Questões de Concursos: Fundação Renascer SE

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31 Q389000 | História, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a aspectos que marcam a inserção regional e nacional do estado de Sergipe.

O crescimento econômico de Sergipe e dos demais estados do Nordeste do Brasil foi, nos últimos anos, inferior à média nacional, o que expõe o estancamento da economia nordestina e do Brasil.

32 Q321417 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

As escolas públicas brasileiras que atendem adolescentes enfrentam uma necessidade crescente de superar dificuldades pessoais e sociais desses estudantes. Considerando essa realidade e a função sociocultural da escola, julgue os itens a seguir.

É dever da escola desenvolver para o adolescente uma prática de ensino especificamente voltada para a memorização dos conteúdos, pois, assim, os alunos terão maior facilidade para ingressar no mercado de trabalho e resolver seus problemas.

34 Q322912 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

“Muitas vezes diante de aluno com um modo diferente de vestir-se e pentear-se, nós, professores, fazemos um julgamento não adequado do aluno”, afirmou certa professora.

Diante dessa afirmação, julgue os itens que se seguem, com relação a dificuldades, problemas e potencialidades no contidiano escolar.

O depoimento da professora mostra que julgamentos baseados na aparência podem interferir na construção de uma relação positiva entre professor e aluno.

35 Q319200 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Em relação ao processo de comunicação e integração grupal no processo de planejamento, julgue o item que se segue.

Durante a elaboração do projeto educativo, apesar da capacidade do grupo, podem surgir conflitos entre os participantes. Nesse caso, o ideal é optar pela dissolução do grupo para não comprometer o trabalho.

37 Q322942 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da metodologia de projetos, considerando a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

A metodologia de projetos oportuniza aos alunos fazer planejamentos, analisar dados e tomar decisões na condução do projeto em conjunto com o professor.

38 Q322191 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens seguintes.

Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado, de forma que o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, tendo em vista as características diferenciadas de cada linha pedagógica.

39 Q325117 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue próximos os itens, acerca da organização do trabalho na escola pública e seus reflexos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino.

Criar oportunidades periódicas de reunir professores que trabalham com um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis de ensino para reavaliar currículos e programas é um tipo de ação que colabora para a melhoria da qualidade de ensino.

40 Q817096 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Em relação às bases legais da educação nacional — Constituição da República, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996) (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) —, e de acordo com a concepção ampla da LDB acerca da educação, julgue os seguintes itens.

Criada socialmente pelas necessidades de sobrevivência da espécie humana ao longo do tempo, a educação é, portanto, um fenômeno histórico-social que se concretiza nas relações entre as pessoas.

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