Questões de Concursos: Prefeitura de Cajamar SP

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11 Q328731 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à:

12 Q322726 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Muitas são as concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil. Há desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para o pré%u2013escolar conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontram-se a concepção que percebe o pré-escolar como momento específico para estimulação do desenvolvimento cognitivo, o que leva a um conjunto de práticas que:

15 Q351878 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Vivemos em um mundo repleto de diversidades e a dança está sempre presente em todos os meios não só como uma simples manifestação artística, mas como uma atividade inerente à natureza do homem. A dança sempre foi uma linguagem privilegiada pelos povos, podendo estar presente no lazer (samba, rock, dance music), na religião (candomblé, rituais das tribos indígenas, templos religiosos) ou nas danças regionais (quadrilha, cirandas, frevo, maracatu). Essas manifestações sociais que fazem parte de todas as comunidades, sem distinção de idade, tamanho ou habilidade corporal, permitem, principalmente, um aprendizado de:

16 Q352379 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da:

18 Q322094 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos:

19 Q47946 | Matemática, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO

Uma gratificação deverá ser repartida entre Bruno e Cláudio, funcionários de uma empresa, em partes diretamente proporcionais aos seus respectivos tempos de serviço e em partes inversamente proporcionais às suas idades. Sabe-se que Bruno tem 24 anos e trabalha a 3 anos na empresa e Cláudio tem 36 anos, trabalha a 12 anos. Se Bruno recebeu R$ 5.400,00, então a gratificação total foi de: 

20 Q324102 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Emília Ferreiro e Ana Teberosky, citadas por Curto, Morillo e Teixidó (2000), dedicaram-se à pesquisa do pensamento infantil sobre a leitura e a escrita. As autoras perceberam o que pensam as crianças acerca do mundo que as rodeia. Concluíram que uma das primeiras diferenciações que as crianças estabelecem entre a escrita e outras representações diz respeito à diferença entre:

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