Questões de Concursos: Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA

Prepare-se para a prova com questões de Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

13 Q751383 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

A agricultura sustentável se refere à “busca de rendimentos duráveis, a longo prazo, através do uso de tecnologias de manejo ecologicamente adequadas”, o que requer a “otimização do sistema como um todo e não apenas o rendimento máximo de um produto específico”. Assim, quando se fala de agricultura sustentável, se está falando de estilos de agricultura de base ecológica que atendam a requisitos de solidariedade entre as gerações atuais e destas para com as futuras gerações, o que alguns autores chamam de um(a):

14 Q741394 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Economista, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Bens públicos são aqueles oferecidos pelo:

15 Q542439 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Estatístico, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Numdeterminado processo de fabricação, 20% das peças produzidas são consideradas defeituosas. As peças são condicionadas em caixas de 6 unidades cada uma. A probabilidade de haver nenhuma peça defeituosa em uma caixa é de:

16 Q750927 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O meio rural brasileiro precisa se tornar, definitivamente, um espaço de paz, produção e justiça social. A reforma agrária é uma ação estruturante, geradora de trabalho, renda e produção de alimentos, portanto, fundamental para o desenvolvimento sustentável da nação. Os pobres do campo são pobres porque não têm acesso à terra suficiente e políticas agrícolas adequadas para gerar uma produção apta a satisfazer as necessidades próprias e de suas famílias. Falta título de propriedade ou posse de terras, ou estas são muito pequenas, pouco férteis, mal situadas em relação aos mercados e insuficientemente dotadas de infra-estrutura produtiva. São pobres, também, porque recebem, pelo aluguel de sua força de trabalho, remuneração insuficiente; ou ainda porque os direitos da cidadania - saúde, educação, alimentação e moradia - não chegam. O trabalho existente é sazonal, ou o salário é aviltado pela existência de um enorme contingente de mão-de-obra ociosa no campo. Essa situação vem de muito longa data, mas se agravou bastante nas duas últimas décadas, em razão da substituição de trabalho humano por máquinas e insumos químicos na maior parte dos estabelecimentos agropecuários. Avaliações dos projetos de desenvolvimento rural e de programas, nas décadas de 70 e 80 do século passado, em várias regiões do país, comprovaram que parte substancial do aumento de renda, decorrente dos estímulos proporcionados pelo governo, foi capturada por agentes econômicos melhor situados na estrutura agrária local. É fato notório igualmente que parte significativa dos recursos aos segmentos mais pobres é desviada por estruturas políticas a que estão submetidas tais populações. Ninguém desconhece, também, que a extrema pobreza da população rural frustra grande parte dos esforços de alfabetização e de instrução básica dos governos da União, dos Estados e Municípios. Conforme relatado esta situação tem agravado, especificamente, ainda mais o quadro:

17 Q562909 | Informática, Navegação, Administrador, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

No tocante à Internet, o programa de comunicação instantânea que prioriza a conversa por voz, destacando-se por oferecer voz sobre IP (Voip) e permitindo que através do computador o usuário possa fazer ligações, por meio de um serviço pago, para telefones fixos ou celulares, em qualquer parte do mundo, é conhecido como:

18 Q750595 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Esta técnica de proteção e recuperação de áreas degradadas é muito usada em conservação do solo e pode ser combinada com outras práticas de conservação. Pode também ser usada para recuperação ou estabilização de solos em terrenos muito inclinados ou para proteção de fontes de água. Normalmente é associada a plantios de gramíneas. As espécies mais utilizadas são:Leucaena leucocephala, Gliricidia sepium, Casuarína equisetifolia e fruteiras, como tamarindo, maçã e manga. Está sendo citada a técnica:

19 Q783557 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O método para representar o relevo terrestre, por excelência, é o das curvas de nível, permitindo ao usuário ter um valor aproximado da altitude em qualquer parte da carta.A curva de nível constitui uma linha imaginária do terreno, em que todos os pontos da referida linha têm a mesma altitude, acima ou abaixo de uma determinada superfície da referência, geralmente o nível médio do mar. Com a finalidade de ter a leitura facilitada, adota-se o sistema de apresentar dentro de um mesmo intervalo altimétrico, determinadas curvas, mediante um traço mais grosso. Tais curvas são chamadas:

20 Q752650 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O programa do Governo Federal criado em 1995, com o intuito de atender de forma diferenciada os mini e pequenos produtores rurais que desenvolvem suas atividades mediante emprego direto de sua força de trabalho e de sua família, é denominado:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.