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Questões de Concursos Prefeitura de Capanema PA

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31Q1055258 | Direito Financeiro, A Despesa Pública, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, a despesa de pessoal do Município de Capanema/PR limita-se ao percentual de:
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32Q900414 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A concepção de uma proposta da Educação Inclusiva implica em

I. mudanças estruturais nos sistemas educacionais.
II. adoção de um novo paradigma educacional.
III. respeito à diferença.

A sequência correta está na alternativa:
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33Q900358 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física PEF, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no âmbito da Educação Infantil, é o de
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34Q1055266 | Sem disciplina, Morfologia, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
As elites e o povão

É cansativo, é irritante, isso de falar em elites e povão, como se só o chamado povão fosse honesto e merecedor de confiança e tudo que se liga à “elite” significasse o pior quanto à moral, ao valor e à confiabilidade.
É mal-intencionado dizer que só a elite é saudável, educada, merecedora das boas coisas da vida e o povão é sujo, grosseiro e não vai melhorar nunca.
E, afinal, o que é essa “elite”? Quem a constitui? Parece que existem várias.
Elite social – Nada mais triste do que ler: “Fulana de Tal, socialite”. Tem profissão? Tem família? Faz alguma coisa da vida? Não, ela é socialite. O marido, ou o filho, ou o companheiro dessa fina dama seria o quê? Um socialite, também? Singularmente ainda não vi o termo usado no masculino. Talvez porque na nossa utopia os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro, isto é, são úteis, enquanto as mulheres ornamentam seu lado público.
Elite intelectual – Dessa, já gostei mais. Porém, cuidado: o grau de intelectualidade não reside na quantidade de diplomas, alguns fajutos, adquiridos no exterior em universidades com nomes pomposos. O intelectual de primeira é o que de verdade pensa, lê, estuda, escreve, pesquisa e atua. Cultiva a simplicidade e detesta a arrogância, companheira da inteligência limitada.
Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece, engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio.
Seria melhor largar essa bobagem de elite versus povão e pensar em habitantes deste planeta e deste país. Todos merecendo melhor cuidado com a saúde, melhores escolas e universidades, melhores condições de vida, melhor salário, melhores estradas, lugares de lazer mais bem-cuidados, mais tranquilos e seguros, menos impostos, menos mentiras. Mais oportunidades, mais sinceridade, mais vida. Melhor uso das palavras. Mais respeito pela inteligência comum e pelo bom senso.
Então, velhíssima fórmula tão pouco aplicada, comecemos pela educação. Mas não venham com a empulhação quanto aos analfabetos a menos no país. Alfabetizado não é quem aprendeu a assinar o nome: é quem antes leu e compreendeu aquilo que vai assinar, pois, se optar errado, a exploração de sua ignorância vai pesar sobre seus ombros por mais um longo tempo de altos juros.
Mais cuidado com palavras, pois elas podem se transformar, de pedras preciosas, em testemunho de ignorância ou má vontade, ou ainda em traiçoeiros punhais.
(Texto de Lya Luft. Publicado em 2011. Com adaptações.)
As seguintes afirmativas transcritas do texto evidenciam expressões que atribuem características mais precisas aos substantivos. Tal fato NÃO ocorre em:
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35Q1055267 | Português, Ortografia, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.
As elites e o povão

É cansativo, é irritante, isso de falar em elites e povão, como se só o chamado povão fosse honesto e merecedor de confiança e tudo que se liga à “elite” significasse o pior quanto à moral, ao valor e à confiabilidade.
É mal-intencionado dizer que só a elite é saudável, educada, merecedora das boas coisas da vida e o povão é sujo, grosseiro e não vai melhorar nunca.
E, afinal, o que é essa “elite”? Quem a constitui? Parece que existem várias.
Elite social – Nada mais triste do que ler: “Fulana de Tal, socialite”. Tem profissão? Tem família? Faz alguma coisa da vida? Não, ela é socialite. O marido, ou o filho, ou o companheiro dessa fina dama seria o quê? Um socialite, também? Singularmente ainda não vi o termo usado no masculino. Talvez porque na nossa utopia os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro, isto é, são úteis, enquanto as mulheres ornamentam seu lado público.
Elite intelectual – Dessa, já gostei mais. Porém, cuidado: o grau de intelectualidade não reside na quantidade de diplomas, alguns fajutos, adquiridos no exterior em universidades com nomes pomposos. O intelectual de primeira é o que de verdade pensa, lê, estuda, escreve, pesquisa e atua. Cultiva a simplicidade e detesta a arrogância, companheira da inteligência limitada.
Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece, engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio.
Seria melhor largar essa bobagem de elite versus povão e pensar em habitantes deste planeta e deste país. Todos merecendo melhor cuidado com a saúde, melhores escolas e universidades, melhores condições de vida, melhor salário, melhores estradas, lugares de lazer mais bem-cuidados, mais tranquilos e seguros, menos impostos, menos mentiras. Mais oportunidades, mais sinceridade, mais vida. Melhor uso das palavras. Mais respeito pela inteligência comum e pelo bom senso.
Então, velhíssima fórmula tão pouco aplicada, comecemos pela educação. Mas não venham com a empulhação quanto aos analfabetos a menos no país. Alfabetizado não é quem aprendeu a assinar o nome: é quem antes leu e compreendeu aquilo que vai assinar, pois, se optar errado, a exploração de sua ignorância vai pesar sobre seus ombros por mais um longo tempo de altos juros.
Mais cuidado com palavras, pois elas podem se transformar, de pedras preciosas, em testemunho de ignorância ou má vontade, ou ainda em traiçoeiros punhais.
(Texto de Lya Luft. Publicado em 2011. Com adaptações.)
Conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a afirmativa que evidencia ERRO de grafia.
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36Q900472 | Farmácia, Farmacologia de Doenças do Sangue, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

