Questões de Concursos: Prefeitura de Bodoquena MS

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Bodoquena MS de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q798192 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Bodoquena MS

Amputação é o termo utilizado para definir a retirada total ou parcial de um membro, sendo este um método de tratamento para diversas doenças. Leia atentamente as afirmativas abaixo:

I - Na fase pré-cirúrgica podem ser realizadas inúmeras atividades de reabilitação, incluindo o condicionamento cardiopulmonar, exceto se existir alguma contraindicação clínica.

II – A amplitude de movimento (ADM) das articulações e a força muscular do segmento envolvido com a amputação são irrelevantes na avaliação pré-operatória, sendo importante conhecer tais funções dos membros contralaterais e o grau de independência do indivíduo para a realização das Atividades de Vida Diária (AVDs) após a cirurgia.

III – Antes do treino de marcha o paciente amputado deve ser orientado a como realizar suas transferências de postura e deslocamentos. O posicionamento correto no leito e na cadeira de rodas é fundamental para evitar encurtamentos musculares, o que pode impedir a protetização deste indivíduo.

Assinale a alternativa que contem as afirmativas CORRETA:

22 Q534737 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Bodoquena MS

Assinale a alternativa que contém a afirmação INCORRETA:

23 Q373816 | Português, Pontuação, Advogado, Prefeitura de Bodoquena MS

Quanto à pontuação, assinale a alternativa correta:

24 Q439633 | Direito Constitucional, Municípios, Advogado, Prefeitura de Bodoquena MS

Para fins do disposto no caput do artigo 169 da Constituição Federal, a despesa total com pessoal do Município não poderá exceder o seguinte percentual:

25 Q535830 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Bodoquena MS

O orçamento paramétrico é um orçamento aproximado, adequado às verificações iniciais, aonde o custo da obra pode ser determinado por área ou volume construído. São exemplos de indicadores para a construção civil, exceto:

26 Q329048 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bodoquena MS

Leia o texto abaixo para responder ao item 16.

Texto 5

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP – que se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

Relacione as três grandes dimensões que compõem o PPP e, a seguir, marque a alternativa correta:

(1) Marco situacional.

(2) Marco conceitual.

(3) Marco operacional.

 ( ) Apresenta as grandes linhas de ação referentes à gestão democrática, currículo escolar, formação continuada e qualificação das condições físicas e didático-pedagógicas da escola.

( ) Expressa a opção teórica que revela a utopia social e educacional: o que se pretende alcançar em termos de transformação da prática pedagógica e social.

( ) Identifica, explicita e analisa os problemas e necessidades presentes na realidade social e suas influências nas práticas educativas da escola.

( ) Significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da escola.

( ) Discussão vinculada ao contexto local, com aquilo que é específico da escola como instituição social e, de modo particular, da escola em que se trabalha, se estuda.

27 Q534529 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Bodoquena MS

Assinale a alternativa que contêm a afirmação INCORRETA:

28 Q541245 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Bodoquena MS

Sobre os índices físicos, é correto afirmar que:

29 Q322779 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bodoquena MS

Leia o texto abaixo e responda aos itens 13 e 14.

Texto 3

PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da LDB. O artigo 2º afirma que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.  

Assinale a alternativa correta que contêm quatro princípios da educação nacional

30 Q319883 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bodoquena MS

Leia o texto abaixo e responda ao item 17.

Texto 6

CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR A disciplina está associada às diferentes áreas do conhecimento. Temos no currículo escolar diferentes disciplinas. Muitas vezes encontramos para uma mesma área do conhecimento várias disciplinas. A Matemática, por exemplo, está nos currículos dividida em disciplinas como álgebra, geometria, etc. Organizamos os conhecimentos que foram selecionados para serem incorporados ao currículo escolar, de uma maneira que cada conteúdo deve ser alocado em um espaço definido, em uma disciplina específica. O MEC orienta que o novo currículo está estruturado sobre os eixos da interdisciplinaridade e da contextualização, sendo que esta última vai exigir que “todo conhecimento tenha como ponto de partida a experiência do estudante, o contexto onde está inserido e onde ele vai atuar como trabalhador, cidadão, um agente ativo de sua comunidade”.

Baseado no texto acima e nos seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade e contextualização, marque com C para Contextualização e I para Interdisciplinaridade e depois relacione os conceitos à resposta certa. (C) Contextualização. (I) Interdisciplinaridade.

( ) Conteúdos intercruzados e unificadores de temas.

( ) Aponta para o tratamento de certos conteúdos como contexto de outros.

( ) Imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.

( ) Inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas.

( ) Perspectiva de articulação interativa entre as diversas disciplinas no sentido de enriquecê-las através de relações dialógicas entre os métodos e conteúdos que as constituem.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.