Questões de Concursos: Fundação Hospitalar de Saúde SE

Prepare-se para a prova com questões de Fundação Hospitalar de Saúde SE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q818357 | Legislação Federal, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da enfermagem em situações de emergência, julgue os itens de 109 a 114. São considerados pacientes terminais no serviço de emergência aqueles que possuem diagnóstico de doença terminal mas que não têm consciência acerca do prognóstico da doença em questão.

42 Q813584 | Legislação Federal, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Os conjuntos de conhecimentos formados pelas profissões são colocados a serviço do homem, como um indivíduo ou como parte de uma comunidade, buscando-se a excelência da prática. Aqueles que estão sujeitos às ações dos profissionais devem ser protegidos da negligência, da imperícia, das omissões ou de outras falhas que poderiam advir da relação instituída. A enfermagem, como profissão, tem o próprio corpo de conhecimentos constituído, e o exercício da profissão deve estar pautado em princípios éticos e normas legais. Com relação a esse tema, julgue os itens subsequentes. Alguns princípios éticos guiam a prática da enfermagem. Pelo princípio da justiça, todas as pessoas devem ter oportunidades iguais e receber igual quantidade de serviços e recursos. Assim, se um enfermeiro, durante suas atividades, determinar que algumas pessoas deverão receber mais serviços que outras, por apresentarem maiores necessidades, ele poderá estar desrespeitando esse princípio ético.

43 Q359181 | Enfermagem, Saúde da Criança, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Um homem de 38 anos de idade está internado em uma unidade de terapia intensiva, após ter sofrido um acidente automobilístico. Apresenta lesão cerebral com escores baixos na escala de coma de Glasgow (menores que 5 nas últimas 48 horas). A pressão intracraniana encontra-se elevada. Os sinais vitais indicam frequência cardíaca de 58 batimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 60 mmHg, respirações rápidas e temperatura corporal de 38 ºC. Existe resposta motora apenas aos estímulos nocivos, do tipo descerebrada. Está sendo mantido com balanço hídrico negativo e sob ventilação mecânica. Tem pele íntegra e mucosas ressecadas.

Considerando a assistência de enfermagem no caso clínico acima descrito, julgue os itens de 103 a 108.

O paciente deve ser colocado na posição de Trendelenburg, com a cabeceira da cama para baixo, a fim de garantir oxigenação cerebral.

44 Q365075 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A enfermagem de emergência deve estar preparada para estabelecer prioridades, trabalhar de forma integrada com as equipes internas e externas de atendimento pré-hospitalar, monitorar e avaliar continuamente principalmente os pacientes agudamente doentes, supervisionar a equipe de saúde e ensinar os pacientes e famílias acerca dos cuidados em situações de risco de morte. Acerca dos cuidados e intervenções em situação de pronto-atendimento, julgue os itens a seguir. No caso de pessoas picadas por insetos, os cuidados visam diminuir o prurido e a dor e prevenir a instalação de reação anafilática.

45 Q364510 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O resultado de uma droga no organismo depende muito do modo como foi introduzida. As drogas, normalmente, são administradas por acessos venosos centrais ou periféricos. Com relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos, julgue os itens a seguir. É indispensável avaliar a data de validade do medicamento e a compatibilidade com a solução de infusão.

46 Q817721 | Legislação Federal, Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) dispõe sobre a organização da assistência social e dá outras providências. Acerca da LOAS, julgue os itens a seguir. A assistência social tem como objetivos a habilitação e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

47 Q359026 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, com relação a esterilização de materiais. Os materiais sujos de matéria orgânica devem ficar imersos em detergentes enzimáticos por cerca de 3 a 5 minutos, tempo necessário para desagregar a matéria orgânica. Devem ser colocados abertos e desconectados em recipiente não metálico, tendo-se o cuidado de evitar que materiais diferentes sejam postos no mesmo recipiente.

49 Q477446 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Assistente de Farmácia, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Um profissional da área de saúde que trabalha na farmácia de um hospital de grande porte exerce as seguintes atividades: dispensação de medicamentos aos pacientes atendidos no ambulatório e aos internados; recebimento e armazenamento dos medicamentos adquiridos pelo hospital; registro dos eventos adversos dos medicamentos dispensados aos pacientes, observando as normas de biossegurança necessárias a um hospital. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir, que apresentam propostas de medidas ou atitudes a serem adotadas por esse profissional, em cada situação apresentada. Durante a dispensação de medicamentos do programa de tuberculose do MS, o profissional deve conversar demoradamente com o paciente, para distraí-lo.

50 Q809882 | Legislação Federal, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da enfermagem em situações de emergência, julgue os itens de 109 a 114. Os estressores relacionados ao trabalho da enfermagem incluem o conflito e a ambiguidade de papéis; a falta de autonomia; o estilo de supervisão; a falta de oportunidade de crescimento dentro da organização; e a falta de suporte administrativo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.