Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Caturité PB

Resolva online questões de Prefeitura de Caturité PB para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q915378 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

O Plano Nacional Para a Primeira Infância (PNPI 2010 - 2022 | 2020 - 2030) destaca várias diretrizes para serem observadas na elaboração e implementação das políticas e práticas pedagógicas para a Educação Infantil. Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando cada diretriz a suas respectivas definições e/ou características.

1- avaliação da qualidade da oferta da Educação infantil.

( ) reflete- se nas atitudes de planejar, refletir, problematizar e propor a organização de experiências.

2- intencionalidade educativa.

( ) devem pautar-se pelo princípio da contextualização dos currículos às especificidades dos saberes locais e à diversidade das infâncias brasileiras.

3- educação e cuidado.

( ) um binômio indissociável, aspectos de uma mesma e única realidade.

4- famílias e instituições.

( ) não se substituem; antes, são parceiras no projeto educativo.

5- professores.

( ) são, por excelência, os concretizadores dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos espaços da Educação Infantil.

6- propostas curriculares estaduais e municipais.

( ) elaboração de indicadores de acompanhamento e registro das aprendizagens das crianças.

O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.

2 Q915374 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Complete CORRETAMENTE as palavras do fragmento de texto presente na Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre a etapa educação infantil

“Tomando a Educação Infantil como um dos momentos em que a criança começa a ampliar suas relações sociais, as interações e brincadeiras os (as) _____ __ ______ na Educação Infantil – articulam ______e ações e permitem à criança a construção e reconstrução de realidades nas __________ que realizam. Os(as) professores (as) que atuam nas instituições de Educação Infantil deverão organizar ________ que garantam ____________ significativas, levando em consideração, a organização dos tempos e espaços, a construção dos materiais, a definição das atividades pedagógicas, com __________ que garantam o desenvolvimento ________ das crianças”.

(PROPOSTA CURRICULAR do ESTADO DA PARAÍBA, 2018, p.28) disponível em < chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados /documento_curricular_pb.pdf> acesso em 13/03/2023

A alternativa CORRETA é

3 Q915375 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Em relação ao trabalho com as diversidades na educação infantil, avalie as afirmações abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Implementar projetos para comemorar o dia 13 de maio, data em que a princesa Isabel aboliu a escravatura no Brasil, isto porque a princesa deve ser lembrada como símbolo da luta contra a escravidão no Brasil.

( ) Combater, cotidianamente atitudes de discriminação e preconceituosas, relativas à cor da pele, ao gênero, à classe social, à manifestação religiosa, dentre outras, no ambiente escolar.

( ) Assegurar uma interação respeitosa com a diversidade humana, adequando-se os espaços físicos, materiais didáticos e paradidáticos e preparar/formar toda a comunidade escolar para ser agente de promoção da diversidade.

( ) As práticas pedagógicas na educação infantil devem ter como referência os campos de experiencia e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Sendo assim, temáticas como direitos humanos, diversidade e diferença, por serem conteúdos muito abstratos, não devem ser pautados.

A sequencia CORRETA do preenchimento dos parênteses é:

4 Q915376 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Complete com as palavras que estão faltando no fragmento de texto da Proposta Curricular do Estado da Paraíba (BNCC /Paraíba, 2018, p. 34-35) sobre o direito de aprendizagem brincar

O brincar é um dos direitos que também devem ser pensados na relação com a democracia. É também brincando que a criança estabelece __________ com os outros e com o mundo, podendo, por meio delas, vivenciar situações que exigem ___________, reconhecimento ao pensamento do outro, dentre outras possibilidades. Não há um único modo de _________ ou uma brincadeira melhor. As brincadeiras que fazem parte do acervo cultural de um determinado grupo devem ser consideradas e __________. As brincadeiras fazem parte de um patrimônio cultural, por um lado, mas também nascem das _______________entre as crianças e entre elas e os adultos, nas condições e materialidades próprias ao tempo que lhes_______________, podendo ser invenções ou criações que instigam a __________, ampliam as culturas infantis, traduzem emoções e propiciam vivências sensoriais, corporais, cognitivas, sociais, subjetivas.

