Questões de Concursos: Ministério do Turismo

Prepare-se para a prova com questões de Ministério do Turismo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q443028 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Técnico Administrativo, Ministério do Turismo, ESAF

Nos termos da Constituição Federal, sobre os direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar que:

72 Q804816 | Legislação e Decretos, Decreto n 26 1999 Cria a Comissão de Ética Pública e dá outras providências, Analista Técnico Administrativo, Ministério do Turismo, ESAF

Julgue os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. A Comissão de Ética Pública será integrada por cinco brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral e reputação ilibada e notória experiência, designados pelo Presidente da República, para mandatos de três anos, permitida uma única recondução.

II. A atuação na Comissão de Ética Pública enseja remuneração para seus membros e os trabalhos nela desenvolvidos são considerados prestação de relevante serviço público.

III. Compete à Comissão de Ética Pública apurar condutas em desacordo com as normas nele previstas, quando praticadas pelas autoridades a ele submetidas.

IV. A Comissão de Ética Pública contará com uma Secretaria-Executiva, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, à qual competirá prestar o apoio técnico e administrativo aos trabalhos da Comissão.

V. À pessoa que esteja sendo investigada, é assegurado o direito de ter vista dos autos, no recinto das Comissões de Ética, somente após ter sido notificada da existência do procedimento investigatório.

73 Q805720 | Legislação e Decretos, Decreto lei n 200 1967 Dispõe sôbre a organização da Administração Federal, Analista Técnico Administrativo, Ministério do Turismo, ESAF

Acerca da primeira tentativa de reforma administrativa com cunho gerencial no Brasil, a partir do Decreto-Lei n. 200/67, analise as afi rmativas abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

Ao fi nal, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A mudança promovida deixou de lado as características híbridas do modelo administrativo brasileiro, o que exacerbou a tensão dentro do modelo, em especial, o conflito entre a administração direta e indireta.

( ) Como aspectos positivos do Decreto-Lei n. 200/67 destacam-se sua originalidade com ênfase na descentralização e flexibilidade administrativa.

( ) As reformas iniciadas em 1967 visavam a operacionalizar o modelo de administração para o desenvolvimento, baseado na consolidação burocrática de um estado forte, voltado para o desenvolvimento econômico, cuja característica principal foi o predomínio da racionalidade funcional emanada da tecnoestrutura indispensável à manutenção do regime autoritário, cujo viés dissociativo consistia na predominância do planejamento econômico como núcleo decisório de governo e no crescimento desordenado da burocracia governamental direta.

74 Q352890 | Contabilidade Geral, Contador, Ministério do Turismo, ESAF

Assinale a opção que indica um conjunto das variações patrimoniais diminutivas com operações financeiras que devem ser identificadas, agrupadas e evidenciadas por ocasião da elaboração da Demonstração das Variações Patrimoniais – DVP.

75 Q722842 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Agente Administrativo, Ministério do Turismo, FUNIVERSA

O horário de verão 2010/2011 começou a partir de zero hora do dia 17 de outubro de 2010. Isso significa que, da noite de sábado (16) para domingo (17), as pessoas que moram nas regiões onde o horário de verão vigora tiveram de adiantar seus relógios em uma hora. O ano de 2010 é o segundo em que o horário de verão começa conforme um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. De acordo com esse decreto, o horário de verão começará sempre a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

76 Q814025 | Legislação Federal, Administrador, Ministério do Turismo, FUNIVERSA

A política nacional de turismo, instituída pela Lei n.º 11.771/2008, normatiza as atribuições do Governo Federal em planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico e disciplina a prestação de serviços turísticos, o cadastro, a classificação e a fiscalização dos prestadores de serviços da área. No âmbito do poder de polícia administrativa, o Ministério do Turismo, após regular procedimento em que sejam assegurados a ampla defesa e o contraditório, poderá aplicar penalidades ao prestador de serviços turísticos, que incluem

77 Q820396 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Contador, Ministério do Turismo, ESAF

A respeito da adoção de sistema de custos na administração pública, é correto afirmar:

78 Q378297 | Administração Pública, Analista Técnico Administrativo, Ministério do Turismo, ESAF

São requisitos básicos da ouvidoria enquanto mecanismo de participação social na gestão pública, exceto:

79 Q375847 | Administração Pública, Novas práticas de gestão governamental no Brasil, Analista Técnico Administrativo, Ministério do Turismo, ESAF

São informações necessárias a constar da carta de serviços ao cidadão em relação a cada um dos serviços prestados, exceto:

80 Q535626 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Engenheiro, Ministério do Turismo, FUNIVERSA

Visando à boa compreensão, foram elaboradas recomendações normativas cujo objetivo é a padronização da representação gráfica dos projetos arquitetônicos. É desejável que os projetos possuam nível de detalhamento que possa ser completamente compreendido pelo executor da construção, sendo utilizados, para essa finalidade, plantas, cortes, fachadas, elevações e detalhes que conterão muitas informações. De acordo com os conceitos utilizados na representação gráfica dos projetos arquitetônicos, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.