Questões de Concursos Públicos: Fundação Casa

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12 Q2253 | Matemática, Agente Administrativo, Fundação Casa, VUNESP, Ensino Médio

A altura média das 5 vendedoras de uma loja era 1,64 m. Mas uma dessas vendedoras entrou em licença maternidade, e para substituí-la foram contratadas 2 vendedoras temporárias, de alturas iguais a 1,64 m e 1,66 m. Assim, a altura média das vendedoras dessa loja passou a ser 1,65 m. A altura da vendedora que entrou em licença é

13 Q2249 | Matemática, Agente Administrativo, Fundação Casa, VUNESP, Ensino Médio

Um eletricista tem 4 rolos do fio X, com 84 m cada um, 3 rolos do fio Y, com 144 m cada um, e 5 rolos do fio Z, com 60 m cada um. Para fazer as ligações necessárias de uma obra, ele deverá cortar os fios dos 12 rolos em pedaços do mesmo tamanho, sendo esse tamanho o maior possível, de modo que não reste nenhum pedaço de fio nos rolos. Dessa maneira, ele deverá obter um número total de pedaços igual a

14 Q2241 | Português, Agente Administrativo, Fundação Casa, VUNESP, Ensino Médio

Texto associado.
Nasa realizará voos de monitoramento sísmico sobre Haiti
e República Dominicana


WASHINGTON (AFP) – A Nasa efetuará voos de monitoramento
sísmico no Haiti e na República Dominicana em busca de
sinais de alerta de eventuais tremores, anunciou a agência espacial
norte-americana.
Para isso, a Nasa utilizará um sistema de radar muito sofisticado
chamado UAVSAR (Uninhabited Aerial Vehicle Synthetic
Aperture Radar) que permitirá detectar eventuais mudanças nas
falhas geológicas da ilha La Española, dividida entre Haiti e
República Dominicana, informou a Nasa em um comunicado.

(http://veja.abril.com.br. Adaptado)
No início do segundo parágrafo, o pronome – "isso" – refere-se

15 Q8649 | Matemática, Analista Administrativo, Fundação Casa, VUNESP, Ensino Superior

Para zelar pelos jovens internados e orientá-los a respeito do uso adequado dos materiais em geral e dos recursos utilizados em atividades educativas, bem como da preservação predial, realizou-se uma dinâmica elencando “atitudes positivas” e “atitudes negativas”, no entendimento dos elementos do grupo. Solicitou-se que cada um classificasse suas atitudes como positiva ou negativa, atribuindo (+4) pontos a cada atitude positiva e (–1) a cada atitude negativa. Se um jovem classificou como positiva apenas 20 das 50 atitudes anotadas, o total de pontos atribuídos foi

16 Q2254 | Matemática, Agente Administrativo, Fundação Casa, VUNESP, Ensino Médio

Um capital foi aplicado no sistema de juros simples durante 20 meses, e o montante recebido ao final da aplicação foi igual a 5/4 do capital inicial. A taxa anual de juros simples dessa aplicação foi

17 Q2248 | Matemática, Agente Administrativo, Fundação Casa, VUNESP, Ensino Médio

Em um jogo de basquete, um dos times, muito mais forte, fez 62 pontos a mais que o seu adversário, que fez apenas a terça parte do total de pontos feitos pelo time vencedor. Nesse jogo, o time derrotado marcou

18 Q8655 | Português, Analista Administrativo, Fundação Casa, VUNESP, Ensino Superior

Texto associado.
                                         Cultura matemática


Hélio Schwartsman


     SÃO PAULO - Saiu mais um estudo mostrando que o ensino de matemática no Brasil não anda bem. A pergunta é: podemos viver sem dominar o básico da matemática? Durante muito tempo, a resposta foi sim. Aqueles que não simpatizavam muito com Pitágoras podiam simplesmente escolher carreiras nas quais os números não encontravam muito espaço, como direito, jornalismo, as humanidades e até a medicina de antigamente.
     Como observa Steven Pinker, ainda hoje, nos meios universitários, é considerado aceitável que um intelectual se vanglorie de ter passado raspando em física e de ignorar o beabá da estatística. Mas ai de quem admitir nunca ter lido Joyce ou dizer que não gosta de Mozart. Sobre ele recairão olhares tão recriminadores quanto sobre o sujeito que assoa o nariz na manga da camisa.
     Joyce e Mozart são ótimos, mas eles, como quase toda a cultura humanística, têm pouca relevância para nossa vida prática. Já a cultura científica, que muitos ainda tratam com uma ponta de desprezo, torna-se cada vez mais fundamental, mesmo para quem não pretende ser engenheiro ou seguir carreiras técnicas.
     Como sobreviver à era do crédito farto sem saber calcular as armadilhas que uma taxa de juros pode esconder? Hoje, é difícil até posicionar-se de forma racional sobre políticas públicas sem assimilar toda a numeralha que idealmente as informa. Conhecimentos rudimentares de estatística são pré-requisito para compreender as novas pesquisas que trazem informações relevantes para nossa saúde e bem-estar.
     A matemática está no centro de algumas das mais intrigantes especulações cosmológicas da atualidade. Se as equações da mecânica quântica indicam que existem universos paralelos, isso basta para que acreditemos neles? Ou, no rastro de Eugene Wigner, podemos nos perguntar por que a matemática é tão eficaz para exprimir as leis da física.

                                                                     (Folha de S.Paulo. 06.04.2013. Adaptado).
Releia o seguinte trecho do 3.º parágrafo do texto:

Joyce e Mozart são ótimos, mas eles, como quase toda a cultura humanística, têm pouca relevância para nossa vida prática.

Sem que haja alteração de sentido, e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, ao se substituir o termo em destaque, o trecho estará corretamente reescrito em:

19 Q5369 | Matemática, Agente Socioeducativo, Fundação Casa, VUNESP, Ensino Médio

Uma pessoa comprou um frasco de adoçante líquido para utilizar exclusivamente no café, colocando sempre 5 gotas em cada cafezinho que bebe. Se essa pessoa utilizasse 3 gotas em cada cafezinho, com o mesmo frasco de adoçante, poderia adoçar 20 cafezinhos a mais. O número de cafezinhos, com 3 gotas de adoçante em cada um, que poderiam ser tomados seria

20 Q5371 | Matemática, Agente Socioeducativo, Fundação Casa, VUNESP, Ensino Médio

Em uma lanchonete, um pão de queijo mais um café custam R$ 5,00. Se a pessoa consumir 2 pães de queijo, 1 suco e um café, pagará R$ 11,00. Sabendo que um pão de queijo custa a metade do valor de um suco, então o valor de um pão de queijo mais um suco e um café é