Questões de Concursos: FEMAR RJ

Prepare-se para a prova com questões de FEMAR RJ de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

121 Q896419 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista Estomatologista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.

O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis:


I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.

II perfuração do palato duro.

III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.


Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:

122 Q896187 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Assistente Social, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Segundo o que prevê a Lei Orgânica da Saúde (Lei n° 8.080, de setembro de 1990), os serviços ofertados pelo SUS

123 Q896362 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A sepse é uma síndrome extremamente prevalente, com elevada morbidade e mortalidade, além de gerar altos custos com internação. De acordo com os conceitos e orientações do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), a respeito da sepse e choque séptico é correto afirmar que

124 Q896373 | Odontologia, Cirurgião Dentista Bucomaxilo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Indique a condição patológica que se caracteriza radiologicamente pela presença de radiopacidade com margens mal definidas com aparência de “vidro fosco”.

125 Q896375 | Odontologia, Cirurgião Dentista Bucomaxilo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Na redução da tuberosidade maxilar, a moldagem para a confecção de uma prótese pode ser realizada

126 Q896389 | Farmácia, Legislação Federal, Farmacêutico, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Sobre a Portaria no 344, de 12 de maio de 1998, que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, analise as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA.

127 Q896391 | Farmácia, Farmacêutico, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Conforme a Portaria no 344/1998, fazem parte da lista das substâncias antirretrovirais que são sujeitas a Receituário do Programa DST/AIDS ou a Receita de Controle Especial em duas vias as substâncias:

128 Q896396 | Farmácia, Farmacêutico, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Dose unitária é a adequação da forma farmacêutica à quantidade correspondente à dose prescrita, preservadas suas características de qualidade e rastreamento, já a dose unitarizada é a adequação da forma farmacêutica em doses previamente selecionadas para atendimento a prescrições nos serviços de saúde. O preparo de doses unitárias e a unitarização de doses de medicamentos, desde que preservadas suas características de qualidade e rastreabilidade, é permitido exclusivamente às farmácias de atendimento privativo de unidade hospitalar ou qualquer equivalente de assistência médica. Algumas disposições e requisitos devem ser atendidos pelas farmácias de atendimentoprivativo de unidade hospitalar ou equivalente de assistência médica que realizarem transformação/derivação de medicamentos.
Dentre as opções abaixo, identifique àquela que NÃO é um desses requisitos:

129 Q896361 | Enfermagem, Enfermeiro, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A perda de sangue pela via genital da mulher é considerada anormal quando ocorre fora do período menstrual ou se torna excepcionalmente longa e/ou intensa, o que pode resultar em anemia aguda e levar ao estado de choque. Tal anormalidade pode ter etiologia orgânica ou disfuncional. Um exemplo dessa causa orgânica se apresenta como sangramento leve na forma de metrorragia e também, não raro, como sinusiorragia, podendo ser encontrados em, aproximadamente, 40% das mulheres, principalmente na faixa etária de 30 – 40 anos de idade e são facilmente diagnosticados por meio de exame especular.
No caso, trata-se do(a)(s):

130 Q896371 | Enfermagem, Enfermeiro, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A maioria das doenças hematológicas reflete um defeito no sistema hematopoiético, hemostático ou reticuloendotelial.
A respeito do manejo de paciente com distúrbios hematológicos, o enfermeiro deve

I realizar a avaliação física de forma abrangente incluindo uma cuidadosa atenção à pele, cavidade oral, linfonodos e baço.
II abalisar o exame de hemograma completo buscando achados como alterações no número total de células sanguíneas (leucócitos, eritrócitos e plaquetas), proteínas específicas das células, além do grau de celularidade e arquitetura medular.
III buscar, na coleta de dados, informações sobre passado de sangramentos, fadiga e fraqueza, quimioterapia anterior, etilismo e uso de fitoterápicos por exemplo.
IV questionar sobre episódios de menorragia, febre, calafrios, sudorese e anemia nas mulheres, podem indicar mieloma, trombocitopenia grave, coagulopatia e infecções.

Dos itens acima mencionados, estão corretos
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.