Questões de Concursos: Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q915785 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Sanches (2003, p.160), apresenta uma cena cotidiana da Educação Infantil: “Uma sala cheia de colchonetes espalhados de forma organizada. Tudo fechado, inclusive as cortinas. O dia é quente. As crianças acabam de almoçar. (...) são colocadas nos colchonetes. A funcionária alerta: “É hora de dormir, não quero ver ninguém de olhos abertos.” Alguns sorrisos e gestos no ambiente escuro e abafado”. O trecho trata acerca da hora do sono: sobre ele pode-se refletir que:

22 Q898634 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Soares et al. (2012) assinalam o que o projeto político pedagógico representa uma:

23 Q915787 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

No cotidiano da Educação Infantil, é essencial que todos os envolvidos no processo educativo façam perguntas, coletem informações e busquem respostas. Concepções, ideias e princípios devem ser discutidos ao analisar e interpretar esses dados. Isso representa um ciclo contínuo de conversas, debates e tomadas de decisão, guiado pela observação e registro do desenvolvimento infantil, sem a intenção de promoção. Essas reflexões referem-se à/ao:

24 Q898589 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Na década de 1970, o geógrafo Aziz Ab'Sáber identificou seis domínios morfoclimáticos no Brasil a partir de uma classificação metodológica que envolve uma série de questões físico-geográficas em comum. A esse respeito, podemos considerar que o:

25 Q898592 | Geografia, Fuso Horário, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Uma artista internacional residente na cidade de Tóquio foi convidada para um festival de música na cidade de Cuiabá. Considerando que o tempo de um voo fretado entre as duas cidades é de 21 horas e que Tóquio está no Greenwich Mean Time +09:00 e Cuiabá no Greenwich Mean Time -04:00, para a artista chegar em Cuiabá pontualmente às 20:00 do dia 01 de novembro o voo de Tóquio deverá sair às:

26 Q898636 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de História, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

No rol de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) correspondente ao 8º ano de escolaridade, encontra-se:

27 Q898640 | Pedagogia, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Apontado por muitos pesquisadores como adequado ao século XXI, o currículo por competências, considerado como um currículo integrado, pois as competências por si expressam uma integração de conteúdos, conceitos e processos metodológicos, propõe que o ensino se:

28 Q898641 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

São muitas as metodologias criadas com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes. Dentre elas, destaca-se o conjunto sequencial de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. A metodologia que possui tais características recebe o nome de:

29 Q898646 | Pedagogia, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular apresenta a síntese das aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. Essa síntese deve ser compreendida como:

30 Q898648 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

De acordo com os preceitos legais, a área de Linguagens no ensino fundamental é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no ensino fundamental – anos finais, Língua Inglesa. Essa área de Linguagens deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, dentre elas:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.