Questões de Concursos: Prefeitura de Caranaíba MG

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Caranaíba MG de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q707429 | Sistemas Operacionais, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Caranaíba MG, FCM

Um processo em um Sistema Operacional pode estar em um dos estados: novo, pronto, executando, esperando e terminado. São transições de estados de um processo, EXCETO de

12 Q707602 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Caranaíba MG, FCM

Por que o feedback do cliente é importante para o seu negócio?

                   Por que o feedback do cliente é importante para o seu negócio? Por ser relevante para que o empresário tenha uma visão estratégica sobre os seus produtos e serviços e para fornecer informações que ajudem a tornar seu negócio mais lucrativo. Essa ferramenta permitirá a ele decisões mais exitosas.

                  O diferencial que irá destacar a sua marca dos concorrentes, cada vez mais, é a qualidade da experiência que você oferece aos seus consumidores. Por isso, nada melhor do que utilizar o feedback do cliente a seu favor, valendo-se dos mais variados mecanismos. Os comentários e percepções colhidos por meio desse instrumento fornecem dados valiosos que poderão definir o sucesso de sua empresa.

Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2019. Adaptado.

Considere as informações apresentadas e preencha corretamente as lacunas das frases.

No primeiro período do texto, há relação de _______________ entre as informações. Em "Essa ferramenta lhe permitirá decisões mais exitosas.", a palavra destacada é um termo integrante da oração, cuja função é a de _______________. Na passagem "Por isso, nada melhor do que utilizar o feedback do cliente a seu favor, valendo-se dos mais variados mecanismos.", a oração destacada expressa, em relação à anterior, sentido que responde à pergunta: "_______________".

A sequência que preenche corretamente as lacunas das frases é

14 Q707945 | Português, Interpretação Textual 8 Compreensão e Interpretação de Textos, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Caranaíba MG, FCM

A Carta do leitor é um gênero textual que circula no contexto jornalístico, nas revistas e nos jornais principalmente. Aparece em seção fixa, denominada comumente de Cartas, Cartas à redação, Carta do leitor, Painel do leitor, entre outras, reservada à correspondência dos leitores.

A esse respeito, leia o texto seguinte.


CENTRÃO


Os tempos já tomaram outros rumos. É pena que o novo governo ainda precise depender de negociações com "camaleões da velha política", que só respiram emendas orçamentárias a seu favor, sem pensar na população que os elegeu. Rodrigo Maia, que sabe negociar com essa gente melhor que os novatos, tem uma oportunidade ímpar de inflar sua biografia política ao apoiar a reforma da Previdência sem muitos remendos (O centro do Centrão, 5 de junho). Infelizmente, será preciso liberar algumas "verbinhas" para obter os votos que economizarão 1,2 trilhão de reais em dez anos. Dar os anéis em lugar dos dedos. Júlio César Drummond

Belo Horizonte-MG

Veja 2.638, ano 52/nº 24, "Leitor", 12 jun. 2019, p.18.

Considere o gênero textual Carta do leitor, a intertextualidade e o dialogismo e avalie o que se afirma a esse respeito.

I. A última frase do texto alude a uma expressão chula, cujo enunciado é uma resposta a um já dito em forma de paródia.

II. As aspas em "camaleões da velha política" e em "verbinhas" funcionam como um comentário crítico implícito; por meio desse recurso tipográfico, o locutor se coloca como juiz das palavras.

III. Embora publicada numa seção específica, essa carta, pela estrutura apresentada, preserva todos os elementos característicos de qualquer tipo de carta.

IV. O texto, além do caráter apreciativo, revelado no seu funcionamento dialógico, é construído com a representação de outros discursos, configurando uma estratégia ideológica.

V. “Centrão” configura-se como uma carta produzida em coautoria: o leitor, de quem partiu o texto, e o jornalista, criador do texto-fonte no qual o autor da carta se baseou para fazer seu comentário.