O medicamento ibuprofeno pode ser prescrito em suspensão de 100 mg/mL ou em comprimidos de 400 mg. Levando-se em consideração que uma gota corresponde a 50 µL, um comprimido corresponde a
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37Q900359 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física PEF, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Física do Ensino Fundamental apresenta várias unidades temáticas, que são desdobradas em diversos objetos de conhecimento. Um objeto de conhecimento muito relevante são os “esportes técnico-combinatórios”, que envolvem movimentos que equilibram beleza plástica e grau de dificuldade, como o skate e a patinação artística. Visando o acesso dos alunos a essas práticas corporais, a BNCC prevê que tal objeto de conhecimento seja trabalhado no
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38Q900360 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física PEF, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Física é entendida como um componente curricular que trabalha pedagogicamente práticas corporais em suas diversas formas e significações sociais, compreendendo-as como manifestações expressivas dos sujeitos, produzidas por variados grupos sociais ao longo da história humana. Neste contexto, os movimentos humanos são concebidos no âmbito cultural e de forma dinâmica, pluridimensional, contraditória, singular e diversificada. Tendo isso em vista, a BNCC destaca a existência de elementos fundamentais comuns às práticas corporais, sendo eles:
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39Q900496 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Com relação à asma brônquica, considere as seguintes afirmativas:

I. A espirometria é o principal exame de função pulmonar recomendado, sendo útil para diagnóstico e avaliação de resposta ao tratamento.


II. No tratamento da asma leve é indicado o uso de monoterapia com beta 2-agonista de curta duração.


III. O uso de corticoide endovenoso é o tratamento de escolha nas crises.



É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)

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40Q900356 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Física PEF, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

O §1º do artigo 8º da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação, determina que os entes federados devem estabelecer, nos respectivos planos de educação, estratégias que
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41Q900474 | Farmácia, Coleta De Material Biológico e Biossegurança Farmacêutica, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Em um laboratório de análises clínicas, as sobras de amostras de sangue podem ser descartadas
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42Q900508 | Informática, Secretário Escolar, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Em relação à informática básica, considerem-se as seguintes afirmativas:

I. Teclado e mouse são sistemas operacionais usados para programar o computador e que têm capacidade de armazenar dados;
II. O hardware consiste em uma parte física do computador, ou seja, periféricos e componentes eletroeletrônicos da máquina;
III. O monitor é um dispositivo de navegação na internet, que também tem a função de memorizar informações.


É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
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43Q900403 | Pedagogia, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

De acordo com o Documento Curricular do Estado do Pará, a fundamentação de toda discussão acerca do currículo deve ser
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44Q883809 | Direito Penal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Agente de Fiscalização de Trânsito, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

É considerada pena restritiva de direito substitutiva das privativas de liberdade, prevista na Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019), a
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45Q883821 | Direito Penal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Guarda Municipal, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Julgue as afirmativas a seguir, sobre a Lei de Abuso de Autoridade.

I. As penas restritivas de direitos não podem ser aplicadas cumulativamente.
II. É sujeito ativo do crime de abuso de autoridade qualquer agente público, servidor ou não.
III. É crime deixar, injustificadamente, de comunicar prisão em flagrante à autoridade judiciária, no prazo legal.


Estão corretas as afirmativas
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46Q900475 | Farmácia, Coleta De Material Biológico e Biossegurança Farmacêutica, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Em um laboratório de análises clínicas, ocorreu o derramamento de etanol utilizado para o preparo de corantes hematológicos. A conduta adequada a ser tomada é
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48Q900408 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

No que se refere ao processo avaliativo do aluno, como uma das atribuições docentes na escola, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere a promoção da avaliação como um processo contínuo de monitoramento do progresso dos estudantes ao longo do tempo. Isso permite que os educadores identifiquem as necessidades individuais dos alunos e adaptem o ensino conforme essas necessidades. Esta perspectiva de avaliação se denomina
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49Q900438 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social – SUAS Gestão da AS, Assistente Social, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme a legislação, é correto afirmar que é um sistema
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50Q1055236 | Sem disciplina, Pontuação, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Texto associado.

