Questões de Concursos: PRODEST ES

Prepare-se para a prova com questões de PRODEST ES de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q13194 | Português, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

Texto associado.
   O bonito, o sublime, o gostoso de Brasil X Espanha foi a angústia. Nós sabemos que o martírio é que dá a um jogo, seja ele um clássico ou uma pelada, um charme desesperador. Ora, a batalha com os espanhóis teve todos os matadouros emocionais. Eis uma partida que pôs em cada coração uma fluorescente coroa de espinhos. Fomos, até o primeiro gol, 75 milhões de cristos.
   Começou a batalha e cada brasileiro estava abraçado, atracado a seu radiozinho de pilha. Entre nós e a peleja erguiam- -se os Andes, hieráticos e tristíssimos. Havia, por aqui, um certo pavor da Espanha - velha pátria, constelada de feridas. O Brasil entrou mal, o Brasil entrou péssimo. Ou por outra: - o Brasil, no primeiro tempo, não era o Brasil, era o anti-Brasil, a negação do Brasil. O sujeito procurava o escrete e não encontrava o escrete.
   A Espanha triturava a seleção de ouro, que não era mais de ouro, era de lata, era de zinco, sei lá. E só um homem, entre os brasileiros, continuava a ser o mesmo, eternamente o mesmo: - Garrincha. Sim, do primeiro ao último minuto, o Mané foi o Mané. Passou como quis pelo Gracía. Caçaram-no a patadas, como uma ratazana. Mas ele ia passando, dir-se-ia um maravilhoso ser incorpóreo, os espanhóis o massacravam e Garrincha sobrevivia ao próprio assassinato.
   Fora Garrincha, ninguém mais. Os negros ornamentais, folclóricos, divinos, deixavam-se bater, miseravelmente. E todos sentimos que a ausência de Pelé estava cravada no coração do Brasil. Faltava Pelé e o escrete murchava como um balão japonês apagado. Amigos, durante os 45 minutos o fracasso do Brasil doeu mais, aqui, do que a humilhação de Canudos. Cada um de nós sentiu-se direta e pessoalmente degradado.

(Nelson Rodrigues, O “Possesso” é nosso. A pátria em chuteiras: novas crônicas de futebol.)
Assinale a alternativa em que os verbos derivados de pôr, empregado na frase – Eis uma partida que pôs em cada coração uma fluorescente coroa de espinhos. –, estão conjugados de acordo com a norma-padrão.

12 Q13198 | Raciocínio Lógico, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

Na cidade de Godelia, cada habitante ou é torpe e sempre fala mentiras, ou é probo e sempre fala a verdade, e seus habitantes conhecem a natureza, torpe ou probo, e a profissão de cada outro habitante. Um turista, visitando a cidade, encontrou três casais discutindo, e foi informado, corretamente, que um casal era formado por torpes, outro casal por probos e o terceiro casal tinha um torpe e um probo.

Os casais fizeram as seguintes afirmações:

Senhor Gyzt: Eu não sou o matemático.
Senhora Gyzt: O senhor Zygt é o matemático.

Senhor Tygz: Eu não sou o matemático.
Senhora Tygz: O senhor Gyzt é o matemático.

Senhor Zygt: O senhor Gyzt é probo.
Senhora Zygt: O senhor Tygz é o matemático.

Sabendo-se que, dos três maridos, apenas um é o matemático, seu nome e sua natureza são, respectivamente,

13 Q13201 | Contabilidade Geral, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

A técnica tradicional de ajustar o orçamento em decorrência do fenômeno inflacionário parte do ponto de que se admite naturalmente a correção das peças orçamentárias pelo índice de inflação específico de cada gasto ou receita, mantendo-se, em um orçamento original, os valores inicialmente orçados. Trata-se do orçamento

14 Q13203 | Contabilidade Geral, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

A partir da existência da base de dados dos bens patrimoniais, é possível e necessário fazer um levantamento físico dos estoques. Esse inventário pode ocorrer

15 Q13209 | Recursos Humanos, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

Criado por Robert Kaplan e David Norton, a partir de um projeto de pesquisa realizado com 12 empresas, o Balanced Score Card (BSC) permite a medição do desempenho das equipes por meio de indicadores que ajudam os gestores a visualizarem a empresa sob várias perspectivas de forma integrada.
De acordo com os autores, a complexidade do cenário atual exige que os gestores tenham condições de visualizar o desempenho da organização de forma sistêmica em 4 pers- pectivas que fornecem quatro (4) questões básicas.

A questão: “Em que devemos ser excelentes?” está contida na perspectiva

16 Q13202 | Contabilidade Geral, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

O imposto será determinado com base no lucro real, presumido ou arbitrado, por períodos de apuração de cada ano-calendário. Com a opção do contribuinte, pode ser apurado

17 Q13230 | Direito Administrativo, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

Assinale a alternativa que está em consonância com o disposto na Lei n.º 8.429/92.

18 Q13234 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

É dever do servidor, diante de qualquer situação, verificar se há conflito com os princípios e diretrizes do Código de Ética dos Servidores do Estado do Espírito Santo, devendo questionar se: seu ato viola lei ou regulamento; seu ato é razoável e prioriza o interesse público; sentir-se-ia bem, caso sua conduta fosse tornada pública. No entanto, em caso de dúvida, o servidor deverá

19 Q13214 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

Na Instrução Normativa número 02, de 30 de abril de 2008, que dispõe sobre regras e diretrizes para contratação de serviços, continuados ou não, em seu art. 15, ao tratar da justificativa da necessidade da contratação, afirma que o termo de referência deverá conter oito (8) itens.

Assinale a alternativa que possui, correta e completamente, um desses itens.

20 Q13207 | Recursos Humanos, Administrador, PRODEST ES, VUNESP

Aquele que tem inserido no seu bojo toda e qualquer parcela adicional (hora extra, descanso semanal remunerado etc.) é definido como salário
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.