Questões de Concursos: Ministério da Cultura

Prepare-se para a prova com questões de Ministério da Cultura de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

22 Q604049 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, Ministério da Cultura, FGV

Com relação às entradas secundárias necessárias à indicação dos diversos pontos de acesso de um item, o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente estabelece que podem ser acrescentadas, opcionalmente, as seguintes designações abreviadas da função exercida por uma pessoa:

23 Q350878 | Arquivologia, Preservação, Restaurador, Ministério da Cultura, FGV

Os objetos de papel, como mapas, cartazes e documentos, após permanecerem guardados enrolados durante muitos anos, freqüentemente ficam ressecados, rígidos. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

24 Q349788 | Arquivologia, Preservação, Restaurador, Ministério da Cultura, FGV

Assinale a afirmativa incorreta.

25 Q635534 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Ministério da Cultura, FGV

Comparando-se ferramentas empregadas no desenvolvimento de sistemas, pode-se afirmar que o DFD e o MER utilizados nas notações estruturadas correspondem, na notação orientada a objetos - UML, respectivamente, aos diagramas de:

26 Q604937 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, Ministério da Cultura, FGV

De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente, a expressão com destaque(usada em frases como mencionada com destaque e indicada com destaque) significa que uma indicação à qual ela se aplica deve ser uma indicação formal encontrada em:

27 Q350602 | Arquivologia, Preservação, Técnico, Ministério da Cultura, FGV

O controle da climatização de um depósito de documentos deverá ser realizado por meio da leitura de aparelhos que medem a temperatura e a umidade do ar.

Para garantir a conservação de acervos, recomenda-se que a temperatura e a umidade devam ser mantidas, respectivamente, em:

28 Q349845 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, Ministério da Cultura, FGV

A proliferação dos documentos levou, pois, os arquivistas a encarregarem-se dos "arquivos vivos", a aplicarem-lhes a sua competência e a desenvolverem sobre eles novas capacidades. (...) E mesmo quando um arquivista pratica apenas a sua profissão em arquivos históricos, ele já não pode ignorar uma ou outra componente de sua missão. (...) O arquivista moderno pode contar com vários dados adquiridos. Assim, a utilidade da sua função é incontestável, quer seja como colaborador da administração, como responsável dos arquivos a conservar ou como apoio à investigação. As tarefas ligadas a essas funções modificaram-se consideravelmente. O arquivista é doravante considerado especialista no que se refere ao conjunto das suas responsabilidades, e isso quaisquer que sejam os termos pelos quais é designada a sua função.

(Rousseau, J. e Couture, C. Os Fundamentos da Disciplina Arquivística)
Levando em consideração o texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Colaborar na administração tornou-se a principal competência do arquivista moderno.
II. No atual contexto, as atribuições do arquivista ampliaram-se, transformando-o em gestor de documentos e da informação.
III. A multiplicidade de funções adquiridas pelo arquivista na atualidade irá direcioná-lo para sua especialização na investigação histórica.

Assinale:

29 Q356816 | Contabilidade Geral, SIAFI Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo, Analista Econômico Financeiro, Ministério da Cultura, FGV

Durante um exercício financeiro, uma unidade gestora subordinada ao Ministério da Educação transferiu recursos financeiros para outra unidade gestora, esta pertencente ao Ministério da Saúde. Para registro da operação no SIAFI, o documento de entrada de dados a ser utilizado será:

30 Q351151 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico, Ministério da Cultura, FGV

Um dos principais objetivos dos sistemas de informação é a recuperação dos dados. Por recuperação dos dados, entende-se:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.