A noção de bioética tem sofrido várias mutações nos últimos anos, mas nos parece que a mais interessante e frutífera continua sendo a proposta por Van Rensselaer Potter. Ele primeiramente sugeriu uma bioética ponte, com a intenção de unir ciência e filosofia para promover a sobrevivência. Mais tarde, esta evolui para a bioética global, visto a necessidade de fusão da ética biomédica com a ecologia, numa escala mais ampla, com a mesma finalidade, trazendo à discussão questões de saúde pública de relevância mundial. Sua missão continua sendo o desenvolvimento da ética para a sobrevivência humana sustentável em longo prazo. Posteriormente, sugere a bioética profunda devido à necessidade de ampliar mais a discussão da bioética, pois a ciência é demasiadamente importante para estar nas mãos somente dos cientistas.
(Cássia R. R. N. Nunes e Amauri Porto Nunes. “Bioética”. In: Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), 2004, set/out. Adaptado)
A partir das colocações do texto, assinale a alternativa correta.
a) A noção de bioética permanece cristalizada em torno da discussão sobre as relações entre a filosofia e as ciências naturais.
b) A bioética global focaliza a sobrevivência humana baseada no controle dos fenômenos naturais por meio do conhecimento científico.
c) A sobrevivência humana sustentável a longo prazo depende de discussões técnicas conduzidas pelas ciências da saúde.
d) A bioética enfrenta problemas cuja eventual solução exige uma abordagem simultaneamente humanista e científica.
e) A bioética ponte se estabelece pela junção entre as ciências médicas e as ciências biológicas para tratar questões éticas.