Questões de Concursos: Instituto Geral de Perícias SC

Prepare-se para a prova com questões de Instituto Geral de Perícias SC de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q555569 | Informática, Segurança da Informação, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Considere as afirmativas abaixo referentes aos três principais objetivos em se tratando de segurança da informação:

I. A confidencialidade garante que a informação não será conhecida por pessoas que não estejam autorizadas para tal.

II. A integridade garante que a informação armazenada ou transferida mantém suas características originais e é apresentada corretamente às entidades que tenham acesso a mesma.

III. A disponibilidade visa garantir a existência de qualquer entidade que tenha acesso à informação.

Estão corretas as afirmativas:

22 Q385986 | Biologia, Bioquímica, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

As substâncias psicoativas, cujo efeito principal é alterar a funções psicológicas, fazem parte de nosso cotidiano. Quando tomamos um copo de cerveja, vinho ou aguardente, estamos ingerindo uma droga ansiolítica – álcool etílico ou etanol. Bebidas de uso popular, como café, chá, refrigerantes do tipo cola e guaraná, contêm cafeína, um psicoestimulante. A nicotina, outro psicoestimulante, é absorvida quando a pessoa fuma. Esses costumes vêm de tempos longínquos e aspectos sociais, legais, políticos e econômicos influenciam no seu consumo. Dado que as substâncias psicoativas interferem em mecanismos neurobiológicos fundamentais, porque então, não são todos os usuários que se tornam dependentes delas. Assim como vários aspectos influenciam o consumo, a dependência de drogas é uma condição multifatorial. Analise as afirmações abaixo e assinale a única opção com a sequência correta.

( ) A dependência às substâncias é conceituada como uma síndrome comportamental na qual o uso da substância adquiriu prioridade na vida do indivíduo. De acordo com este conceito, a dependência é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas indicativos de que o indivíduo perdeu o controle do uso da substância. Na sua forma extrema, a dependência caracteriza-se pelo uso compulsivo da substancia e inclui ainda o surgimento de estados emocionais negativos (como irritabilidade, ansiedade) quando o acesso a substância é limitado.

( ) A tolerância a uma substância caracteriza-se pela diminuição dos efeitos de uma dose fixa no decorrer de uma administração prolongada, ou, ainda, pela necessidade de aumentar a dose para obter os efeitos iniciais.

( ) As substâncias que causam dependência têm mecanismos de ação e efeitos bastantes distintos. Contudo, todas têm em comum a propriedade de aumentar a liberação de Acetilcolinesterase.

( ) A dependência de substâncias psicoativas é um fenômeno complexo com causas e consequências relacionadas a vários fatores, que incluem desde mecanismos moleculares até aspectos sociais. Muitas variáveis interagem para influenciar a probabilidade de que uma pessoa inicie o uso abusivo de drogas ou se torne dependente. Genericamente, estas variáveis podem ser agrupadas em três categorias: substância, indivíduo e ambiente.

( ) As regiões do Sistema Nervoso Central relacionadas às emoções, à aprendizagem e à memória, pertencem ao sistema límbico e são cruciais para a dependência de drogas. Não há um único fármaco para o tratamento da dependência, e as terapias farmacológica e psicossocial têm efeitos aditivos ou sinérgicos em indivíduos dependentes.

23 Q339838 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Uma professora passa um trabalho para uma equipe com 3 alunos, Diego, Luciana e Ricardo. Considere as afirmações.

I. Diego e Ricardo fizeram o trabalho.

II. Se Ricardo não fez o trabalho então Luciana não fez o trabalho.

III. Luciana fez o trabalho. Sabe-se que as afirmações II e III são verdadeiras e a I é falsa.

Desta forma, podemos afirmar corretamente que:

24 Q714697 | Antropologia, Antropologia Forense Antropoligia Jurídica, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Ancestralidade é, atualmente, o termo mais aceito mundialmente pelos profissionais da Antropologia Forense em relação aos dois outros termos que já foram utilizados: etnia e raça. Dentre as análises métricas passíveis de utilização para caracterização da ancestralidade estão os elementos abaixo, EXCETO:

25 Q386984 | Biologia, Taxonomia, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Há um critério básico na filogenia para a definição de um táxon. Para que um grupo de organismos seja considerado um táxon ele deve ser:

26 Q485220 | Geografia, Geoprocessamento, Perito Criminal Geral, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Os data, plural de datum, podem ser definidos como referências, a partir do qual se definem posições na superfície terrestre. Em relação a eles, podemos afirmar que:

27 Q544182 | Física, Óptica, Perito Criminal Geral, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Considerando a lei do inverso do quadrado, em uma situação onde uma fonte de luz ilumina duas pessoas posicionadas a 1 m e 2 m de distância respectivamente. Quanto é a redução da potência da luz na pessoa que está a 2 m?

28 Q390764 | Direito Penal, Criminologia, Perito Criminal Geral, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Edmund Locard, nascido na França no ano de 1877, trabalhava como médico legista em Lyon, além de ter labutado por muitos anos com o professor e criminologista Alexandre Lacassagne. Em 1910, ele fundou um laboratório de pesquisas forenses, no qual notabilizou-se com a divulgação de uma teoria ou princípio que asseverava a ideia de que todo indivíduo ou objeto que adrentre a um local de crime acaba levando consigo parte daquele local e deixando alguma coisa nele quando parte. Esse princípio é conhecido como:

29 Q483333 | Geografia, Geoprocessamento, Perito Criminal Geral, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Desde fevereiro de 2015 está em vigor a adoção, no Brasil, do Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS). Em relação a este sistema, é correto afirmar que:

30 Q385043 | Biologia, Bioquímica, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Ao atuar sobre os receptores (interação-droga receptor) os fármacos podem produzir efeitos farmacológicos por diferentes mecanismos. Em razão de sua estrutura, bem como do mecanismo efetor imediato, os receptores foram agrupados em superfamílias com as seguintes características:

( ) Receptores ligados a canais iônicos.

( ) Receptores ligados ao diacilglicerol.

( ) Receptores ligados a proteína G.

( ) Receptores tirosina quinase e receptores intracelulares.

( ) Receptores ligados a calmodulina.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.