Questões de Concursos: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Prepare-se para a prova com questões de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

111 Q390243 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue os itens seguintes. O princípio da diversidade cultural, constitucionalmente previsto, norteia a política de preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro, o que reforça a relação entre cidadania e patrimônio cultural.

112 Q714932 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos. O papel do antropólogo no registro de bens culturais está limitado aos aspectos culturais, uma vez que o registro de fatores relacionados ao meio ambiente é de responsabilidade técnica de biólogos, geógrafos e geólogos.

113 Q720661 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Auxiliar Institucional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Ao realizar o ensaio de abatimento do tronco de cone, também conhecido como slump test, o responsável pelo recebimento dos caminhões de concreto usinado em uma obra identificou que o concreto do caminhão que acabara de chegar estava com abatimento menor que o dos outros concretos que haviam chegado anteriormente à obra.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A quantidade de água adicionada à mistura do concreto é o único fator capaz de alterar o resultado do ensaio de abatimento do tronco de cone.

115 Q783273 | Agrimensura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Dados geográficos que são armazenados em programas de sistemas de informações geográficas na forma de pontos, linhas e polígonos podem apresentar diversos erros de topologia, que devem ser corrigidos. Julgue os itens seguintes, acerca de correção topológica. A regra de correção topológica “não deve ter duplicidades” é aplicável somente para linhas e polígonos.

116 Q390077 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português. No âmbito do império português, a associação entre monocultura da cana-de-açúcar, trabalho escravo e grande propriedade surgiu no Nordeste brasileiro, com o custeamento da coroa.

117 Q378351 | Administração Pública, Processos participativos de gestão pública, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à participação social nos processos de gestão na administração pública e ao controle social. A participação social consiste no poder dos cidadãos para fiscalizar a ação do Estado, exigindo que o governo preste contas sobre o uso dos recursos públicos.

118 Q718634 | Arquitetura, Arquitetura, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

À luz das recomendações internacionais de preservação, julgue os itens subsequentes. Conforme a Carta de Burra, a reconstrução consiste na reversão de um sítio (lugar, área, terreno, paisagem, edifício, grupo de edifícios) a um estado anterior conhecido e distingue-se do restauro pela introdução de material novo na fábrica (que corresponde a todo o material físico do sítio).

119 Q320230 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Na construção do PPP dessa escola, os gestores estão colocando em prática uma concepção de política curricular.

120 Q720202 | Arquitetura, Arquitetônico, Auxiliar Institucional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, referentes a projetos complementares de reformas e restaurações em edificações de interesse histórico. As medidas de prevenção e combate a incêndio deverão ser incorporadas tanto no projeto arquitetônico quanto na conduta de autoridades de fiscalização e controle.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.