Questões de Concursos: HFA

Prepare-se para a prova com questões de HFA de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q240098 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HFA, FUNIVERSA

Um paciente de 45 anos de idade, previamente hígido, procurou atendimento médico com história de febre, emagrecimento e tosse produtiva havia trinta dias, sendo diagnosticada tuberculose pulmonar. Após dois meses de tratamento com o esquema básico, a baciloscopia do escarro continua positiva. A conduta recomendada é

32 Q380747 | Biologia, Citologia, Citotécnico, HFA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao preparo e acondicionamento de peças anatômicas e ao registro de dados de autópsias, julgue os itens a seguir.

Uma das técnicas empregadas para a conservação de tecidos envolve a perfusão arterial com solução de Laskowski.

33 Q240024 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HFA, FUNIVERSA

Um homem de 23 anos de idade, morador de área rural do Distrito Federal, procura atendimento médico, relatando que foi picado por alguma coisa quando limpava restos de madeira e telhas em área de sua propriedade. Queixava-se de intensa dor no local da picada, com leve parestesia ao redor da lesão. Ao exame, apresentava-se sudoreico e taquicárdico. O hemograma demonstrava leve leucocitose com neutrofilia e o ECG, taquicardia sinusal. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o nome do animal peçonhento que pode ter picado esse homem.

34 Q239356 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HFA, FUNIVERSA

Um paciente de 32 anos de idade, previamente saudável, apresentou doença febril aguda miálgica, com crescente dificuldade respiratória. Radiografias mostraram infiltrado reticulonodular difuso, com algumas confluências alveolares. Plaquetopenia, leucocitose, desvio para esquerda e disfunção renal foram achados laboratoriais. Ao final de quatro dias de evolução, faleceu por hemoptise fulminante. O diagnóstico compatível com o caso é

35 Q239680 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HFA, FUNIVERSA

Um paciente sem história de doença hepática iniciou tratamento para tuberculose com esquema básico, apresentando elevação da transaminase glutâmico oxaloacética (TGO) e transaminase glutâmico pirúvica (TGP), que chegaram a atingir duas vezes o limite superior da normalidade. Ao exame clínico, o paciente não apresentou sinais ou sintomas de hepatotoxicidade. Nesse caso, a conduta recomendada é

36 Q592229 | Química, Citotécnico, HFA, CESPE CEBRASPE

Estufa é basicamente um equipamento dotado de resistências elétricas distribuídas uniformemente dentro de um gabinete devidamente isolado, com painel de controle com indicação de temperatura para procedimentos de esterilização e secagem. Vários estudos preconizam tempo e temperatura ideais para esterilização. Em consultório dentário, por exemplo, para esterilização por calor a seco, a temperatura é de 170 ºC por 2 h quando os instrumentos estiverem acondicionados em caixas metálicas fechadas. Quando não-acondicionados, para a mesma temperatura, o tempo cai para 1 h. Considerando essas informações e o princípio físico envolvido nesse processo, julgue os itens a seguir.

Considerando a função termométrica t = ah + b, em que h é a altura e a e b são constantes, em um termômetro de vidro cuja coluna de mercúrio tem altura de 1 cm no ponto do gelo e 11 cm no ponto do vapor, essa função na escala Celsius é corretamente expressa pela relação t = 10 h - 10.

37 Q238304 | Medicina, Síncope, Residência Médica Cardiologia, HFA, FUNIVERSA

Joana, 42 anos de idade, buscou assistência médica após ter apresentado três episódios de síncope. No último deles, apresentou traumatismo craniano leve devido à queda da própria altura. No decorrer de sua investigação clínica, foi feito o diagnóstico de síndrome adquirida do QT longo. Assinale a alternativa que apresenta a principal arritmia cardíaca relacionada a essa síndrome.

38 Q380138 | Biologia, Anatomia, Citotécnico, HFA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao preparo e acondicionamento de peças anatômicas e ao registro de dados de autópsias, julgue os itens a seguir.

O termo método de Rokitanski refere-se à retirada das vísceras em bloco.

39 Q240600 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HFA, FUNIVERSA

Texto associado.

Texto I, para responder às questões de 1 a 3. Pedro, dezenove anos de idade, procurou atendimento médico e relatou que há uma semana tem apresentado febre e dor articular no cotovelo direito, no tornozelo direito e no punho esquerdo (não simétrica e migratória). Nos últimos três dias, passou a apresentar dispneia ao executar atividades físicas menos intensas que as habituais e ortopneia, e relata sentir há dois dias dor precordial leve e contínua. Seu exame clínico mostrou palidez cutânea, aceitando mal o decúbito horizontal. O exame físico constatou temperatura axilar de 38,2 ºC, pressão arterial de 120 mmHg x 72 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm. Ictus cordis localizado no sétimo espaço intercostal esquerdo, na linha axilar média esquerda, com 5 cm de extensão, impulsivo, ritmo cardíaco regular e tríplice (por terceira bulha), bulhas hipofonéticas e taquicárdicas, presença de sopro holossistólico, mais bem audível no foco mitral, irradiado para região axilar, grau 3 (classificação de Levine), que não sofreu intensificação com a manobra de Mueller; na borda esternal esquerda baixa, foi auscultado atrito pericárdico. Havia estertores pulmonares em terços inferiores de ambos os hemitórax. Abdome livre e sem visceromegalias. Dor à palpação do cotovelo direito, sem sinais flogísticos. O eletrocardiograma (ECG) mostrou taquicardia sinusal, frequência ventricular média de 115 spm, bloqueio atrioventricular de primeiro grau, sobrecarga de câmaras esquerdas, extrassístoles ventriculares isoladas e alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular. O resultado das hemoculturas colhidas foi negativo. O hemograma evidenciou discreta leucocitose, sem anemia. Observaram-se aceleração da velocidade de hemossedimentação (VHS), elevação dos níveis séricos de antiestreptolisina O e de proteína C reativa.

Com base no caso apresentado no texto I, a principal hipótese diagnóstica é

40 Q240162 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HFA, FUNIVERSA

Acerca da neuralgia trigeminal, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.