Questões de Concursos: Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO

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11 Q909936 | Português, Uso da Vírgula, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Texto associado.
A partir da leitura do texto ABAIXO, analise e responda o que é solicitado.

SONETO DE SEPARAÇÃO
Vinicius de Moraes

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

Disponível em: https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86479/em: 25 de jan. 2024.
O uso da virgula no último verso do poema “De repente, não mais que de repente” serve para:

12 Q909943 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) SÃO COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS para o Ensino Fundamental, EXCETO:

13 Q880859 | Noções de Informática, Editor de Textos, Fiscal de Posturas I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

No Microsoft Word a guia ‘Inserir’ é usada para inserir objetos em seu texto, tais como imagens, tabelas, símbolos, fórmulas, formas, gráficos etc. Nesse sentido, o comando ‘Adicionar Tabela’ insere uma tabela no documento:

14 Q909942 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a progressão do conhecimento ocorre pela:

15 Q909945 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

O art. 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9.394/96), lista onze princípios na qual o ensino será ministrado. Qual das alternativas abaixo não é um princípio base da Educação Nacional:

16 Q909937 | História, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831 1889, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Lei nº. 601, de 18 de setembro de 1850, conhecida como Lei de Terras foi o instrumento jurídico que impôs barreiras legais ao livre apossamento da terra, que só poderia ser adquirida através da compra, sendo o estado o mediador entre as terras públicas (devolutas) e as terras privadas. Esta lei acentuou o processo de:

17 Q909940 | Pedagogia, PCN's, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Telma Weisz em sua trajetória como educadora e formadora de professores é marcada por feitos importantes para a história da Educação no Brasil. Ela foi uma das autoras:

18 Q909944 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

De vista do art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9.394/96), a educação escolar compõe-se de:

19 Q909941 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Pedagogia Libertadora, expressa a ideia de humanização do professor como guia do processo educativo; seu objetivo é suscitar a consciência crítica com relação à vida social, as desigualdades e competitividade em todas as classes sociais, principalmente na classe de baixa renda. O principal teórico dessa vertente educacional é:

20 Q909948 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº. 9.394/96, em seu art. 13, dispõe que o os docentes incumbir-se-ão de, EXCETO:
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