Questões de Concursos: IFC SC

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11 Q39108 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Após 30 anos de atividade no Brasil, ele foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Referimo-nos ao:

12 Q39107 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Na contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o):

13 Q39102 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Suas composições foram marcadas pela vitalidade e malícia, fizeram grande sucesso entre as camadas nobres da sociedade portuguesa, pois o compositor, transferido para Portugal em 1763, figurou como compositor aclamado na corte portuguesa do século XVIII. Foi, por assim dizer, o primeiro compositor brasileiro a sair do anonimato. Este foi:

14 Q39119 | Pedagogia, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes.

Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar: 

15 Q39118 | Pedagogia, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Conforme o Art. 9º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, é incumbência da União: 

16 Q39111 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

A pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas. Trata-se do período:

17 Q39109 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o):

18 Q39113 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, [...]”. Insistimos que, acatar essa recomendação requer informações e formação específica e continuada, vez que convivemos com informações transitórias e que o conhecimento é sempre provisório, dialeticamente reconstruído. Trata-se de uma recomendação de:

19 Q39114 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

De acordo com este pesquisador, o processo da fala é mais provável de começar com a recordação do falante das informações guardadas na memória permanente. Portanto, se as imagens estão guardadas na memória permanente, os métodos de ensino de uma língua que se utilizam do método audiovisual, proporcionam uma memorização maior e ajudam na recordação dos vocábulos e frases na hora do desempenho verbal durante a comunicação. “O processo de informação mental que nós precisamos para falar depende do uso de imagens em grande escala”. O uso de mídia ilustrada, pode aumentar a duração da atenção pois este método ajuda na concentração durante o aprendizado (prende a atenção). Referimo-nos a: 

20 Q39112 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Desde a implantação do ensino de artes no Brasil, em 1816, quando se criou a Academia Imperial de BelasArtes e se contratou artistas que ensinavam no Instituto de França3 (OLLÉ, 2007), até a sua inclusão como componente obrigatório no currículo escolar, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), esta disciplina passou por diversas transformações. Essa implantação se deu com:
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