil de farmacêutico generalista, desde 2002, houve o fortalecimento da farmácia clínica, que atualmente exige dos profissionais farmacêuticos atuação de forma sistemática para o acompanhamento e a avaliação da farmacoterapia. Há algumas ferramentas de trabalho para essa atuação: a farmacovigilância, ciência, ou o conjunto de atividades relativas à detecção, à avaliação, à compreensão e à prevenção dos efeitos adversos ou qualquer outro possível problema relacionado ao medicamento. A farmacoepidemiologia é definida como o estudo da utilização e dos efeitos de medicamentos em um grande número de pessoas. E a farmacoeconomia é considerada a aplicação de economia da saúde especificamente aos medicamentos, mediante análises econômicas; não pode ser considerada uma ciência individualizada, pois são utilizadas metodologias derivadas das áreas de economia, epidemiologia, farmácia, medicina e ciências sociais.

BISSON, M. P. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 3. ed. Barueri: Manole, 2016, com adaptações.

Considerando os conceitos apresentados, julgue os itens a seguir.

A farmacoepidemiologia é um instrumento útil para direcionar a aquisição e a prescrição de medicamentos no ciclo da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde.

18 Q479069 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Determinado farmacêutico do setor de farmacotécnica de um hospital público pretende manipular as seguintes prescrições médicas indicadas para artrite reumatoide e osteoartrite: 45 cápsulas de meloxicam 7,5 mg e 45 cápsulas de naproxeno 250 mg. Sabe-se que a dose máxima do meloxicam para adolescentes é de 0,25 mg/kg. A posologia para crianças ainda não foi verificada, devendo ser realizado o tratamento com meloxicam comprimido apenas em adultos e adolescentes. De maneira geral, a dose máxima diária não deve ser superior a 15 mg. A dose usual terapêutica inicial de naproxeno é de 500 mg-1.000 mg ao dia, em duas tomadas a intervalos de 12 horas (250 mg duas vezes ao dia ou 500 mg duas vezes ao dia).

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Caso o paciente precise tomar uma dose de 15 mg de meloxicam por dia, durante 90 dias, serão necessários 180 comprimidos de meloxicam de 7,5 mg para realizar o tratamento adequado. Para a manipulação das cápsulas do meloxicam, serão necessários 0,675 g.

19 Q801566 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Um fonoaudiólogo, enquanto assiste os próprios pacientes, deve se preocupar com uma série de condutas básicas para o controle de infecções. Diante do risco biológico, são estabelecidas medidas de precaução-padrão, que devem ser aplicadas no cuidado a todos os pacientes.

No que se refere ao caso e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

As mãos devem ser higienizadas antes e após o contato com o paciente, antes de calçar as luvas e após a remoção destas, entre os cuidados de um paciente e outro, entre procedimentos com um mesmo paciente, após contato com qualquer fluido corporal, após contato com qualquer artigo ou equipamento contaminado, no início e no final do turno de trabalho.

20 Q478419 | Farmácia, Farmacopeia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

As mudanças que ocorrem em substâncias materiais, especialmente nas medicinais, por meio da trituração com pó não medicinal, ou quando dissolvidas, mediante agitação com um fluido não medicinal, são tão incríveis, que se aproximam de miraculosas, e é motivo de alegria que a descoberta dessas mudanças pertença à homeopatia.

HAHNEMANN, S. Doenças crônicas: sua natureza peculiar e sua cura homeopática (trad.). 6 ed. brasileira. São Paulo: G. E. H. Benoit Mure, 2007, com adaptações.

Com base nessa afirmação de Hahnemann, julgue os itens a seguir.

Conforme a Farmacopeia homeopática, 3a edição (2011), medicamento homeopático é definido como toda forma farmacêutica de dispensação ministrada segundo o princípio da semelhança e (ou) da identidade, com finalidade curativa, preventiva e de diagnóstico. É obtido pela técnica de dinamização e utilizado para uso interno ou externo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.