Questões de Concursos: Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA

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41 Q740452 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Economista, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A análise de questões macroeconômicas básicas, tais como o comportamento de seus principais agregados e a atuação do governo na economia, mediante o uso de políticas fiscais e monetárias, é crucial para se entender os fenômenos econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. No longo prazo, a taxa natural de desemprego decresce com o aumento da taxa de inflação, tornando, assim, a curva de Phillips negativamente inclinada.

42 Q741680 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A análise de questões macroeconômicas básicas, tais como o comportamento de seus principais agregados e a atuação do governo na economia, mediante o uso de políticas fiscais e monetárias, é crucial para se entender os fenômenos econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. No modelo keynesiano básico, no qual a demanda agregada é composta unicamente pelas demandas de consumo e investimento, se a propensão marginal a consumir for igual a 0,6, então o valor do multiplicador keynesiano será igual a 2,5.

43 Q333560 | Matemática, Aritmética e Algebra, Agente de Portaria, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

O proprietário de uma loja incumbiu um de seus empregados da tarefa de colocar preços em três produtos: tesoura, faca e alicate. Foram entregues ao empregado etiquetas com os preços R$ 15,00 e R$ 18,00 e nenhuma informação lhe foi passada a respeito dos preços de cada produto.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.

Se o preço de uma tesoura for R$ 15,00 e o de um alicate, R$ 18,00, então, comprando tesouras e alicates com R$ 90,00, sempre sobrará algum troco.

44 Q328562 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Em relação à adolescência, suas características e contextos culturais, julgue os itens seguintes. A fase da adolescência é marcada pelas transformações biológicas e, nos tempos modernos, tem-se destacado, também, como uma das características marcantes, a atenção que o adolescente tem dado a si mesmo. Diante dessa nova construção, o modo de vestir e a imagem corporal ganham destaque e ao mesmo tempo funcionam como elementos aglutinadores ou excludentes, demarcando os grupos sociais.

45 Q317125 | Administração Geral, Gestão de Pessoas, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Márcia exerce o cargo de agente administrativo, lotada em um posto de atendimento ao público da Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública (SESPA). Ela sabe comunicar-se bem com todos os clientes e é hábil ao prestar informações acerca dos serviços da SESPA. Não diz às pessoas mais do que elas esperam saber naquele momento e zela pela linguagem utilizada e por sua aparência pessoal. A simpatia e a conversa envolvente fazem de Márcia uma profissional de quem se gosta à primeira vista. Apesar de ter bastante trabalho, Márcia se esforça para estar bem humorada e disposta a colaborar sempre, o que faz com que seja a funcionária mais requisitada do setor.

Diante da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca das relações humanas satisfatórias e da atuação de profissional na área de relações públicas.

Márcia presta bom atendimento devido ao fato de saber reconhecer as diferentes necessidades de seu público e satisfazê-las a contento.

46 Q349960 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os arquivos podem ser divididos em três fases, que são conhecidas como as três idades documentais: corrente, intermediária e permanente. Quanto aos arquivos correntes, julgue os itens a seguir. São armazenados nos arquivos correntes apenas os documentos de valor histórico.

47 Q355318 | Contabilidade Geral, Contabilidade Aplicada à Administração Pública, Contador, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições legais em vigor, bem como nos ensinamentos de contabilidade pública, acerca do regime de adiantamento de numerário, do inventário e da escrituração de operações típicas da contabilidade pública, julgue os itens que se seguem.

As normas de execução financeira vedam, em qualquer situação, a possibilidade de a unidade gestora contemplada na partilha do limite de saque da unidade orçamentária, recebido mediante descentralização realizada pelo órgão setorial de programação financeira com base no cronograma de desembolso setorial, transferir para outra unidade gestora os recursos financeiros correspondentes.

48 Q819231 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

O dirigente de uma creche acolheu em sua instituição um adolescente, com 16 anos de idade, que cursa a 6.ª série do ensino fundamental, no turno vespertino, com um exímio domínio de informática, a fim de cumprir a medida de prestação de serviço à comunidade. Para o cumprimento da medida, foi definido que o adolescente ajudasse a organizar os prontuários das crianças, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com duas horas de almoço livre.

Em relação a medidas socioeducativas, limites e possibilidades e considerando a situação hipotética acima exposta, julgue os itens que se seguem.

As atividades obrigatórias que caracterizam o trabalho do técnico que acompanha adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de liberdade assistida incluem: sensibilizar os gestores de educação para integrar o adolescente no sistema oficial de ensino; entrevistar-se pessoalmente com o representante do Ministério Público para discutir o cumprimento da medida socioeducativa pelos adolescentes que ele acompanha; dar aulas de reforço escolar para que o adolescente seja promovido de série e prepará-lo para ingressar no mercado de trabalho.

49 Q817910 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

O dirigente de uma creche acolheu em sua instituição um adolescente, com 16 anos de idade, que cursa a 6.ª série do ensino fundamental, no turno vespertino, com um exímio domínio de informática, a fim de cumprir a medida de prestação de serviço à comunidade. Para o cumprimento da medida, foi definido que o adolescente ajudasse a organizar os prontuários das crianças, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com duas horas de almoço livre.

Em relação a medidas socioeducativas, limites e possibilidades e considerando a situação hipotética acima exposta, julgue os itens que se seguem.

A tarefa definida pelo dirigente da creche é coerente com o que estabelece a medida socioeducativa.

50 Q317570 | Administração Geral, Gestão de Pessoas, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Márcia exerce o cargo de agente administrativo, lotada em um posto de atendimento ao público da Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública (SESPA). Ela sabe comunicar-se bem com todos os clientes e é hábil ao prestar informações acerca dos serviços da SESPA. Não diz às pessoas mais do que elas esperam saber naquele momento e zela pela linguagem utilizada e por sua aparência pessoal. A simpatia e a conversa envolvente fazem de Márcia uma profissional de quem se gosta à primeira vista. Apesar de ter bastante trabalho, Márcia se esforça para estar bem humorada e disposta a colaborar sempre, o que faz com que seja a funcionária mais requisitada do setor.

Diante da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca das relações humanas satisfatórias e da atuação de profissional na área de relações públicas.

A competência interpessoal apresentada por Márcia é uma característica inerente a sua personalidade e não poderia ter sido adquirida por meio de programas de treinamento.
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