Questões de Concursos: Escola Superior de Ciências da Saúde DF

Prepare-se para a prova com questões de Escola Superior de Ciências da Saúde DF de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q801124 | Fisioterapia, Órtese e Prótese, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão. Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

É imprescindível o uso de órteses, como o Air Cast® terapêutico, ou de bandagens funcionais para que essa paciente não venha a ter recidiva da entorse de tornozelo.

22 Q804054 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Uma criança de sete anos de idade apresenta fala incompreensível, devido às muitas trocas, e dificuldades para executar movimentos que exigem coordenação motora. A escola relata que a criança apresenta problemas comportamentais e dificuldades de aprendizagem.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

É possível identificar uma curva tipo B em ambas as orelhas, com ausência de todos os reflexos, o que justifica os transtornos de desenvolvimento de fala, linguagem, aprendizagem e de comportamento da criança.

23 Q800478 | Fisioterapia, Órtese e Prótese, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Com o aumento na expectativa de vida da população brasileira, surgiram novos problemas de saúde. Um deles é a artrose, que pode acometer diferentes articulações, sendo a implantação de uma prótese a solução para o alívio da dor e para a melhora funcional nos casos avançados da doença.

Com base nos conhecimentos a respeito da assistência a esse tipo de paciente, julgue os itens a seguir.

O paciente submetido à prótese articular pode passar um longo período com restrição de mobilidade, sendo necessário, de um modo geral, associar a fisioterapia motora com a respiratória.

24 Q797303 | Fisioterapia, Órtese e Prótese, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Atleta profissional de futebol, FAM, gênero masculino, de 25 anos de idade.

Diagnósticos: lesão completa do ligamento cruzado anterior; lesão em alça de balde do menisco medial; e, lesão longitudinal do menisco lateral na porção periférica.

História clínica: entorse de joelho em valgo com o pé preso no solo. Estalido no joelho, seguido de muita dor que o impossibilitou de permanecer no jogo. No dia seguinte, o paciente não conseguia fazer descarga de peso porque o joelho estava bloqueado em semiflexão e muito inchado.

Com base nesse caso clínico hipotético, e considerando os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Existe evidência científica de que o uso de órteses (braces) especiais com estabilizadores laterais torna o joelho estável e pode evitar o procedimento cirúrgico de reconstrução ligamentar.

25 Q478685 | Farmácia, Farmacopeia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Em um hospital, foi discutida a padronização de medicamentos, considerando alguns critérios relativos a estudos de equivalência farmacêutica e de bioequivalência, além das normas sanitárias.

Considerando essa situação hipotética e os conhecimentos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

A Denominação Comum Brasileira (DCB) é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária.

26 Q799492 | Fisioterapia, Eletro Termo Fototerapia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão. Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O uso de calor profundo, como ultrassom, ondas curtas ou micro-ondas, é recomendável para auxiliar no processo de cicatrização do local de fratura do V metatarso.

27 Q801796 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

As teorias linguísticas quanto à aquisição e ao desenvolvimento de linguagem apresentam vertentes diversas e aspectos teóricos, muitas vezes, controversos. De acordo com as várias linhas teóricas, julgue os itens a seguir. Para a linha construtivista, a linguagem é uma função cognitiva, semiótica, fruto de uma evolução contínua que envolve processos de acomodação e de assimilação.

28 Q802564 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Um paciente de 70 anos de idade foi encaminhado a um otorrinolaringologista com pedido médico de solicitação de investigação audiológica completa, para esclarecimento de hipótese diagnóstica de schwannoma à direita.

No que concerne ao caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A audiometria apresenta perda neurossensorial bilateral assimétrica, devido à provável presbiacusia sensorial associada.

29 Q798933 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Um paciente do gênero masculino, de 35 anos de idade, relatou que, ao fazer um sprint jogando futebol, sentiu uma “fisgada” muito forte na região posterior da coxa direita, que o impossibilitou de continuar a jogar e limitava a deambulação. Ao exame físico, observou-se equimose em região distal da coxa e atrás do joelho, além de um gap palpável de aproximadamente 2 cm na junção miotendinosa dos isquiotibiais.

A respeito do caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

Esse mecanismo de lesão muscular é clássico na prática do futebol e é caracterizado por um desequilíbrio de força na relação entre a musculatura agonista (quadríceps) e a antagonista (isquiotibiais) e pelo déficit de flexibilidade da musculatura posterior de coxa.

30 Q797979 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que uma senhora de 72 anos de idade foi internada após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Ela foi socorrida pela filha e deu entrada no pronto-socorro, sendo encaminhada para cirurgia de revascularização. No momento, encontra-se sedada, fazendo uso de drogas vasoativas e respirando sob VM/TOT. O respectivo quadro é estável.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos a respeito da assistência a esse tipo de paciente, julgue os itens a seguir.

O miocárdio é um músculo com ação voluntária e involuntária.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.