A alternativa CORRETA é

5 Q915379 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Texto associado.

Texto 4 – Psicomotricidade: origens e definição


O termo psicomotricidade apareceu pela primeira vez com Dupré em 1920, significando um entrelaçamento entre o movimento e o pensamento. Desde 1909, ele já chamava a atenção de seus alunos sobre o desequilíbrio motor, denominando o quadro de “debilidade motriz”. Verificou que existia estrita relação entre as anomalias psicológicas e as anomalias motrizes, o que o levou a formular o termo psicomotricidade (OLIVEIRA, 2007, p. 28)

Complete com as palavras que estão faltando no texto de Oliveira (2007, p. 31) sobre psicomotricidade.

Piaget (1987), estudando as estruturas ____________, descreve a importância do período ______________ _ _________________ e da motricidade, principalmente antes da aquisição da ________________, no desenvolvimento da _____________. O desenvolvimento mental se constrói, paulatinamente: é uma ________________progressiva, uma passagem contínua de um estado de ____________ equilíbrio para um estado de equilíbrio ____________. O equilíbrio, para ele, significa uma compensação, uma ______________, uma resposta do ______________ frente às perturbações exteriores ou interiores. (OLIVEIRA, 2007, p. 31)

A sequência CORRETA de preenchimento do texto é

6 Q915373 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p.25) “As propostas e práticas pedagógicas na educação infantil deverão favorecer: ‘[...] a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão gestual, verbal, plástica, dramática e musical’; [...]’’.

Julgue cada uma das assertivas abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) incentivar o reconhecimento sonoro e gráfico das letras do alfabeto cotidianamente.

( ) disponibilizar e utilizar gravadores, projetores, computadores, maquinas fotográficas e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

( ) oportunizar situações e vivências nas quais as crianças possam ouvir música, cantar e dançar.

A sequência CORRETA é

7 Q915377 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Marque a alternativa CORRETA:

Segundo a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (BNCC /Paraíba, 2018) constitui-se em um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento, para as crianças bem pequenas, do campo de experiência-espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

8 Q915381 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Sobre o atendimento das crianças/educandos com necessidades educativas especiais e/ou transtorno de comportamento, a legislação brasileira, especificamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) garante nos artigos 3º e 4º:

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.

( ) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, obrigatoriamente na rede regular de ensino.

A sequencia CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

9 Q915372 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Texto associado.

Texto para as questões 27 e 28.

Texto 2 – leia com atenção o fragmento abaixo e responda o que se pede.

Embora as desigualdades que recaem sobre a infância brasileira sejam históricas e persistentes, diversas pesquisas têm apontado para o agravamento da situação durante a pandemia, sendo identificados: o aumento das taxas de abandono escolar, o recuo nas matrículas em creches, a a estagnação da taxa de mortalidade ( que vinha decrescendo), o crescimento do número de crianças abaixo de 5 anos desnutridas e das taxas de notificação de violência doméstica e sexual, além da diminuição da cobertura vacinal obrigatória de crianças. Em comum, esses estudos trazem a constatação de que a situação é ainda mais grave para crianças brasileiras moradoras de áreas rurais, pobres, negras ou deficientes. [...] (CARVALHO e BIZZOTTO, 2022, p. 27)

O fragmento do texto A criança e a cidade (CARVALHO e BIZZOTTO, 2022, p. 27) trata da vulnerabilidade social de grande parte das crianças brasileiras exigindo, portanto, políticas de educação infantil, dentre outras, para a promoção e a proteção dos direitos dessas crianças. Avalie as sentenças abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) A política de educação infantil no Brasil deve ser desenhada, universalmente, para todas as crianças de 0 a 5 anos no Brasil, sem considerar a pluralidade de crianças e infâncias, pois todas são cidadãs de direito.

( ) A construção de políticas públicas e de educação infantil que tenham por objetivo garantir os direitos das crianças é mais justa e eficiente quando reconhece a diversidade cultural e as desigualdades sociais.

( ) As desigualdades sociais não devem ser pauta das políticas de educação infantil, mas das políticas da justiça e de assistência social, visto que todos são iguais perante a Lei. Portanto as políticas devem ser para todos os cidadãos e cidadãs brasileiros (as).

A sequência CORRETA é:

10 Q915380 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Preencha a segunda coluna, de acordo com a primeira, relacionando as categorias com as principais características e/ou conceitos

1. imagem corporal

2. conceito de corpo

3. esquema corporal

4. corpo

( ) forma de expressão da individualidade.

( ) representação mental do corpo.

( ) construção mental que a criança realiza, gradualmente, de acordo com o uso que faz do corpo.

( ) conhecimento intelectual e consciente do corpo e da função de seus órgãos.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é: