Questões de Concursos: Polícia Militar ES

Prepare-se para a prova com questões de Polícia Militar ES de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q240636 | Matemática, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS

Eduardo tinha, há 2 anos atrás, o triplo da idade de sua irmã Cláudia. Hoje, o produto de suas idades é igual a 84. A diferença de idade entre Eduardo e Cláudia é de:

82 Q338212 | Matemática, Cones, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Uma sorveteria vende sorvetes em dois recipientes — A e B —, ambos na forma de cone circular reto, em que as alturas variam de acordo com a quantidade de sorvete que deve ser colocada em cada um dos recipientes. Acerca desses recipientes, julgue os itens subseqüentes.

Se o volume do recipiente A é igual ao dobro do volume do recipiente B e os diâmetros das bases desses recipientes estão na razão 3:2, então suas alturas estão na razão 9:8.

83 Q387899 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período medieval, julgue os itens seguintes.

A economia medieval europeia assentava-se na agricultura de mercado, produzindo excedentes a serem comercializados mediante grandes lucros.

84 Q18123 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Considere que um número real x seja tal que a expressão x - 1/4 ÷ 1/3 + 5 x 2 -8 x (-2 ) = 0 é verdadeira. Nesse caso, é correto afirmar que o valor de x será duplicado ao se multiplicar toda a expressão por 2.

85 Q18147 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à geopolítica do mundo atual, julgue os itens seguintes.

A geopolítica do mundo atual começa a apresentar, de maneira mais consistente, disputas relacionadas com a apropriação e comercialização dos recursos naturais, como, por exemplo, a comercialização de gás natural entre a Rússia e países do leste europeu; a instalação de uma indústria de papel na fronteira entre Argentina e Uruguai; e os problemas entre Brasil, Bolívia e Argentina, em função da exploração e comercialização de gás natural.

86 Q388993 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Na virada dos anos 80 e 90 do século passado, aprofundou-se a globalização econômica, ao tempo em que o chamado socialismo real entrou em verdadeiro colapso. Com relação ao quadro histórico contemporâneo do mundo, julgue os itens subsequentes.

A globalização praticamente fechou o mercado mundial ao restringi-lo às grandes potências econômicas, como os Estados Unidos da América, o Japão e a Alemanha.

87 Q387977 | História, História Geral, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

O fim da Guerra Fria entre norte-americanos e soviéticos livrou o mundo dos riscos de novos conflitos e de ações terroristas.

88 Q18139 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além da intolerância religiosa e política.

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se, em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o comando de Washington e Moscou, situação que se encerra formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do saber impulsiona o avanço da economia.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial, julgue os itens seguintes.
A grave crise econômica dos anos 1930 contribuiu para que acontecesse a Segunda Guerra Mundial.

89 Q389365 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial.

Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano. Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.

A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.

A Revolução de 1930 pôs fim à República Velha e é considerada marco decisivo para o processo de modernização do país.

90 Q388662 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

       Quando os portugueses aqui chegaram, encontraram um território — que mais tarde seria denominado Brasil — habitado por diversos povos, que passaram a ser chamados genericamente de indígenas. Ante a escassez de recursos e as inúmeras dificuldades, a colonização portuguesa, comandada pelo Estado, precisou contar com a iniciativa privada. Daí a distribuição de capitanias hereditárias, entre as quais a do Espírito Santo, seguida pela entrega de terras a quem se dispusesse a ocupá-las. Em geral, as bases da colonização assentaram-se no latifúndio, na escravidão e na monocultura, a partir da cana-de-açúcar. A exploração mineral, no século XVIII, fez que a colonização, até então quase que exclusivamente restrita às regiões próximas ao Atlântico, alcançasse áreas do interior. A independência do Brasil, proclamada em 1822, não alterou radicalmente as estruturas vigentes no período colonial. O café tornou-se a principal riqueza do país. Foi preciso que chegasse o século XX para que o Brasil promovesse a industrialização, ocorrida particularmente a partir da Era Vargas (1930-1945), contexto em que a urbanização se acelerou.

Considerando as informações acima e seus conhecimentos a respeito da História do Brasil, julgue os itens que se seguem.

Entre as capitanias nas quais o Brasil foi dividido, a que mais prosperou foi a de Pernambuco, graças sobretudo à atividade açucareira.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.