Questões de Concursos: FURB SC

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11 Q913587 | Governança de TI, Auxiliar em Assuntos de Informática, FURB SC, FURB, 2023

Associe os termos de suporte de informática a usuário às suas descrições correspondentes:

Primeira coluna: termos de suporte

A.Help desk. B.Atendimento remoto. C.Troubleshooting. D.Ticket de suporte. E.Service desk.

Segunda coluna: descrição

( )Um método de suporte que opera online por meio de ferramentas de comunicação, envolvendo a resolução de problemas e diagnóstico de questões técnicas.
( )Ferramentas de gerenciamento utilizadas para registrar, informar e organizar as demandas dos clientes.
( )Conjunto de ações com o objetivo de realizar um diagnóstico do problema e repará-lo.
( )A área do setor de TI que lida com problemas de alta complexidade, consideradas ocorrências de nível 2 que requerem um processo abrangente de resolução.
( )Caracteriza o serviço de suporte a clientes internos e externos para a resolução de problemas técnicos de TI.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

12 Q893025 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

A utilização de Mapas Conceituais enquanto estratégia de ensino em sala de aula tem se mostrado muito eficiente no processo de articulação de conceitos, fundamentais ao entendimento de determinada matéria. Ao encontro disso, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Implicam sequência, temporalidade ou direcionalidade, bem como hierarquias organizacionais de poder.
(__)São diagramas de significados, de relações significativas e podem comportar hierarquias conceituais.
(__)Na maioria das vezes, são similares a mapas mentais ou quadros sinópticos. (__)Não buscam classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

13 Q893026 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

As reformas educacionais são um dos principais objetos de estudo da Epistemologia Social de Th. Popkewitz (1997), que foca suas lentes sobre a escola para perceber os elementos que constituem a prática institucional, os padrões das relações de poder historicamente formados no dia a dia escolar. Nesse contexto, para a Epistemologia Social, as reformas:

I.Possuem estabilidade, harmonia e continuação dos acordos institucionais existentes.
II.As estruturas são um pré-requisito para as reformas, pois são o princípio de ordem universal no mundo. Exemplo: palavras como classe, raça e gênero denotam princípios de estrutura que possuem backgrounds que impulsionam ações, experiências e pensamentos.
III.A função da pesquisa nas reformas é tornar menos visíveis as formas de regulação social.
IV.Os agentes da reforma são diretores, consultores, comunidade e governo, porém não exercem influência na aceitação das reformas pelos professores.

É correto o que se afirma em:

14 Q893022 | Pedagogia, O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) tem como finalidade a melhoria da qualidade da educação nos cursos de graduação e instituições de educação superior. A partir da entrada das instituições de ensino superior (IES) no Sistema Federal de Ensino, os cursos de graduação devem ter autorização para iniciar suas atividades, para depois receberem o reconhecimento do curso, que possibilitará à IES emitir diplomas aos graduados. Após esse processo, é gerado o Conceito de Curso − CC. O cálculo utilizado para obter o CC considera pesos atribuídos às três dimensões do instrumento de avaliação. Assim, para os atos pertinentes a esse instrumento, o maior peso se destina à/ao:

15 Q913588 | Sistemas Operacionais, Auxiliar em Assuntos de Informática, FURB SC, FURB, 2023

Quais dos seguintes requisitos de hardware são especificados como mínimos pelo fabricante para instalar o Sistema Operacional Windows 11 em um computador?

16 Q893027 | Pedagogia, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Considerando-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), analise suas providências legais:

I.A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENEM/ ENADE).
II.À CONAES, cabe submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
III.A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas, obrigatoriamente, a comunicação com a sociedade.

É correto o que se afirma em:

17 Q913590 | Redes de Computadores, Auxiliar em Assuntos de Informática, FURB SC, FURB, 2023

Um usuário relatou dificuldades em acessar páginas pela internet. Ao realizar uma rápida verificação de rede usando o comando "PING" em um computador com sistema operacional Windows 11, você recebeu a seguinte mensagem de resposta: "Esgotado o tempo limite do pedido". Com base nessa informação, qual das opções a seguir é a possível causa do problema?

18 Q913591 | Segurança da Informação, Auxiliar em Assuntos de Informática, FURB SC, FURB, 2023

No contexto de um bem-sucedido ataque de negação de serviço (DoS), qual dos pilares fundamentais da segurança da informação foi comprometido?

19 Q893023 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Belhot (1997) discutiu sobre as diferentes abordagens que podem ser utilizadas em cada uma das etapas do ciclo de aprendizagem, explorando e identificando o potencial de aplicação da tecnologia e de estratégias de ensino e de aprendizagem não convencionais na educação. De acordo com o autor, as abordagens devem estar definidas de acordo com as respectivas etapas do ciclo de aprendizagem, as quais são:

1.Abordagem construtivista: na etapa "E-SE" facilita a integração da experiência com aplicação, da indução na resolução de problemas, da criatividade e da discussão de novas situações.
2.Abordagem prescritiva: essa etapa privilegia o "COMO", é nesse momento que o aluno integra a teoria à prática, dentro de um contexto.
3.Abordagem normativa: essa etapa privilegia o "O QUE", onde o aluno deve ser exposto aos conceitos que solucionam o(s) problema(s) exposto(s).
4 .Abordagem descritiva: para esta etapa, o professor deve usar estratégia de selecionar e arranjar os estímulos ambientais, para que a realidade possa ser caracterizada e percebida.

A sequência correta em que ocorre esse processo é:

20 Q893024 | Pedagogia, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um evento democrático que reúne diversos setores da sociedade para discutir e contribuir com políticas educacionais no Brasil, podendo ser considerada um exemplo da participação da sociedade na efetivação das políticas públicas. Isso posto, considere as afirmativas relacionadas ao CONAE apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras e F, para as falsas:

(__)A Conferência tem como tema o Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
(__)A Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o PNE, destaca a importância da CONAE como instrumento de avaliação e monitoramento das metas estabelecidas e o Impacto nas Políticas Públicas.
(__)A conferência compactou as demandas em apenas 3 grandes eixos: Eixo I - O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE), sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa; Eixo II - Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência; Eixo III - Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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