Questões de Concursos: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

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82 Q607704 | Biblioteconomia, Conservação de acervos, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

A respeito da preservação de coleções digitais, julgue os próximos itens. O modelo de referência OAIS (Open Archival Information System Reference Model) é o sistema brasileiro de gestão da propriedade intelectual para a promoção da preservação digital.

83 Q540960 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Técnico 1, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Na contratação de um escritório de arquitetura para elaborar o projeto completo de construção de um edifício público, o fiscal técnico solicitou que o projeto garantisse a facilidade de sua execução e possibilitasse o emprego de materiais e mão de obra disponíveis no local, não só para a execução da obra, mas também para sua conservação. O fiscal recusou o estudo inicial apresentado pelo projetista, pois a solução proposta não atendia ao requisito da economicidade.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens, com base na legislação vigente que trata de contratos públicos.

Não é recomendável exigir que um projeto garanta a facilidade de execução da obra, já que isso pode implicar prejuízo para a durabilidade da edificação.

84 Q326036 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A definição de novas ações que abordem as diferenças sociais e culturais dos estudantes pode implicar a renovação das práticas pedagógicas dos docentes dessa escola.

86 Q319422 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação a distância (EaD), julgue os itens subsecutivos. Na EaD, a escolha de ferramentas sincrônicas em vez de ferramentas assíncronas é aconselhável, porque a participação simultânea de professores e estudantes torna a aprendizagem mais eficiente.

88 Q378287 | Administração Pública, Reformas administrativas no Brasil, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue os itens subsequentes. Descentralização administrativa e competição entre as unidades administrativas são dois princípios da nova administração pública (NAP).

89 Q647686 | Informática, Normalização, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Acerca da abordagem relacional, da normalização e do SGBD, entre outros conceitos relativos a banco de dados, julgue os itens a seguir. Uma relação está na quarta forma normal (4FN) quando o conteúdo do registro não pode ser mais reconstruído (efetuar join) a partir de outros registros menores extraídos desse registro considerado.

90 Q378342 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

A respeito das funções de administração e suas ferramentas aplicadas à gestão, julgue os próximos itens. São exemplos de planos operacionais: os regulamentos, que disciplinam o comportamento das pessoas; os programas, que regem o tempo; e os procedimentos, que regem os métodos de trabalho.
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