Questões de Concursos: Fundação Hospitalar de Saúde SE

Prepare-se para a prova com questões de Fundação Hospitalar de Saúde SE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q806565 | Legislação Federal, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Acerca do Código de Ética Profissional dos assistentes sociais, julgue os itens subsequentes. É dever do assistente social, nas suas relações com os usuários, contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.

53 Q360565 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Na Central de Material Esterilizado (CME) é realizado o preparo de todo o material estéril a ser utilizado no hospital. Essa área do hospital é composta pelas áreas de recepção, limpeza, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais esterilizados utilizados pela equipe de saúde no atendimento ao cliente. Com relação a esterilização de material, julgue os itens de 110 a 112. Entre as vantagens de centralização do processo de esterilização, está a padronização das técnicas de processamento de material estéril, o qual contribui para a qualidade desse material e favorece a economia de pessoal, de material e de tempo.

54 Q363151 | Enfermagem, Biossegurança, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Um jovem de 23 anos de idade foi internado devido a uma fratura em uma perna e, após alguns dias, foi detectado que o paciente tinha o vírus da imunodeficiência humana (HIV), sem infecção associada.

Julgue os itens a seguir, considerando a condição do paciente acima descrito e aspectos ligados à biossegurança.

Todos os equipamentos usados no paciente, como termômetros e estetoscópios, devem ser usados exclusivamente e todo material usado na sua alimentação, como copos, talheres e pratos, deve ser descartado.

56 Q368436 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma ambulância foi solicitada para o atendimento de um homem de 30 anos de idade vítima de acidente automobilístico com traumatismo na face. Os socorristas identificaram que a vítima encontrava-se consciente, deitada no chão, queixando-se de dor e muita sensibilidade na região da art iculação temporomandibular. A área tinha sinais de contusão, e a vítima tinha dificuldades para falar. Havia sangue na boca, perda e amolecimento de dentes.

Considerando essa condição de primeiro atendimento, julgue os itens seguintes.

A prioridade é desobstruir e assegurar a permeabilidade das vias aéreas superiores.

58 Q359047 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue os itens de 65 a 70.

Devem-se administrar sedativos para diminuir a agitação; e realizar contensão no leito, a fim de minimizar riscos de ferimentos e encorajar longos períodos de sono diurno.

59 Q358886 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à saúde da criança, julgue os seguintes itens. É responsabilidade do poder público priorizar o atendimento aos direitos da criança e do adolescente, incluindo-se o direito à vida, à saúde, à educação, à alimentação, ao lazer e ao esporte, à cultura, à profissionalização, à dignidade, ao respeito e à convivência no seio da família, sendo fiscalizadores desses direitos, no âmbito federal e estadual, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e, no estadual e municipal, o conselho tutelar.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.