Questões de Concursos: MPE RO

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11 Q103149 | História e Geografia de Rondônia, Estrada de Ferro Madeira Mamoré EFMM , Analista Suporte de Informática, MPE RO, FUNCAB

No início do século XX, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré influenciou o aparecimento dos primeiros núcleos urbanos no território que viria a se tornar, em1982, o estado deRondônia. No contexto geográfico e histórico imediato ao funcionamento dessa ferrovia, surgiram os seguintes núcleos urbanos:

12 Q267625 | História e Geografia de Rondônia, Território Federal do Guaporé, Analista Economia, MPE RO, FUNCAB

Nos antecedentes da criação do estado de Rondônia, consta a instalação do Território Federal do Guaporé, em 1943, o qual é posteriormente transformado em Território Federal de Rondônia. O Território Federal de Rondônia é criado no governo do presidente:

13 Q616094 | Informática, Linguagem SQL, Analista, MPE RO, CESGRANRIO

A exclusão dos registros de uma tabela chamada Estoque que apresenta o atributo numérico chamado Qtd menor que 5 pode ser feita através do comando SQL:

14 Q365188 | Enfermagem, Doenças, Analista, MPE RO, FUNCAB

Sobre a “raiva humana” pode-se afirmar,EXCETO:

15 Q328580 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista, MPE RO, FUNCAB

A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropr iação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.

III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.

IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Estão corretas as afirmativas:

16 Q747789 | Economia, MACROECONOMIA, Analista em Economia, MPE RO, CESGRANRIO

O efeito crowding-out ou efeito deslocamento total decorre da:

17 Q269214 | Economia, Modelo IS LM, Analista Economia, MPE RO, FUNCAB

No que diz respeito à curva IS, pode-se afirmar.

18 Q267342 | Economia, Oferta e Demanda, Analista Economia, MPE RO, FUNCAB

Em um determinado mercado do produto X há 2.000 consumidores idênticos, sendo que cada um deles apresenta como função demanda a expressão Qx = 24 - 4Px. Nesse mesmo mercado, encontram-se 200 produtores análogos na sua forma de produzir, cada um deles seguindo a função oferta dada por Qx = 40Px.
Em função do enunciado acima, os valores do preço e da quantidade de equilíbrio desse mercado do produto X são, respectivamente:

19 Q724680 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Rondônia, Técnico, MPE RO, CESGRANRIO

A abertura da Rodovia BR-364 (Cuiabá-Porto Velho) fez com

que um forte fluxo migratório seguisse em direção a Rondônia,

além de ter colocado um fim no isolamento rodoviário da

região. Sobre as transformações ocorridas nesta região, podese

afirmar que:

I - a colonização da região foi marcada pela presença de

uma população extrativista nômade em torno do eixo

rodoviário;

II - o aumento da população na região ocorreu em função

da busca de riqueza extrativa, como a borracha e a

cassiterita;

III - a presença de núcleos de colonização ao longo da rodovia

desenvolveu novas formas de uso do solo, como a

agropecuária;

IV - o aumento da população na região levou ao

desmembramento, em dois estados, do antigo Estado

de Mato Grosso.

Estão corretas as afirmativas

20 Q327356 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista, MPE RO, FUNCAB

As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

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