Questões de Concursos: FATEC

Prepare-se para a prova com questões de FATEC de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q946178 | Matemática, Problemas, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC

Uma empresa trabalha com fretamento de ônibus para o litoral. O valor cobrado por passageiro, no caso dos 50 lugares disponíveis serem todos ocupados, é de R$ 40,00. No caso de não ocorrer a lotação máxima, cada passageiro deverá pagar R$ 2,00 a mais por assento vazio.
O valor máximo arrecadado por essa empresa, numa dessas viagens, é

82 Q946182 | Física, Relatividade, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC

Na Teoria da Relatividade Restrita de Einstein, dois conceitos estudados referem-se ao fato de que, ao considerar um objeto propagando-se à velocidade da luz, podemos verificar

83 Q945995 | Conhecimentos Gerais, Vestibular, FATEC, FATEC

O nome com que foi batizado o maior torneio entre clubes de futebol sul-americano homenageia o conjunto de líderes dos processos de independência dos países da América do Sul. Os principais “libertadores” foram Simón Bolívar e José de San Martín, que atuaram nos processos de independência de diversos países. <https://tinyurl.com/y72ma2xo> Acesso em: 31.05.2018. Adaptado
Sobre esses processos de independência, é correto afirmar que

84 Q945999 | Química, Estudo da matéria substâncias, Vestibular, FATEC, FATEC

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.


Em seu livro Tratado Elementar de Química, publicado em 1789, Antonie Lavoisier estabeleceu uma nova nomenclatura para diversas substâncias químicas. Alguns exemplos, extraídos desse livro, são dados no quadro.


Nome antigo Nome proposto por Lavoisier Nome atual

ar vital oxigênio oxigênio

ar inflamável hidrogênio hidrogênio

ar fixo ácido carbônico dióxido de carbono

ácido vitriólico ácido sulfúrico ácido sulfúrico

vitríolo azul; vitríolo de cobre sulfato de cobre sulfato de cobre (II)

ácido marinho ácido muriático ácido clorídrico

sal marinho muriato de soda cloreto de sódio

soda aerada; soda efervescente carbonato de soda carbonato de sódio

Examinando o quadro, identifique as duas substâncias simples nele presentes pelos seus nomes antigos.

85 Q946005 | Física, Óptica Geométrica, Vestibular, FATEC, FATEC

Um professor do curso de Materiais da Fatec apresentou aos alunos a seguinte citação:
“As fibras ópticas podem ser usadas para guiar a luz ao longo de um determinado caminho. A ideia é fazer um raio de luz percorrer uma fibra transparente, ricocheteando entre as suas paredes. Desde que o ângulo de incidência do raio na parede da fibra seja sempre maior que o ângulo crítico, o raio permanecerá sempre dentro dela mesmo que ela esteja curva”. KIRK, Tim. Physics for the IB Diploma. Oxford University Press, 2003. Livre tradução.
Em seguida, pediu para que os alunos respondessem, de maneira assertiva, à qual conceito físico a citação se refere.
A resposta correta esperada pelo professor é

86 Q946016 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Vestibular, FATEC, FATEC

Texto associado.
Empresa transforma seu laptop escolar em ‘e-book’

Os fabricantes de produtos eletrônicos deram mais um passo na evolução do mercado dos laptops escolares. Uma empresa americana apresentou um protótipo da nova versão de seu Classmate, um computador portátil criado especialmente para uso em sala de aula. O jornal Valor Econômico teve acesso com exclusividade ao equipamento, que começará a chegar ao mercado no segundo trimestre de 2010.
A bateria do equipamento, que na versão atual dura no máximo seis horas, foi estendida para até oito horas e meia. A principal novidade, no entanto, é a capacidade de converter o equipamento em um suporte diferenciado de livros digitais. O aluno pode girar a tela e, com a ponta do dedo, “folhear” as páginas do livro; pode também fazer anotações usando uma caneta acoplada ao computador. Um software de colaboração permite que os estudantes compartilhem, instantaneamente, os arquivos e o conteúdo mostrados na tela.
Enquanto olha para licitações públicas, a empresa também corre para fechar acordo com fabricantes e redes varejistas, que deverão colocar os novos laptops da empresa nas prateleiras nos próximos meses.
BORGES, André. Valor Econômico, 07.03.2010. Adaptado. Questão 50 Questão 51 PORTUGUÊS L
De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que

87 Q946020 | Inglês, Vestibular, FATEC, FATEC

Leia o texto.
O ser humano é único em sua essência. Ele tem personalidade própria, necessidades que o motivam e o medo das mudanças repentinas. E é justamente isso que nos faz tão diferentes uns dos outros e com uma visão de mundo totalmente diversificada. Alguns pesquisadores se interessaram em estudar o ser humano para entender um pouco melhor essa diversidade. Um desses estudiosos foi Abraham Maslow, que desenvolveu a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas. Ele explica em suas pesquisas que os aspectos motivacionais das pessoas estão diretamente ligados ao entendimento das necessidades humanas. Portanto, motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre as pessoas levando-as à ação. Ou seja, para que haja ação ou reação, é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Por isso, o ser humano tem a necessidade de ser aceito socialmente (no trabalho, na escola/faculdade, nos grupos de amigos etc.), de ser amado, reconhecido, de pertencer e fazer parte de algo, de ser notado positivamente, de ser útil, de atender a suas necessidades fisiológicas, de segurança, de autoestima e de autorrealização. <https://tinyurl.com/y968aj3g> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.
O texto cita a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Abraham Maslow, com a finalidade de

88 Q946043 | Geografia, Vegetação, Vestibular, FATEC, FATEC

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.

(...) segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2 036 448 km², cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua (...) resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Considerado como um dos *hotspots mundiais de biodiversidade (...) Além dos aspectos ambientais, esse bioma brasileiro tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiros e vazanteiros (...) Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. Estimase que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, este é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana.
Nas três últimas décadas, esse bioma vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira.
<http://www.mma.gov.br/biomas> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.

*hotspots são áreas de elevada riqueza natural em termos de biodiversidade e que carecem de uma urgente conservação.


Assinale a alternativa que contenha o bioma ao qual o texto faz referência.

89 Q946059 | Atualidades, Questões Sociais, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC

Entre as tarefas de um professor, está a elaboração de exercícios. Professores de Matemática ainda hoje se inspiram em Diofanto, matemático grego do século III, para criar desafios para seus alunos. Um exemplo de problema diofantino é: “Para o nascimento do primeiro filho, o pai esperou um sexto de sua vida; para o nascimento do segundo, a espera foi de um terço de sua vida. Quando o pai morreu, a soma das idades do pai e dos dois filhos era de 240 anos. Com quantos anos o pai morreu?”
Considerando que, quando o pai morreu, ele tinha x anos, assinale a equação matemática que permite resolver esse problema.

90 Q946061 | Raciocínio Lógico, Equivalências, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC

Um grupo de alunos do curso de Jogos Digitais da FATEC inicia a produção de um jogo. Após 6 horas de trabalho, verificam que conseguiram finalizar apenas 24% do jogo. Para poder concluir o restante dele, esse grupo de estudantes pede ajuda a alguns amigos, conseguindo duplicar o tamanho da equipe.
Assinale a alternativa que apresenta o tempo total de produção do jogo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.