[...] Hannah Arendt foi a pensadora responsável por sua formulação – vazio do pensamento – em um livro chamado Eichmann em Jerusalém, de 1962, no qual ela faz um relato filosófico sobre o julgamento de um alto funcionário do regime nazista alemão que, no entanto, não chegava a ser um dos seus principais mentores. Adolf Eichmann que foi capturado na Argentina e julgado em Jerusalém por seus crimes contra a humanidade, estarreceu o mundo ao se apresentar como um cidadão de bem que pretendia apenas subir na carreira alegando cumprir ordens. No livro ela afirma que Eichmann não demostrava refletir sobre o que havia feito como funcionário. É como se sua capacidade de pensar estivesse interrompida. Questionado ele respondia por clichês e, ao mesmo tempo, não era um sujeito perverso que estivesse utilizando algum tipo de inteligência para fazer o mal conscientemente.

Foi por analisar a figura de Eichman que Arendt lançou a questão do vazio do pensamento. A característica dessa forma de vazio é a ausência de reflexão, de crítica, de questionamento e até mesmo de discernimento. Podemos dizer que, em nossa época, isso se torna cada vez mais comum. O número de pessoas que abdicam da capacidade de pensar é cada vez maior.

No entanto, parece absurdo que possamos viver sem pensamento e é justamente por isso que o uso de ideias prontas se torna a cada dia mais funcional como já acontecia com Eichmann. Hoje, as redes sociais sobrevivem principalmente pelo fluxo das ideias prontas. Pessoas se tornam a cada dia transmissoras de ideias não questionadas. Ideias que são como mercadorias compradas para viagem sem perguntar que sentido podem ter na vida de quem as leva consigo.

No campo da publicidade e propaganda, os profissionais especializam-se em apresentar as ideias rarefeitas, não apenas como coisas superficiais, mas como algo que está ao alcance da mão, algo cuja complexidade não importa. As próprias ideias são consumidas. Há um consumismo das coisas, mas há também um consumismo das ideias e, nesse sentido, também da linguagem por meio da qual as ideias circulam. Ora, o estatuto das coisas em um mundo voltado ao hiperconsumo é o do descarte. Seriam as ideias descartáveis como as coisas junto às quais elas são vendidas? Ou as ideias que seriam primeiramente abstratas serviriam apenas para dar uma “aura” às coisas que, em si mesmas, as coisas não têm?

A partir disso, podemos falar de uma segunda forma de vazio que caracteriza o nosso mundo cada vez mais carente de reflexão. Ele diz respeito ao que sentimos. Vivemos em um mundo cada vez mais anestesiado, no qual as pessoas se tornam incapazes de sentir e cada vez mais insensíveis. A sociedade na qual vivemos parece cada vez mais excitada, angustiada e fadada ao desespero. Podemos falar de umvazio da emoção justamente no contexto em que as pessoas buscam, de modo ensandecido, uma emoção qualquer. Paga-se caro pela falta de sentimentos que podemos definir em um sentido genérico como uma frieza generalizada. A incapacidade de sentir torna o campo da sensibilidade em nós, um lugar de desespero. Da alegria à tristeza, queremos que a religião, o sexo, os filmes, as drogas, os esportes radicais e até mesmo a alimentação provoque mais do que sentimentos. Deseja-se o êxtase. A emoção também virou uma mercadoria e o que não emociona radicalmente parece não valer o esforço de se viver. O ódio é uma emoção fundamental em nossa época. Para quem não consegue sentir nada, a sua radicalidade é uma estranha redenção.

Nesse contexto, as mercadorias surgem com a promessa de garantir êxtase. Espera-se hoje que as experiências humanas sejam sempre e cada vez mais intensas, cinematográficas, impressionantes e espetaculares mesmo que se trate apenas de uma roupa nova, um telefone celular, um brinquedo ou um lugar para comer, tudo é vendido como se não fosse apenas o que de fato é. É o império da emoção contra a chateação, da excitação contra o tédio, da rapidez contra o tempo natural das coisas, da festividade contra a tranquilidade, da ebriedade contra a sobriedade.

Ora, quando falamos de emoções tendemos a considerar que elas são espontâneas. Mas nada é realmente espontâneo no mundo da sociedade publicitária. Tudo isso é contrabalançado por programações do pensar e do sentir. As emoções também são programadas. E a questão que está em jogo é a do esvaziamento afetivo em um cenário de frieza humana e expressão histérica. Mas se as pessoas estão cada vez mais frias, isso quer dizer também que elas estão necessariamente cada vez mais “robotizadas” por pensamentos e sentimentos programados. [...]

(TIBURI, Márcia. 23 de julho de 2019. Disponível em: https:// revistacult.uol.com.br/home/nos-e-o-vazio-sobre-o-pensamento-emocao-e-acao/. Adaptado.)

Considerando o emprego da norma padrão da língua, a correção do trecho destacado seria mantida de acordo com a sugestão expressa em:
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