Questões de Concursos: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

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61 Q411964 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Auxiliar Institucional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Paulo participou de processo seletivo para ingresso em carreira pública federal. O edital do concurso apresentava o quantitativo de dezoito vagas, e Paulo foi aprovado na décima terceira posição. O prazo de validade da seleção foi prorrogado uma vez e ele ainda não foi empossado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Se Paulo não tiver nascido no Brasil, o órgão contratante não poderá dar-lhe posse, em virtude de impedimento de investidura a estrangeiros.

62 Q445997 | Direito Constitucional, Educação, Auxiliar Institucional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

A partir da Segunda Guerra Mundial, movimentos internacionais surgiram em prol da proteção dos patrimônios no mundo. A preocupação com a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural incluía a preservação dos sítios culturais e a conservação da natureza. Tendo em vista os marcos internacionais e nacionais da preservação, incluindo-se convenções, decreto-lei e a Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes. Conforme a CF, o Estado é responsável por garantir o direito à cultura e o acesso às fontes da cultura nacional.

63 Q324590 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue os próximos itens. Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio.

65 Q390242 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue os próximos itens. No Brasil, a preservação de bens culturais inicialmente aconteceu de forma segmentada, com a criação de várias instituições destinadas à proteção do patrimônio histórico e cultural.

66 Q608946 | Biblioteconomia, Princípios e funções administrativas em bibliotecas, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

A estrutura organizacional das bibliotecas pode ser sistematizada em três grandes áreas, que dizem respeito a suas funções biblioteconômicas. Acerca de tais funções, julgue os itens que se seguem. A função de organização dos recursos informacionais envolve atividades de análise temática, análise descritiva e armazenagem.

67 Q529819 | Engenharia Civil, Patologia, Técnico 1, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Durante a inspeção de uma edificação histórica, foram identificadas algumas patologias nas paredes de pau a pique da construção, como, por exemplo, perda de material junto à base da parede, fissuramento vertical da superfície e destacamento de parte da parede, próximo ao telhado.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

A causa provável das patologias identificadas nas paredes de pau a pique da edificação em questão é a falta de proteção contra a ação das águas das chuvas, que correm sobre as superfícies das paredes, dissolvendo e carreando material, o que causa as fissuras verticais.

68 Q389919 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue os próximos itens. As noções de diversidade cultural e de patrimônio imaterial fazem parte do pensamento sobre patrimônio histórico e cultural brasileiro desde a sua fase inicial, na década de 1930.

70 Q324154 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais. A dialogicidade como princípio favorece o encontro entre culturas na medida em que rompe com a ideia de dissociação entre cultura popular e cultura erudita.
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