Está correto apenas o que se afirma em

16 Q707629 | Direito Constitucional, Do Presidente e Vice Presidente da República, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Caranaíba MG, FCM

É de competência exclusiva do Presidente da República

17 Q708771 | Sistemas Operacionais, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Caranaíba MG, FCM

Avalie se é verdadeiro (V) ou falso (V) o que se afirma, supondo que um Sistema Operacional utiliza a técnica de paginação com tabela de páginas para gerenciar a memória.
( ) A tabela de páginas é utilizada pela MMU para converter endereços físicos em endereços lógicos. 
( ) Dois processos podem ter seus códigos executáveis alocados em endereços físicos iguais de memória. 
( ) Dois processos podem ter seus códigos executáveis alocados em endereços lógicos iguais de memória.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

18 Q711622 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Caranaíba MG, FCM

Texto associado.

 Um país do balacobaco 

Mentor Neto

       1. Nossa cultura popular é uma enciclopédia aberta, envolvente e rica em termos e frases de profundidade inquestionável. Conhecimento comum, da gente simples, do dia a dia, que resultou em gotículas de sabedoria muitas vezes desprezadas. Ao longo dos anos venho colecionando inúmeras. Utilizo esta enciclopédia aberta como repositório que, acredito, poderia ser de amplo emprego por alguns brasileiros.

     2. É verdade que algumas dessas expressões caíram em desuso, mas nem por isso perderam o brilhantismo. Por exemplo, no escândalo mais recente, o caso Intercept Brasil, o conselho “em boca fechada não entra mosca” teria sido de profunda utilidade. 

     3. Há como descrever melhor o trabalho da Lava Jato do que com um “cada enxadada uma minhoca”? Aos acusados ou suspeitos de corrupção, aos que se enriqueceram por meios ilícitos, um “bobeou, dançou” cai feito uma luva.

      4. “Entornar o caldo” me parece adequado quando nos referimos à cultura de delações premiadas na qual estamos imersos. Por falar nisso, os delatores encontram um sábio conselho no “ajoelhou, tem que rezar” ou, quem sabe, no consagrado “colocar a boca no trombone”! Já aos que preferem manter o silêncio, “boca de siri” é o ideal.

     5. Alguns personagens desse “bafafá” que tomou conta de nossa política são protagonistas tão importantes que merecem frases conhecidas de aplicação exclusiva, já que “entraram numa fria”. Afinal, como descrever mais precisamente o que ocorreu com aquele que “foi pego com a boca na botija”?

      6. Para os destacados empresários do ramo frigorífico, um belo “mamar na vaca você não quer, né?” é incontestável. Tenho certeza de que o estimado leitor há de concordar.

      7. E os deputados e senadores? E os que infringiram acordos? Ou aquilo está “um quiprocó”, “um perereco” do caramba mesmo. Alguns ministros “aparecem mais que umbigo de vedete”, mas a real é que deveriam “sair de fininho”.

    8. A verdade é que o País está “do jeito que o diabo gosta” e cabe a nós acabar logo com esse “lero-lero” e “partir pras cabeças”. Afinal, amigo, nossa situação “está mais feia que bater na mãe”.

IstoÉ, n. 2581, 19 jun. 2019. Adaptado

No último parágrafo, o cronista emprega o termo "amigo" para se referir a um virtual leitor e, ao longo do texto, faz uso de termos e expressões coloquiais como, por exemplo, "bafafá" e "do balacobaco", além de valorizar adágios da cultura popular para construir sua argumentação.
É correto afirmar que essas escolhas permitem inferir que o autor

19 Q709815 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Caranaíba MG, FCM

O seguinte trecho de código, implementado em Java, realiza a busca por uma chave x em um vetor de inteiros A, que encontra-se ordenado crescentemente. Os parâmetros p e delimitam o subvetor A[p..r].
private static int busca(int[] A, int p, int r, int x) { if (p > r) return -1; else{ int q = (p + r) / 2; if(A[q] == x) return q; else if(A[q] > x) return busca(A, p, q-1, x); else return busca(A, q+1, r, x); } }
O trecho de código apresentado implementa uma busca

20 Q712138 | Legislação Municipal, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Caranaíba MG, FCM

É correto afirmar que é dever do servidor público civil do município de Caranaíba
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.