Questões de Concursos: Ministério da Educação

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11 Q639992 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Com relação à fase de manutenção, julgue os itens subsequentes.

A engenharia reversa se propõe a gerar uma nova especificação ou um novo projeto de um sistema existente, aplicando-se os conceitos de reengenharia, para, depois, se aplicar a engenharia direta e gerar um novo sistema.

12 Q642375 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos gerais da engenharia de software, julgue os itens seguintes.

Para a produção sistemática de software de qualidade, a engenharia de software propõe abordagens que atendam a qualidade sob a perspectiva do produto a ser criado, do processo de criação do produto e de sua adequação ao uso.

13 Q636064 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes ao processo de execução de testes de software.

Os testes devem ser executados periodicamente conforme definido nos casos de testes e nos roteiros de testes, previamente agendados, independentemente do surgimento de novas versões do software.

15 Q632622 | Informática, Transmissão de Informação, Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens a respeito das técnicas de implementação de QoS (quality of service). Situação hipotética: Para fornecer serviço de QoS a um cliente, uma empresa realiza regulação dos dados no enlace por meio do mecanismo leaky bucket (balde furado). O balde tem capacidade de 10 megabits e vazão constante de 1,5 Mbps. Quando o balde está cheio, os pacotes são descartados. O transmissor envia os seguintes fluxos de dados nos cinco primeiros segundos de transmissão: 8 megabits, em t = 0; 6 megabits, em t = 1 s; 2 megabits, em t = 2 s; e 5 megabits, em t = 4 s. Assertiva: Analisando apenas os primeiros cinco segundos da transmissão e considerando os tráfegos listados, infere-se que foram descartados 3,5 megabits de dados.

16 Q378418 | Administração Pública, Lei de Acesso à Infomação LAI, Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Acerca do acesso à informação, no âmbito da administração pública, julgue os itens seguintes. A identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação, quando se tratar de acesso a informações de interesse público.

17 Q642624 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Com relação a teste de software, julgue os itens a seguir.

Quando o objetivo é testar uma funcionalidade, assegurando-se que, para todo tipo de entrada, a saída observada corresponda àquela esperada, pode-se alcançar esse objetivo fazendo-se uso de testes do tipo caixa-branca.

18 Q623283 | Informática, Banco de dados Distribuídos, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de banco de dados distribuídos, julgue os itens a seguir.

Um banco de dados distribuído é uma coleção de múltiplos bancos de dados inter-relacionados logicamente, distribuídos por uma rede de computadores. O gerenciamento desse banco pode ser realizado por um sistema de software, que gerencia o banco de dados enquanto torna a distribuição transparente para o usuário.

19 Q640022 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma organização esteja no processo de elaboração da estratégia de testes, julgue os itens a seguir.

A definição do escopo deve constar na estratégia de testes, pois determina o que deve ou não ser testado nos softwares.

20 Q643232 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 102 a 107, acerca de métricas e estimativas aplicadas a testes de software.

Para se definir a quantidade de horas para teste, deve-se estimar o tamanho do sistema. Essa estimação, por sua vez, pode ser feita com a técnica de análise por pontos de função.

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